Educação Financeira

Inflação: O que é e como se proteger dela?

Por Mont Capital 06/11/2020

Você realmente sabe o que é inflação? Essa palavra está presente em muitos noticiários e é um conceito que certamente afeta diversos aspectos da sua vida. Afinal, controlar a inflação do país também tem sido um desafio para os Governos ao longo do tempo.

A boa notícia é que existem algumas formas de se proteger da inflação e fazer o seu dinheiro não perder poder de compra. Uma das maneiras é investindo. Nesse sentido, é fundamental analisar quanto o capital rendeu depois que a variação da inflação foi descontada.

Neste artigo, você entenderá o que é inflação e como se proteger dela. Vamos lá?

O que é inflação?

Basicamente, inflação é o índice que representa o aumento de preço de bens e serviços. O conceito não diz respeito ao aumento apenas de um item específico, e sim uma média de produtos consumidos ao longo de determinado período.

O cálculo da inflação é feito de maneira ponderada de acordo com o peso que cada item possui no orçamento das famílias. Ou seja, não é considerada apenas a variação absoluta no preço de cada item, mas também a importância que cada produto tem no consumo da população.

Quais são os tipos de inflação?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe apenas um tipo de inflação.

Conheça os principais tipos a seguir:

Inflação de demanda

De maneira geral, a inflação de demanda está relacionada à procura por produtos e serviços. Quanto mais alta for a demanda em relação à oferta, é esperado que os preços aumentem mais.

Esse tipo é mais comum quando há uma expansão do PIB (Produto Interno Bruto) da Economia. Com isso, o efeito imediato é o aumento dos investimentos, redução do desemprego e elevação do salário. A situação resulta em um aumento da demanda agregada.

Inflação de custo

Esse tipo de inflação basicamente ocorre quando a demanda de determinado país permanece constante, mas os custos de produção aumentam. Ela pode acontecer pelo aumento de qualquer custo, como matéria-prima, mão de obra, salários, taxas de juros, entre outros.

O resultado é a redução da oferta de bens no mercado. Assim, os produtos em questão ficam com preço mais elevado para o consumidor final.

Inflação inercial

Já a inflação inercial não tem relação com a oferta e a demanda, mas se refere à memória inflacionária. Isso significa que a inflação atual é resultante do índice passado somado à expectativa de inflação futura.

Quais são os principais indicadores de inflação?

Conhecer os principais índices de inflação é importante para entender os efeitos dela no seu dia a dia e se planejar em relação aos investimentos.

Entenda como funciona cada um deles:

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é considerado o índice de inflação oficial do Brasil. Ele avalia a variação de preço de diversos itens, como habitação, serviços de educação, transporte e saúde, produtos de cuidados pessoais e artigos de alimentação e bebida.

O índice é um indicativo do custo de vida de famílias que tenham renda mensal entre 1 e 40 salários-mínimos. Existem investimentos que atrelam a rentabilidade a ele, como o título do Tesouro IPCA e alguns Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e as Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio (LCIs e LCAs).

IPA

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) tem foco no mercado atacadista. Assim, ele reflete os preços antes de chegar ao varejo. Entre os itens considerados na análise do índice estão produtos agropecuários e industriais.

INCC

O Índice Nacional de Preços da Construção Civil (INCC) é utilizado para medir as variações no setor imobiliário. O cálculo considera os preços em produtos e serviços de construção civil

IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) monitora as variações nos preços de muitos produtos, desde matérias-primas até itens e serviços finais. O índice é bastante amplo e é calculado a partir de outros indicadores.

Como se proteger da inflação?

O aumento nos preços impacta diretamente a nossa vida e todos os setores da sociedade. Para evitar dificuldades, existem diversas medidas que geram uma proteção contra a inflação e ajudam a minimizar seus efeitos.

Nesse caso, o melhor caminho pode ser fazer investimentos que possibilitem rendimento acima da inflação. Existem diversas alternativas disponíveis, o que, por um lado apresenta diversas oportunidades de diversificação, porém, por outro, pode acabar confundindo alguns investidores. Contar com a ajuda de um gestor profissional, para que ele monte uma carteira personalizada para você, ou até mesmo um fundo exclusivo, pode ser uma alternativa bastante interessante para investidores que procuram profissionalização, praticidade e ausência de conflitos de interesses.

Conheça algumas alternativas a seguir!

Tesouro IPCA

Os títulos do Tesouro são os investimentos mais seguros do mercado. A modalidade permite que você compre títulos públicos emitidos pelo governo, o que reduz – e muito – o risco de inadimplência.

No caso do Tesouro IPCA, antiga NTN-B, a rentabilidade é calculada de acordo com um índice ligado à inflação (o IPCA). Além dele, é oferecida uma taxa fixa previamente acordada. Ou seja, o dinheiro sempre terá um ganho real e ficará protegido da inflação.

Quem investe no Tesouro IPCA pode receber a rentabilidade no resgate do investimento ou optar por receber juros semestrais. Em caso de pagamento de cupons semestrais, é importante ter em mente que a rentabilidade final pode ser menor, pois há menos efeitos dos juros compostos.

LCI e LCA

Apesar do Tesouro IPCA ser o mais popular quando se fala em proteção contra a inflação, outros títulos de renda fixa também apresentam lógica de rentabilidade semelhante. Um exemplo é a LCI e a LCA — siglas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio, respectivamente.

Esses investimentos contam com incentivo do governo e são isentos do Imposto de Renda sobre os rendimentos. Em alguns títulos, o rendimento é indexado ao IPCA, acrescido de uma taxa fixa, proporcionando rentabilidade e segurança em relação às oscilações dela.

Além disso, o investimento é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ele cobre o investidor em caso de problemas da instituição emissora. A proteção segue até o limite de R$250 mil por CPF e conglomerado financeiro — com teto máximo de R$1 milhão a cada 4 anos.

Debêntures

As Debêntures são outros investimentos de renda fixa. Elas representam títulos de dívida emitidos por uma empresa.

No caso das Debêntures híbridas, há um componente pós-fixado e um prefixado simultaneamente. Em geral, elas também tendem a remunerar uma taxa prefixada acrescida da correção do IPCA.

CDB

Por fim, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) pode ser mais uma alternativa para quem busca investimentos que rendam acima da inflação. Para isso, é importante que a remuneração esteja atrelada a algum índice de inflação, como o IPCA.

Neste artigo, você entendeu o que é inflação, quais são os seus tipos e seus indicadores. E aprendeu como se proteger da perda do poder de compra na hora de investir – e mitigar os efeitos da inflação no seu dia a dia. Você conheceu as diversas alternativas de investimentos para proteger o seu capital, e mecanismos para tornar essa escolha mais prática e assertiva, como a carteira administrada, os fundos exclusivos ou até mesmo o private bank.

Então, agora é hora de colocar o conhecimento em prática e avaliar com cautela seus investimentos. E, se precisar de ajuda para montar e gerir uma carteira alinhada às suas necessidades, conte com a Mont Capital!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então complemente a leitura e saiba por que a liquidez é tão importante para os investimentos!

Deseja ter acesso a mais conteúdos como este? Participe do nosso grupo no Telegram!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️