Educação Financeira
Sucessão Patrimonial

Planejamento patrimonial: o que é e por onde começar?

Por Mont Capital 18/03/2021

Planejamento patrimonial

Quando se pensa em organização financeira, o conceito de planejamento patrimonial tem um papel importante. Ele trata de práticas que visam trazer proteção e tranquilidade em relação ao patrimônio, além de servir como orientação e referência para os investimentos.

Se você ainda não conhece o conceito ou não o aplica em suas decisões financeiras, vale a pena se aprofundar no assunto. Assim, é possível fazer escolhas estratégicas mais assertivas ao lidar com o seu patrimônio.

Quer saber o que é o planejamento patrimonial e por onde começar? Neste post será possível esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é planejamento patrimonial?

O planejamento patrimonial engloba um conjunto de ações adotadas para criar, estruturar e/ou conservar o patrimônio. Por sua vez, o patrimônio abrange todos os bens financeiros e materiais, usados para o sustento e estabilidade da família.

A prática de planejamento tem como objetivo trazer mais segurança jurídica para os bens, considerando cenários de curto, médio e longo prazo. Além disso, este tipo de planejamento também é utilizado por muitas empresas como uma maneira de otimizar os seus negócios.

Por que ele é importante?

Quando se pensa em ambientes corporativos, é mais fácil entender a importância de um planejamento. Porém, ele tem um papel relevante também para investidores e suas famílias.

A seguir, você entenderá os principais motivos!

Ajuda na conquista de objetivos

O planejamento patrimonial é um instrumento utilizado para ajudar na conquista de objetivos. Se você pretende se aposentar, por exemplo, são esses planos que o permitirão tomar decisões mais acertadas, com vistas a atingir a almejada aposentadoria no tempo previsto.

Para quem já tem bens e ativos, o planejamento auxiliará nas decisões sobre os próximos passos. Como realizar novos aportes? Quando se desfazer de determinados investimentos? Quais são as melhores alternativas para o seu perfil? Como distribuir e diversificar os ativos adequadamente?

São diversas questões que surgem no dia a dia e que devem ser analisadas com cuidado para acertar nas escolhas. A partir de um bom planejamento, você consegue identificar alternativas mais adequadas para a construção e proteção do seu patrimônio.

Possibilita o planejamento sucessório

Outro motivo importante para a realização de um planejamento patrimonial é o planejamento sucessório familiar. O tema, muitas vezes, é deixado de lado. Contudo, é um assunto de grande importância para quem deseja garantir a proteção e o bem-estar de sua família no futuro.

Quando uma pessoa falece, é preciso fazer a divisão dos bens por meio de um processo de inventário. Ele deve seguir as normas da legislação brasileira sobre a partilha, que elenca os direitos dos herdeiros. Ainda, é possível ter um testamento para indicar a sua vontade.

O planejamento sucessório, como parte do planejamento patrimonial, consegue trazer mais agilidade e praticidade para o processo.
Existem, por exemplo, opções de investimento que podem ser repassados à família sem a necessidade de inventário — como alguns produtos de Previdência Privada. O seguro de vida também é uma alternativa que funciona de modo semelhante.

O objetivo é garantir disponibilidade financeira para os familiares ou dependentes enquanto os demais trâmites burocráticos são resolvidos. Com um bom planejamento patrimonial, que aborde o processo de sucessão, é possível trazer mais tranquilidade financeira para a família.

Como fazer um planejamento patrimonial?

Você já aprendeu o que é o planejamento patrimonial e a importância dessa prática. Agora é essencial conhecer os principais passos para conseguir elaborá-lo.

Aprenda quais são eles a partir de agora!

Organize as finanças

O ponto de partida é organizar as finanças, principalmente quando se está na fase de construção e estruturação do patrimônio. Entenda a sua situação financeira, considerando renda, despesas, dívidas, investimentos, bens, entre outros.

Você precisa de um diagnóstico completo para conseguir entender quais são os próximos passos, como economizar ou investir. A partir desses dados, será possível dar sequência ao planejamento.

Detalhe seus objetivos

Quais são os seus objetivos ao fazer o planejamento patrimonial? Existem diversas possibilidades, como garantir uma boa aposentadoria, trazer segurança financeira familiar ou acumular capital para adquirir um bem. Portanto, avalie qual é a sua situação e onde você pretende estar no futuro.

