Educação Financeira

Por que é tão importante conhecer o seu perfil de investidor?

Por Mont Capital 03/12/2020

Ao ingressar no mundo dos investimentos, é muito comum que os investidores iniciantes comecem a buscar informações a respeito do mercado, da economia, de metodologias para analisar ações e gráficos, e assim por diante. Esta é uma atitude bastante positiva, visto que mais conhecimento é sempre bem-vindo, além de que estas informações servem como preparo para o investidor, e proporcionam uma tomada de decisão mais fundamentada e consciente.

Entretanto, não raro o investidor iniciante subestima a importância dos questionários de suitability, e de uma análise mais aprofundada sobre o seu perfil de investidor. Antes de mergulhar de cabeça nos gráficos e análises estatísticas, é bastante pertinente refletir sobre quais são os seus objetivos de investimentos, seu grau de tolerância ao risco, a sua necessidade de liquidez, e, até mesmo, se faz sentido para você iniciar as suas operações de investimentos neste momento.

Este texto discorre brevemente sobre as consequências de se negligenciar uma análise mais aprofundada do seu perfil de investidor, como realizar esta análise, e como conseguir ajuda profissional para descobrir qual é o seu perfil de investidor.

O que pode acontecer se eu não souber adequadamente qual é o meu perfil de investidor?

O alinhamento entre o perfil do investidor e as aplicações realizadas é muito importante para quem deseja obter bons resultados no mercado financeiro. Por outro lado, ao deixar de lado este aspecto, o investidor pode estar se expondo a riscos excessivos, para os quais ele não está preparado financeira e psicologicamente.

O questionário de suitability, palavra em inglês para adequação/aptidão, costuma ser aplicado por bancos e corretoras assim que o cliente abre uma nova conta ou inicia o seu relacionamento com a instituição. Também é aplicado por Family offices e gestoras de patrimônio, de maneira que o gestor tenha informações para fundamenta a criação de carteiras administradas ou fundos exclusivos. A finalidade deste questionário é mensurar quanta rentabilidade o investidor deseja obter em suas aplicações, quanto risco ele está disposto a correr para atingir esta rentabilidade, e qual é a sua necessidade de liquidez. Dessa forma, o questionário avalia os três aspectos essenciais que compõem o tripé dos investimentos: rentabilidade, risco e liquidez.

Geralmente o questionário é breve, levando poucos minutos para ser preenchido, e está estruturado na forma de perguntas de múltipla escolha. Também é comum que haja questões perguntando a respeito da experiência com investimentos do respondente, bem como se ele possui alguma formação na área.

Pois, muitas vezes o investidor iniciante, envolvido pela empolgação em iniciar os seus investimentos e obter elevada rentabilidade, acaba por subestimar a importância de preencher o questionário de forma coerente com seu perfil. Para obter acesso a investimentos mais arrojados, ele responde às perguntas do questionário de maneira a indicar que possui bastante disposição para assumir riscos, sem refletir se isso realmente condiz com a sua personalidade.

As consequências negativas surgem quando este investidor aplica em produtos de maior risco, como ações, opções, contratos futuros ou operações alavancadas. Estes são ativos caracterizados por sua elevada volatilidade, e por isso, apresentam grandes oportunidades de ganho, embutindo também o risco de perdas expressivas, às vezes superiores ao capital aplicado. São ativos cujos preços variam para cima e para baixo todos os dias.

Com livre acesso a esta prateleira de produtos mais arriscados, o investidor que desconhece, ou subestima, o seu perfil de investidor, pode acabar se sentindo tão desconfortável com eventuais perdas que as realize antecipadamente, sem conseguir aguardar uma possível recuperação. Além disso, a ausência de uma reflexão mais profunda sobre os objetivos do investimento pode levá-lo a aplicar uma parcela excessiva de seu patrimônio em ativos de risco, e ao realizar uma perda, isso pode representar um grande golpe para o seu patrimônio e sua vida financeira em geral.

Outro cenário adverso pode acontecer quando o investidor aplica seu capital em ativos sem liquidez, sem avaliar atentamente quando necessitará do dinheiro. Caso ele precise do dinheiro imediatamente, ou antes da carência mínima, poderá incorrer em perdas significativas ao realizar o resgate antecipado do seu investimento. Em uma hipótese mais desfavorável, é possível até mesmo que o investidor não consiga realizar nenhum resgate antes do período previsto, e acabe ficando sem dinheiro para fazer frente à despesa que surgiu, ou tenha de recorrer a linhas de crédito emergenciais, como o cheque especial, que cobram taxas de juros elevadas e podem levar ao endividamento.

