Educação Financeira

Imóvel, viagem, aposentadoria. Como se planejar para atingir objetivos de longo prazo?

Por Mont Capital 30/12/2020

Uma das coisas que mais dão satisfação é conseguir realizar um sonho, não é verdade? Comprar um imóvel, fazer uma viagem especial ou aposentar-se são algumas das coisas que muitas pessoas buscam. Acontece que, quanto mais dinheiro um sonho exige, mais importante se torna o planejamento financeiro para atingi-lo.

Isso leva as pessoas a se perguntar: “Como atingir meus objetivos?”. Afinal, há coisas que podem parecer muito difíceis de serem alcançadas. No entanto, com um bom planejamento, você pode realizar até os seus planos mais distantes.

Neste artigo, você acompanhará dicas de como atingir seus objetivos, principalmente os de longo prazo. Por isso, continue conosco!

O que são objetivos de curto, médio e longo prazo?

Em breve vamos falar sobre como você pode se planejar para realizar seus objetivos. Mas, antes, é importante ter em mente que os objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo.

Quer entender as diferenças entre eles? Veja a seguir:

Objetivos de curto prazo

Os objetivos de curto prazo são aqueles que você realizará em até cerca de um ano. Isso incluiria, por exemplo, uma viagem que não exige tanta espera. Podemos mencionar também as despesas anuais, como IPVA, seguro do veículo, IPTU, material escolar, entre outras.

O ideal é dividir o valor de tais despesas por 12 para descobrir quanto você precisa guardar por mês. Então, é só investir o dinheiro mensalmente para que ele gere rendimentos.

Objetivos de médio prazo

Objetivos de médio prazo são os que levarão cerca de dois a cinco anos para você realizar.

Podemos citar a troca de um carro, por exemplo. Afinal, juntar o dinheiro para essa finalidade significa deixar de pagar os altos juros de um financiamento.
Também podemos mencionar aqui uma viagem mais especial, que requer mais dinheiro. Pagar todas as suas dívidas são outro bom exemplo de objetivo de médio prazo.

Objetivos de longo prazo

Por fim, existem objetivos que exigem um investimento de longo prazo, podendo demandar mais de cinco anos. Alguns envolvem bem mais tempo. Como exemplos, podemos citar a compra de um imóvel e a aposentadoria.

Outro grande objetivo seria a independência financeira. Esse é o estágio que uma pessoa alcança quando consegue gerar renda suficiente a partir dos seus investimentos para cobrir todas as suas despesas, não precisando mais dos rendimentos do trabalho para isso.

Por que é importante definir objetivos?

“Quando não se sabe para qual porto ir, não importa de que lado sopra o vento”. A frase, atribuída ao filósofo romano Sêneca, nos ajuda a entender a importância de definirmos objetivos.

Sem eles, a verdade é que não saímos do lugar.

Sem um planejamento financeiro que inclua objetivos bem definidos, o tempo passará e você pode acabar não aumentando o seu patrimônio. Se isso acontecer, pode ser que você não tenha a satisfação de realizar alguns sonhos que necessitam de mais dinheiro.

Quando definimos objetivos, temos condições de tomar decisões melhores. Por exemplo, o prazo para realizar seu objetivo tem um grande peso no tipo de investimento que você escolherá.

Suponhamos que você decida formar uma reserva de emergência. Ela deve ficar guardada em um investimento que ofereça segurança e boa liquidez, não é mesmo? Então seria melhor evitar investimentos arriscados e que não permitam resgate imediato.

Por outro lado, se você quer juntar dinheiro visando a sua independência financeira, é preciso formar uma carteira de investimentos adequada para o longo prazo. Por exemplo, avaliando cuidadosamente a solidez de uma empresa antes de comprar Ações dela.

Como podemos ver, definir objetivos é muito importante. Mas, afinal, como atingir objetivos — em especial os de longo prazo? É sobre isso que você lerá agora.

Como atingir objetivos de longo prazo?

Defina metas

Para realizar seus sonhos é preciso fazer planos bem detalhados. Significa desmembrar grandes objetivos em pequenas metas realistas para o dia a dia.

Por exemplo, seu objetivo é ter uma aposentadoria tranquila? Para isso, de quanto você precisará? Divida esse valor para ver quanto é necessário juntar por mês. Assim, você terá uma meta para se guiar no decorrer do tempo.

Controle o orçamento

Também é fundamental manter o orçamento sob controle — o que envolve acompanhar de perto todos os seus gastos. Um dos motivos é que o próprio fato de acompanhar suas despesas já gera em você o desejo de economizar.

Além disso, o controle pode ajudar você a encontrar oportunidades de melhoria. Com as finanças organizadas, é mais fácil identificar despesas que podem ser reduzidas ou até eliminadas.

Economize

Quando você encontrar despesas que podem ser reduzidas ou eliminadas, tente descobrir o que pode ser feito. Por exemplo, algo que costuma oferecer bastante campo para melhora são os gastos com supermercado.

É natural acabarmos gastando mais do que é necessário nas compras. É claro, isso não significa que você e sua família não poderão mais comprar aquilo de que gostam. No entanto, estabelecer alguns limites pode ser benéfico para economizar.

Isso permitirá que vocês deem o próximo passo.

Poupe regularmente e invista seu dinheiro

Quando você define quanto guardará por mês e começa a economizar nas despesas de casa, é hora de poupar. Isso tem a ver com separar certa quantia e investi-la de modo que ofereça algum rendimento.

Ou seja, seu dinheiro pode se multiplicar e trabalhar por você. Nesse caso, é preciso levar em conta os seus objetivos. Existem muitas alternativas de investimentos de renda fixa, bem como de renda variável. Invista no que estiver mais alinhado com o seu caso.

Vale lembrar que não é preciso que você seja uma expert em finanças para investir bem o seu dinheiro. Hoje, existem diversos profissionais que podem auxiliá-lo nesta tarefa, tais como o gestor de recursos. Este profissional irá escolher investimentos sob medida para as suas necessidades, e por meio de uma carteira administrada, ou de um fundo exclusivo, ele conseguirá realizar todas as operações para você.

Este serviço super prático antes estava restrito apenas aos clientes com altíssimo patrimônio, com aqueles que estavam no private bank ou nos Family offices, porém hoje já existem diversos profissionais independentes atendendo a pessoas com patrimônio de todos os tamanhos.

Conte com um planejador financeiro

Na hora de organizar as finanças e investir, é normal ter alguma dificuldade. É por isso que pode ser uma boa ideia contar com a orientação de um planejador financeiro. Ele é um profissional cuja principal finalidade é ajudar você a organizar, planejar e controlar todos os aspectos da sua vida financeira, desde o orçamento doméstico até os investimentos, podendo ajudar também em questões como dívidas, tributação e até mesmo herança e sucessões.

As possibilidades de atuação do planejador financeiro são bastante amplas, podendo, por exemplo, ajudar o gestor de recursos a entender melhor o perfil do investidor, auxiliando assim na montagem da carteira administrada.

Como você pode ver, a questão de como atingir objetivos requer disciplina, mas o esforço envolvido vale a pena. Com um bom planejamento, é possível realizar sonhos e usufruir uma vida mais tranquila no futuro. O importante é se organizar desde já para conseguir isso!

Gostou deste conteúdo? Gostaria de receber mais textos e notícias sobre investimentos e mercado financeiro? Então não deixe de participar do nosso canal do Telegram! Por meio dele você se mantém sempre atualizado com os últimos acontecimentos do mercado.

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️