Temas diversos

O Médico, o Advogado e o Gestor de Recursos

Por Mont Capital 06/10/2020

Neste texto, você verá que:

-Contar com o apoio de um especialista é de grande valia, mesmo para tarefas triviais, como cuidar da saúde ou do dinheiro

-É preciso confiança para que se construa um relacionamento entre o especialista e o cliente

-Assim como o médico e o advogado, o gestor de recursos é um profissional especializado em atender os interesses do cliente, por meio da gestão do seu patrimônio

Ao longo da vida, é comum precisarmos contar, em diversos momentos, com a ajuda de profissionais especializados, para nos auxiliar a lidar com os nossos próprios problemas e demandas.
Um dos primeiros especialistas que recordamos quando se toca neste assunto é o médico. Presente em alguns dos momentos mais importantes de nossas vidas, este é um profissional altamente capacitado, no qual depositamos grande confiança.

À quem confiar minha saúde?

Anos de estudo, somado a outros tantos de experiência prática, habilitam o médico a prescrever medicamentos e tratamentos, realizar diagnósticos, conduzir cirurgias complexas, entre tantas outras atividades. E por mais que a responsabilidade de cuidar da própria saúde dependa de cada indivíduo, o médico acaba por ser um grande aliado nessa tarefa, pois agrega a conhecimento científico e prático ao que, de outra maneira, parece uma tarefa trivial.

Uma pessoa que, quando está com sintomas de alguma doença, insiste em não procurar auxílio médico, pode estar sendo negligente consigo mesma, e se expondo a um risco grande e desnecessário. Por mais que a responsabilidade e o interesse em zelar pela própria saúde seja da competência de cada um, o indivíduo que tem acesso aos profissionais da saúde, mas por opção, escolhe não seguir ou buscar orientação médica, está abrindo mão de toda a experiência e conhecimento técnico do profissional, que seriam utilizados em prol da manutenção da sua saúde e bem-estar.

O resultado, como mencionado, pode ser desastroso.

Por outro lado, a cooperação entre médico e paciente é essencial para o progresso e sucesso do tratamento. O médico orienta o paciente com relação às ações a serem tomadas para dar sequência ao tratamento. O paciente deve agir, e seguir as recomendações corretamente. A orientação correta sem a ação é inútil, e a ação sem a orientação correta é infrutífera, podendo ser, até mesmo, contraproducente.

À quem confiar meus direitos?

Há outro especialista ao qual recorremos quando necessitamos de apoio, mas agora, no campo jurídico.

O advogado, assim como o médico, dedica anos de sua vida e carreira a entender o funcionamento e a aplicação das leis. É dever de todo e qualquer cidadão cumprir e respeitar as leis de um país. Algumas destas leis são absolutamente claras, e estão profundamente internalizadas na sociedade por meio de seus valores morais, como por exemplo, as leis que criminalizam o homicídio. Entretanto, há diversas normas jurídicas cuja maior parte dos cidadãos desconhece, e outras tantas as quais este indivíduo típico, não versado em direito, não sabe como interpretar.

Normas que regem o processo penal, a compra e venda de imóveis, a estruturação e funcionamento de empresas, a distribuição de heranças, os tributos a serem pagos, entre tantas outras, exigem que o indivíduo busque apoio de um especialista, conforme a sua demanda e conhecimento a respeito do tema.

Assim como os médicos normalmente especializam-se em uma área delimitada, como pediatria ou cardiologia, os advogados também costumam atuar com um conjunto restrito de especialidades, de maneira a obter mais experiência, conhecimento, e, portanto, melhores resultados. Deste modo, é comum encontrar advogados, e até mesmo escritórios inteiros de advocacia, dedicados a uma única área do direito, como direito da família, do trabalho, ou tributário, por exemplo.

E, também como ocorre com o médico, o cliente que contrata um advogado deposita grande confiança neste profissional, pois ele influenciará diretamente decisões que podem ter um impacto grande e duradouro na vida desta pessoa. O patrimônio acumulado ao longo de toda uma vida, a guarda dos filhos, e até mesmo a liberdade do indivíduo podem estar em jogo, e por isso é essencial que o cliente estabeleça uma relação de confiança com o especialista que o representará, e siga corretamente as suas orientações.

