Planejador Financeiro

5 Passos para fazer um planejamento financeiro familiar eficiente!

Por Mont Capital 12/02/2021

Como anda o cuidado com o dinheiro da sua família? Se você fica em dúvida sobre como responder, ou a resposta for negativa, pode ser que o controle não esteja funcionando de maneira eficiente. Para reverter o quadro e alcançar resultados melhores vale a pena fazer um planejamento financeiro familiar.

Com a ajuda desta ferramenta, é possível transformar os hábitos financeiros e fazer com que o uso do dinheiro se torne mais interessante e focado. Nesse processo, ter auxílio qualificado também é válido, como você verá neste post.

Descubra a seguir quais são 5 passos para elaborar um bom planejamento para as finanças da família e aprenda a construir o seu!

O que é e como funciona o planejamento financeiro familiar?

Cuidar do orçamento familiar é uma tarefa que deve ser feita diariamente, em busca do melhor aproveitamento dos recursos. Para alcançar esse resultado, é possível desenvolver e aplicar o planejamento financeiro familiar.

Ele é composto por decisões financeiras que visam ao uso consciente e estratégico do dinheiro de toda a família. Assim, sua criação e seu uso no dia a dia dependem da colaboração de todas as pessoas envolvidas.

O principal objetivo é fazer com que os aspectos importantes da vida recebam os recursos necessários, com previsibilidade e consistência.

Por que é fundamental ter um?

Elaborar um planejamento financeiro familiar é essencial, primeiramente, para a segurança e estabilidade do seu patrimônio. Com um reconhecimento da situação financeira e com a tomada de decisão alinhada é possível garantir o atendimento das demandas do dia a dia.

É uma forma de fazer com que o orçamento cubra tudo que é necessário ou importante, o que leva a uma experiência melhor no cotidiano. Além disso, deve-se considerar que é uma maneira de fazer mais com o orçamento da família.

Quando o planejamento é eficiente, é possível traçar planos e realizar sonhos — até mesmo os de longo prazo. No geral, o cuidado com as finanças também traz tranquilidade e bem-estar. Afinal, oferece a certeza de que você e sua família estarão protegidos em diferentes situações

Como montar um planejamento financeiro familiar completo?

Sabendo da importância desse planejamento, é preciso conhecer e aplicar os passos para montá-lo. Assim, você terá a chance de aproveitar o dinheiro da melhor maneira, de acordo com os interesses e com as necessidades.

A seguir, veja 5 dicas de planejamento financeiro familiar!

1. Faça um controle familiar do dinheiro

Realizar um diagnóstico da situação é o primeiro passo para entender onde estão as oportunidades e também os chamados “gargalos” financeiros. Por isso, é interessante começar com um controle familiar quanto às receitas e às saídas.

Aproveite para colocar as finanças pessoais em dia ao reconhecer o quanto realmente entra no orçamento mensal. Muitas famílias não sabem quanto ganham, mas ter esse entendimento é um ponto importante para tomar decisões adequadas.

Também é oportuno organizar as despesas no controle familiar. Monitore todas as saídas e registre para onde vai o dinheiro. Assim, é possível saber quando ocorrem mais gastos e quais são as áreas que consomem mais recursos.

Isso ajudará a entender se seu orçamento está no vermelho ou no azul e quais são os pontos que merecem atenção. Com uma atuação direcionada, será mais fácil aproveitar a renda familiar corretamente.

2. Defina objetivos em conjunto

Depois de fazer o reconhecimento inicial é indispensável estabelecer os objetivos quanto ao uso do dinheiro. Isso deve ser feito coletivamente, pois o comprometimento de todos aumenta as chances de sucesso financeiro.

Em uma analogia, imagine algumas pessoas em um barco a remo. Se cada um mover seu remo em uma direção, o barco não sairá do lugar, certo? Já um esforço coordenado e sincronizado garante movimento e velocidade rumo ao ponto de interesse.

