Planejador Financeiro

Como criar um plano de investimento em 2021? Descubra!

Por Mont Capital 02/03/2021

Investir é uma tarefa que depende de preparo, conhecimento e alinhamento entre suas características e as alternativas do mercado. Para acertar em 2021, vale a pena elaborar o seu próprio plano de investimento.

Essa ferramenta serve para definir o quanto e como você pretende alocar em investimentos e o que espera com isso. Portanto, é uma forma de ajudar a tomar decisões melhores e consistentes com os seus interesses.

Neste artigo, você poderá conferir dicas para criar seu plano de maneira completa. Veja o que fazer e aprenda a montar sua carteira de investimentos!

Defina o seu perfil de investidor

Quando você deseja saber como criar um plano de investimento, independentemente do ano, é necessário conhecer o seu perfil de investidor. Essa classificação indica qual é o seu apetite ao risco e serve para direcionar suas escolhas, de modo a ficar confortável com elas.

A definição do perfil depende de vários aspectos pessoais e há três tipos principais de perfis para conhecer. São eles:

Conservador: é o investidor que prioriza a segurança, por ter baixa tolerância ao risco. Normalmente, foge da volatilidade e busca previsibilidade e maior liquidez;

Moderado: é o investidor que está disposto a correr um pouco mais de riscos, desde que isso se reflita em um potencial maior de retorno;

Arrojado ou agressivo: é o investidor que tem a maior tolerância à volatilidade, sendo capaz de correr riscos elevados em busca de maior rentabilização da carteira.

Entender em qual faixa se encaixa permitirá estruturar todo o plano de investimento em 2021 — e também nos próximos anos. Afinal, ele faz com que você compreenda quais tipos investimentos priorizar e como deve distribuir os recursos em seu portfólio de investimentos.

Estabeleça objetivos financeiros e seus prazos

Após entender qual é seu perfil e sua tolerância ao risco é necessário pontuar quais são seus objetivos financeiros. Até porque investir dinheiro deve ser uma decisão que o ajude a alcançá-los.

Logo, é importante definir o que você espera alcançar. Se a intenção for investir a reserva de emergência, por exemplo, o foco está na segurança e não no retorno. Então, isso deverá ser considerado para tomar a decisão.

Nessa definição de objetivos, também devem ser considerados os prazos e as expectativas. Quanto menor for o prazo, maior tende a ser o impacto da volatilidade na renda variável, o que aumenta os riscos. Nesses casos, vale a pena buscar alternativas mais seguras na renda fixa. A situação muda quando se olham para os prazos na renda fixa, pois prazos menores representam maior previsibilidade no fluxo de pagamentos dos títulos, e, portanto, tendem a ser mais seguros.

A reserva de emergência, por exemplo, deve ter segurança e liquidez para que você possa retirar os valores quando precisar. Já se a intenção for construir patrimônio, pode ser interessante pensar em longo prazo, sendo viável aproveitar possíveis rentabilidades maiores em ativos mais arriscados.

Conheça alternativas para fazer investimentos

Considerando você já saiba qual é o seu perfil e já delimitou os seus objetivos, será hora de explorar os produtos disponíveis no mercado financeiro. Para tanto, é preciso conhecer os investimentos de renda fixa, variável e até mesmo alternativos.

Isso significa entender, por exemplo, sobre títulos públicos e privados, ações, fundos de investimento e outras possibilidades. A ideia é compreender as formas de rentabilidade, os custos envolvidos, os passos necessários para investir, os riscos de cada modalidade e assim por diante.

Quanto maior for o seu conhecimento sobre as modalidades de investimentos disponíveis, maiores serão as chances de tomar boas decisões. Por isso, é importante buscar entender o funcionamento de cada um antes de alocar seu patrimônio.

Pensar nos investimentos em 2021 também demanda considerar as características específicas do mercado e da economia. Por exemplo, a possibilidade de recuperação econômica, os desafios econômicos impostos pela pandemia e o desenvolvimento de setores específicos. Assim, é possível aproveitar melhor o cenário financeiro a favor dos seus resultados.