Em última instância, este investidor pode sofrer uma perda tão relevante que isso acabe por abalar a sua confiança no mercado financeiro. Ele abandona o mercado, acreditando tratar-se de um grande cassino, uma grande loteria. Isso prejudica não somente o investidor, que abre mão de ter acesso a mais alternativas de investimento, como também causa impactos negativos para todo o mercado financeiro e para a economia em geral, que perdem dinamismo.

Como faço para descobrir qual é o meu perfil de investidor?

Os questionários de suitability oferecidos pelos bancos e corretoras são uma excelente maneira de começar esta análise. Com base em suas respostas, ele indicará qual é o seu perfil e quais investimentos são recomendados para você.

Entretanto, para uma análise mais aprofundada, é pertinente pensar a respeito de mais algumas questões. Procure imaginar a situação acontecendo de fato, e entender como seria a sua reação:

Como você reagiria se repentinamente os seus investimentos caíssem 20%, ou 30%? Você resgataria tudo para evitar perdas ainda maiores? Investiria mais para aproveitar possíveis oportunidades? Entraria em desespero?

Como essa queda impactaria a sua vida financeira? Isso prejudicaria o seu dia a dia? Você ficaria inadimplente? Teria alguma reserva ou outra fonte de rendimentos para fazer frentes às despesas?

Quais são os seus objetivos ao investir o capital? Fazer uma reserva de emergência? Comprar um veículo ou imóvel? Viajar? Juntar para a aposentadoria? Guardar para a faculdade dos filhos?

Em quanto tempo você vai precisar desse dinheiro? Daqui a uma semana? Um mês? Um ano? Dez anos? Ou pode precisar dele imediatamente caso ocorra algum imprevisto?

Investir é a melhor alternativa neste momento? Há alguma dívida com juros elevados que valha apena quitar? Possuo uma reserva de emergência que seja capaz de bancar minhas despesas por alguns meses?

Como você planejar os seus investimentos? Quanto da sua renda mensal você poupará? Irá fazer aportes mensais em seus investimentos? Irá rebalancear a sua carteira com que frequência?

A maior partes destas perguntas não requer nenhum conhecimento ou experiência com investimentos para ser respondida, mas todas elas são bastante pertinentes para entender o seu perfil de investidor, o seu grau de tolerância a risco, e o que você busca atingir com seus investimentos.

É possível, ainda, pensar em diversas outras perguntas. O ideal é que essa reflexão permita ao investidor se conhecer melhor, e compreender como as aplicações financeiras podem se encaixar no seu momento e seus projetos. Assim, o investidor identifica pontos chave, como necessidades de liquidez e tolerância ao risco, que o permitirão construir uma carteira adaptada para as suas necessidades.

Contando com ajuda profissional para descobrir o seu perfil

Para quem deseja conhecer de forma mais aprofundada, não só o seu perfil de investidor, mas outros aspectos relevantes de sua vida financeira, os profissionais do mercado financeiro poderão auxiliá-lo. Entre eles, o planejador financeiro é o mais recomendado, haja a vista que este profissional fará um diagnóstico completo da situação financeira e pessoal do investidor, e utilizará a sua expertise e ferramentas para propor um plano de ação.

Por meio de entrevistas e troca de dados e informações, o planejador avalia a situação patrimonial do cliente, seu momento de vida, seus objetivos de curto e longo prazo, suas prioridades, se ele possui ou não dívida e investimentos, entra vários outros pontos. De posse de todas estas informações, este profissional conseguirá dizer com maior precisão qual é o seu perfil de investidor, e orientá-lo a respeito das aplicações mais recomendadas para o perfil.

Este profissional também pode elaborar um plano completo de ação, definindo um orçamento mensal com receitas e despesas, destinando parcelas deste orçamento para investimentos de curto e longo prazos, quitação de dívidas, formação de reserva de emergência e assim por diante.

Por fim, independentemente da alternativa escolhida para descobrir o seu perfil de investidor, o importante é estar ciente de qual é o seu perfil, e realizar aplicações financeiras que estejam sempre alinhadas a ele.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de se inscrever em nosso canal do Telegram! Por lá você receberá notícias e textos, e se manterá sempre atualizado com os últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️