À quem confiar minha segurança, educação, emoções…

Assim como o médico e o advogado, são inúmeros os profissionais nos quais confiamos e contamos com o apoio especializado ao longo de nossas vidas. O engenheiro e a equipe de construção, nos quais confiamos a segurança e solidez da nossa casa. O piloto de avião, o qual é treinado exaustivamente nos procedimentos de emergência para garantir a segurança do nosso transporte pelos ares. O psicólogo, ao qual confiamos assuntos sensíveis, em busca de apoio emocional. O professor, ao qual confiamos a educação de nossos filhos.

Enfim, cada profissional possui a sua especialidade, o seu campo de conhecimento, a sua expertise. Não raro, subestimamos o conhecimento de alguns destes profissionais, porém quando se imagina um piloto de avião realizando cirurgias, um médico representando um réu nos tribunais, ou um psicólogo construindo um arranha-céu, fica evidente que a conhecimento e rigor técnico de cada um destes profissionais é importantíssimo, no entanto, cada qual deve ser aplicado em sua devida área de atuação.

À quem confiar meu dinheiro?

Embora não seja do conhecimento de grande parte dos brasileiros, há um profissional especializado em cuidar do seu dinheiro. Assim como o advogado cuida de suas demandas jurídicas, e o engenheiro da sua obra, o gestor de recursos é um profissional qualificado e especializado em cuidar dos seus investimentos.

Pode parecer trivial cuidar do próprio patrimônio, e de fato, é uma prerrogativa que cabe a cada indivíduo. Entretanto, diante de tantos termos técnicos no mundo dos investimentos, como Selic, CDI, Spread, Renda Variável, e assim por diante, é muito fácil alguém que não está acostumado ao mundo dos investimentos se confundir. E, da mesma maneira que uma decisão errada pode prejudicar a sua saúde, uma decisão de investimento errada também pode prejudicar as suas finanças, dilapidando o seu patrimônio.

O gestor de recursos é um especialista com formação acadêmica sólida, certificações técnicas, experiência de mercado ampla, e munido de poderosas ferramentas de análise. Assim como ocorre com o médico e o advogado, é preciso que seja criada uma relação de confiança entre o cliente e o gestor de recursos, uma vez que este profissional será responsável por gerir um patrimônio muitas vezes conquistado a duras penas, com muito trabalho e esforço por parte do cliente.

Portanto, da mesma forma que deve ser feito com os demais profissionais, é importante verificar a reputação do gestor de recursos, suas credenciais e autorizações para operar emitidas pelas autoridades reguladoras.

Como funciona a gestão de recursos?

A pessoa que deseja ter um profissional especializado tomando conta e multiplicando o seu patrimônio pode contratar um gestor de recursos. Normalmente, este serviço é prestado por meio da formação de uma carteira administrada em nome do cliente, mas para indivíduos com elevado patrimônio, é recomendada a constituição de um fundo de investimentos exclusivo, o qual agrega uma série de vantagens tributárias e de custos, potencializando a rentabilidade do patrimônio do cliente.

O primeiro passo após a contratação do serviço, é a realização de uma entrevista com o gestor, na qual ele irá compreender o momento de vida, os objetivos, as necessidades e o perfil do investidor. Esta etapa é essencial para que o gestor tenha informações suficientes para elaborar uma carteira de investimentos adequada às expectativas e necessidades do cliente.

Na sequência, o gestor inicia os investimentos em nome do cliente, uma vez que este tenha aprovado a carteira proposta. O cliente acompanha todo o processo, e mantém autonomia e liberdade para contatar o gestor, e solicitar mudanças e readequações em seus investimentos.

Conclusão

Assim como cuidar da sua saúde sem o apoio de um médico é arriscado, investir o seu patrimônio sem o conhecimento proporcionado por um profissional da área pode causar grandes perdas patrimoniais.

Confiar a administração do seu patrimônio a um gestor de recursos é uma maneira de contar com toda a experiência e qualificação técnica de um especialista para produzir os melhores resultados em seus investimentos, e evitar erros e confusões em suas aplicações.

Conheça o serviço de carteira administrada da Mont Capital, e tenha um profissional especializado cuidando dos seus investimentos de forma prática e livre de conflitos de interesse!

Participe também no nosso grupo no Telegram, para se manter atualizado em relação aos últimos acontecimentos do mercado financeiro.

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️