Considere a importância da diversificação de investimentos

Ao montar um plano de investimento é essencial considerar quais serão as estratégias escolhidas. Afinal, não basta selecionar investimentos aleatoriamente. De modo semelhante, não é indicado optar por apenas um ativo.

Em vez disso, vale a pena pensar na diversificação de investimentos. Essa abordagem se baseia na exposição a variadas condições simultaneamente. Ela permite diminuir os riscos e até aumentar o potencial de resultados.

Em vez de investir todo o dinheiro na renda fixa, por exemplo, é possível alocar uma parte na renda variável. Considerando as aplicações de renda fixa, você pode, ainda, variar entre os produtos, os tipos de rentabilidade, e os emissores.

Na renda variável, também vale selecionar empresas de setores diferentes, e até mesmo, de outros países. Tudo isso ajuda a compor um portfólio que blinda o seu patrimônio de condições de mercado desfavoráveis — e o protege de crises.

Planeje o acompanhamento da carteira

Executar os investimentos na corretora não é o passo final do plano. Também é preciso entender se os resultados estão de acordo com as expectativas, se algo deve ser mudado e se surgiram oportunidades melhores ao longo do tempo.

Portanto, você precisa planejar também como será o acompanhamento da carteira de investimentos. Defina com qual frequência os resultados devem ser verificados e estabeleça um indicador de referência para utilizar como benchmark, como o Ibovespa, para carteiras arrojadas, ou o CDI, para carteiras mais conservadoras.

Assim, você poderá saber se uma oportunidade compensa o risco que apresenta ou se é melhor aproveitar uma alternativa que vem se mostrando mais promissora que as demais. O acompanhamento deve ser feito com uma frequência pré-definida, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Contudo, é importante deixar que os investimentos consolidem os seus resultados antes de tomar decisões de mudança. Desse modo, você evita o giro excessivo da carteira, o que gera custos desnecessários, mas também não perde a oportunidade de agir caso haja alguma mudança importante no mercado.

Tenha ajuda de um planejador financeiro

Já pensou em poder contar com um profissional capacitado para ajudar em todos esses passos? Isso pode ajudá-lo a decidir onde investir com mais segurança. Diante do objetivo de montar um plano de investimento em 2021, é possível que faça sentido buscar o apoio de um planejador financeiro.

Trata-se de um profissional cuja atuação, até recentemente, estava restrita apenas a clientes de grandes instituições financeiras que pertenciam ao segmento private bank, ou então, que estavam vinculados a algum Family office. Por outro lado, hoje já existem diversos planejadores independentes, que atendem a clientes com patrimônio de todos os tamanhos, e até mesmo, pessoas endividadas.

Esse profissional é capaz de identificar seu perfil, considerar seus objetivos e entender suas expectativas. Depois, pode ajudá-lo a alinhar todos os pontos para criar um planejamento financeiro abrangente, com metas de curto e longo prazo, incluindo um mapa de como investir seu dinheiro ao longo do ano.

O grande destaque é que o serviço é personalizado e, portanto, considera o que é relevante para você. Assim, aumentam as chances de conquistar satisfação com as escolhas.

Além disso, o planejador financeiro também pode trabalhar em conjunto com outros profissionais do mercado financeiro, com vistas a oferecer um serviço ainda mais completo e especializado para os seus clientes.

Um exemplo ocorre quando o planejador atua em conjunto com um gestor de recursos, de maneira a auxiliá-lo na elaboração de um portfólio ainda mais alinhado com as necessidades e objetivos do cliente. Dessa maneira, o gestor consegue operacionalizar os investimentos por meio de uma carteira administrada (ou de um fundo exclusivo, para clientes com patrimônio elevado).

Como vimos, elaborar um plano de investimento completo é um passo relevante para aproveitar melhor as condições do mercado financeiro em 2021. Com ajuda profissional e consciência sobre as suas características, a tarefa tende a se tornar mais eficiente e precisa!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de se inscrever em nosso canal do Telegram! Por meio dele, você recebe textos e notícias e se mantém sempre informado com relação aos últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️