Nesse momento, vale considerar questões de curto, médio e longo prazo. Elas serão consideradas no momento de tomar decisões, buscando opções do mercado que ajudem a conquistar cada objetivo estabelecido.

Invista seu dinheiro

Com metas e objetivos definidos, você deve começar a investir o seu dinheiro. Nesse caso, é preciso considerar a finalidade de cada aporte e os prazos para conseguir tomar as melhores decisões.

Veja alguns exemplos sobre como a finalidade influencia a decisão:

  1. uma reserva de emergência costuma exigir opções com liquidez e segurança, mesmo que se abra mão da rentabilidade;
  2. planos de aposentadoria, por outro lado, pode contar com menos liquidez e, dependendo do seu perfil de investidor, envolver ativos mais arriscados;
  3. a sucessão familiar requer alternativas que permitam rápida distribuição para familiares e dependentes, e assim por diante.

Percebe como existem diversas demandas relacionadas à construção do patrimônio e ao seu perfil de investidor? Vale a pena conhecer o mercado financeiro e as possibilidades disponíveis para compor seu portfólio.

Uma dessas possibilidades e a contratação de um gestor de recursos. Trata-se de um profissional especializado, com qualificação e experiência para identificar o seu perfil de investidor, necessidades e objetivos, e desenhar um portfólio sob medida para você.

Além disso, o gestor de recursos também consegue operacionalizar os investimentos junto à corretora por meio de uma carteira administrada ou de um fundo exclusivo, a depender do montante investido. Dessa forma, o investidor conta com uma gestão profissionalizada do seu patrimônio, e ainda ganha a praticidade e facilidade de não precisar cuidar de questões operacionais relacionadas à execução de seu plano de investimentos.

Pense no futuro familiar

Como o planejamento patrimonial também trata da sucessão, é preciso realizar seus planos pensando no futuro familiar. Qual será a fonte de renda dos dependentes após a sucessão? Aqui, vale pensar em formas de facilitar os processos.

A criação de uma holding familiar pode ser uma possibilidade Trata-se da abertura de uma companhia que guarda o patrimônio da família.

A Previdência Privada também pode ser utilizada porque permite a inclusão de beneficiário, em caso de falecimento do titular, eles receberão os valores contratados, sem a necessidade de inventário, no entanto, é preciso ter atenção na escolha do plano para que ele atenda aos seus objetivos.

Podem existir, ainda, alternativas mais adequadas para você. Para identificá-las, é preciso avaliar as condições e necessidades da sua família.

Conte com um planejador financeiro

Provavelmente, você percebeu que o planejamento patrimonial exige a análise de diversos cenários, bem como conhecimentos sobre legislação e mercado. Portanto, é normal que surjam dúvidas e dificuldades no processo.

Para ajudar, você pode contar com o serviço de um planejador financeiro. Trata-se de um profissional habilitado para auxiliar em diversas questões, como:

  1.  planejamento patrimonial, de investimentos e de riscos;
  2.  orientações sobre orçamento, seguros, aplicações financeiras e aposentadoria.

Dessa maneira, você conta com suporte para planejar e colocar em prática as ações necessárias para a construção e proteção do seu patrimônio. Com isso, poderá beneficiar toda a família pensando na melhor maneira de fazer a sucessão.

Além disso, o planejador financeiro pode trabalhar em conjunto com outros profissionais do mercado financeiro, orientando-os com relação às necessidades, objetivos e demais especificidades de seus clientes. O planejador, por exemplo, pode orientar o gestor de
recursos com relação a diversas características dos seus clientes, ajudando-o, dessa forma, a montar uma carteira administrada (ou fundo exclusivo) ainda mais alinhada com os objetivos do cliente.

Seguindo estas dicas, você conseguirá fazer um planejamento patrimonial mais consistente para alcançar os seus objetivos. E lembre-se de que, para ter mais segurança no processo, pode solicitar o apoio de um planejador financeiro!

Se deseja aprender mais, entenda agora como escolher os prazos para investir!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram! Por meio dele, você recebe textos e notícias, e se mantém sempre atualizado com relação aos últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️