Planejador Financeiro

Controle financeiro pessoal: 5 dicas para se organizar

Por Mont Capital 15/01/2018

À primeira vista, manter um controle financeiro pessoal pode parecer algo difícil para algumas pessoas. No entanto, ao contrário do que parece, é relativamente simples e só requer planejamento e disciplina.

Quem se organiza nessa área possui menos chances de passar por dificuldades financeiras que podem afetar tanto a vida pessoal quanto a profissional. Com ações básicas que podem ser implementadas no dia a dia, é possível controlar gastos, eliminar dívidas, aprender a poupar e a investir.

Tudo isso sem sofrer! Quer saber como? Acompanhe as 5 dicas imperdíveis que separamos para você.

1. Descubra o quanto você gasta e mantenha um controle financeiro mensal

Em uma planilha, anote todas as despesas do mês e a forma de pagamento utilizada (crédito, débito ou dinheiro). Inclua aluguel, combustível, mensalidade da escola dos filhos e, até mesmo, pequenos gastos como o cafezinho tomado na padaria da esquina do trabalho.

Essa dica é essencial para você poder comparar seus gastos e saber para onde seu dinheiro está indo. Além de também servir para averiguar se é possível cortar supérfluos que estejam impedindo você de alcançar um objetivo maior como a compra de um carro ou a viagem dos seus sonhos, por exemplo.

2. Elimine as dívidas

Depois de descobrir o quanto você realmente gasta por mês, é hora de se livrar das dívidas.

Faça uma lista de todas e entre em contato com os credores para saber quais seriam os descontos se você as quitasse à vista.

Aproveite para fazer contrapropostas baseadas em cálculos com juros menores e, se for o caso, negocie o parcelamento em mensalidades que caibam no seu orçamento.

3. Crie um fundo de emergência

Ninguém sabe o que acontecerá no futuro e, por isso mesmo, um controle financeiro pessoal bem planejado e bem-feito deve contar com uma poupança de recursos, também chamada de fundo de emergências.

Com as dívidas quitadas, estabeleça como prioridade poupar de 15% a 20%, pelo menos, de sua receita mensal. Esse dinheiro deve ser visto como um recurso capaz de cobrir suas despesas por algum tempo, em caso de imprevistos como demissão ou doença.

4. Aprenda como investir

Conseguiu criar um fundo de emergência e está com as contas em dia? Que tal colocar o dinheiro para trabalhar por você?

Para saber quais são as melhores opções disponíveis no mercado, e também quais delas combinam mais com seu perfil, dedique um tempo para estudar sobre diferentes tipos de investimentos e procure ajuda de empresas especializadas.

5. Estabeleça metas e prioridades

Seu sonho é adquirir um imóvel na praia ou comprar o último modelo daquele carro que você sempre quis? Saiba que esses sonhos são perfeitamente possíveis de ser realizados! Mas para isso, é preciso estabelecer metas e prioridades.

Analise o orçamento e entenda como você poderá reorganizá-lo para conseguir alcançar seu objetivo dentro de um prazo estipulado. Talvez seja necessário diminuir as idas ao cinema ou as saídas para jantar fora, por exemplo, visando conseguir comprar o carro ou o imóvel.

No entanto, caso se sinta desanimado, é justamente nesse momento em que você deve se lembrar das prioridades estabelecidas para se manter focado e seguir adiante.

Viu como é simples manter um controle financeiro pessoal? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber diversos conteúdos exclusivos sobre educação e planejamento financeiro direto no seu e-mail.

Não deixe de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar muito mais!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️