Com o dinheiro ocorre de forma parecida. Por exemplo, se a intenção for viajar de férias, todos devem estar conscientes desse objetivo de curto prazo. Se, por outro lado, o ponto mais relevante for quitar a casa própria, é importante que o longo prazo faça parte do horizonte da família

3. Foque na construção de reserva de emergência

Independentemente de quais sejam os objetivos, é preciso criar pilares de segurança para o planejamento financeiro familiar. Portanto, uma das prioridades deve ser construir uma reserva de emergência.

Ela deve ser equivalente a 6 meses de gastos da família. Desse modo, é útil para lidar com imprevistos sem tanta dificuldade. Naturalmente, o dinheiro só deve ser usado em casos urgentes. E, depois de retiradas, os valores deverão ser repostos.

Ter uma reserva do tipo proporciona que a família tenha confiança por saber que estará amparada mesmo diante do desconhecido. Como consequência, fica mais fácil planejar o restante do orçamento e seus sonhos estarão mais protegidos de imprevistos.

4. Aumente o nível de educação financeira

Para tomar decisões financeiras inteligentes com a renda familiar é fundamental conhecer cada vez mais a respeito do tema. Logo, uma das dicas para o seu planejamento dar certo é aumentar o nível de educação financeira.

Tanto adultos quanto jovens e crianças podem aprender sobre conceitos e bons hábitos na relação com o dinheiro. O quanto antes começar, melhor! Sabendo mais, é possível controlar despesas e colocar em prática estratégias interessantes — como investir dinheiro.

5. Conte com a ajuda de um planejador financeiro

Nesse processo, ter o auxílio de quem mais entende sobre finanças e objetivos faz a diferença. Você já pensou em contar com um profissional experiente? É interessante buscar um planejador financeiro para auxiliar em seus passos e desafios.

Antes um profissional restrito apenas aos clientes de private bank ou de Family office, hoje existem diversos planejadores independentes dos grandes bancos, atendendo a clientes com patrimônio de todos os tamanhos.

O planejador é responsável por identificar o perfil da sua família, reconhecer os objetivos e alinhá-los a decisões que sejam consideradas adequadas. Também é comum que ele ajude a montar um plano de investimentos personalizado.

Tudo é feito de modo customizado, buscando contemplar suas características específicas. Assim, o planejador auxilia na organização dos objetivos e na tomada de decisão, pois você será apresentado a diversas ferramentas e oportunidades. E poderá tirar dúvidas sobre elas.

Além disso, este é um profissional versátil, que pode auxiliá-lo em diversas outras áreas da sua vida financeira além do orçamento, tais como crédito, aposentadoria, tributação, investimentos, sucessão, previdência, entre várias outras.

Outros profissionais que podem ajudá-lo

Um ponto bastante importante no planejamento financeiro familiar está relacionado aos investimentos. É por meio deles que a família direcionará os seus recursos para os seus objetivos de curto, médio e longo prazos. E a boa notícia é que existem diversos profissionais no mercado financeiro que podem ajudá-lo investir melhor, trabalhando, inclusive, em conjunto com o planejador financeiro.

O gestor de recursos, por exemplo, consegue desenhar um portfólio sob medida para as necessidades e objetivos da família, livre de conflitos de interesse, e operacionalizá-lo por meio de uma carteira administrada ou fundo exclusivo.

Além disso, o cliente que possui a sua carteira administrada por um gestor profissional também conta com toda a experiência e qualificação deste especialista para buscar e investir nos melhores ativos do mercado, sempre respeitando o perfil, necessidades e objetivos do investidor. Ademais, os investimentos se tornam muito mais práticos para o cliente, visto que toda a responsabilidade por operacionalizar os investimentos nas corretoras para a ser do gestor. Estes mesmos benefícios se aplicam também aos fundos exclusivos, que também contam com tributação reduzida.

Enfim, ter um bom planejamento financeiro familiar é possível e depende de organização, estratégia e preparo. Com uma ajuda extra, por parte de um profissional da área, os resultados tendem a ser ainda melhores!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram! Por meio dele, você recebe textos e notícias, e se mantém sempre atualizado com relação aos últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️