Investimentos

O que é o goal-based investing (GBI)?

Por Mont Capital 01/12/2020

Na hora de investir dinheiro e alocar os recursos disponíveis, é preciso seguir uma estratégia. Isso favorece a tomada de decisão e, em última análise, o desempenho da carteira. Geralmente, ela se baseia em diversos aspectos. Uma possibilidade é o Goal Based Investing (GBI).

O método de investimentos baseado em metas tem se tornado popular desde a sua criação porque traz uma nova perspectiva sobre o sucesso dos investimentos. Com uma abordagem personalizada, o foco passa a ser o que o patrimônio construído ajudará a realizar.

A seguir, veja o que é a metodologia GBI e entenda como colocá-la em prática em seus investimentos!

O que é o Goal Based Investing?

O Goal Based Investing, ou apenas GBI, é uma estratégia de investimento que surgiu nos últimos anos e que transforma a tomada de decisão de alocação de recursos. Os termos em inglês utilizados no conceito indicam que o foco está nos objetivos e metas pessoais.

Assim, a alocação não se daria apenas relacionada ao perfil de investidor de quem aporta. Trata-se, portanto, de uma abordagem que se direciona mais nas características de cada um e no que o investidor deseja realizar com o seu patrimônio.

Como ele funciona?

A adoção da metodologia de Goal Based Investing começa com um reconhecimento sobre as expectativas, as necessidades e os objetivos do investidor. A intenção é identificar como o patrimônio será usado, em qual prazo, com qual nível de liquidez etc.

Alguém que pretenda fazer uma viagem em um prazo de 12 meses precisará de escolhas diferentes de quem deseja se aposentar nos próximos 10 anos, por exemplo. Os prazos são distintos, o intuito varia e, portanto, a forma de alocação também não é igual.

A partir desse reconhecimento, há uma análise sobre as alternativas de mercado que são mais indicadas para o alcance do desempenho esperado. Então, a composição de carteira ocorre com base nas características individuais.

Ao longo do tempo, podem ocorrer rebalanceamentos. Isso é necessário tanto pelos resultados consolidados pelos investimentos quanto pelas mudanças de objetivos.

Vale lembrar que é possível contar com o apoio de um profissional especializado para te ajudar nesta tarefa. Trata-se do gestor de recursos, um especialista que pode auxiliá-lo a identificar o seu perfil e necessidades de liquidez, e selecionar os melhores
investimentos entre as diversas alternativas disponíveis. Além disso, seja por meio de uma carteira administrada ou de um fundo exclusivo, este profissional não apenas apoia o cliente na fase de seleção do produtos, mas também operacionaliza as aplicações
junto à corretora, provendo assim, grande praticidade para o cliente.

Antigamente, este era um serviço restrito apenas aos clientes com elevado patrimônio, que conseguiam acesso ao segmento private bank ou a um Family office, mas hoje está disponível de forma acessível para a maior parte dos investidores.

Quais são os diferenciais do GBI?

Como você pode perceber, investir dinheiro com base no método GBI é diferente da modalidade tradicional. Convencionalmente, as escolhas costumam ser feitas com base no perfil de investidor. O perfil é definido de acordo com algumas preferências do investidor, como a tolerância ao risco.

O investidor que não deseja suportar muitos riscos é classificado como conservador. Já o moderado está disposto a se arriscar um pouco mais, em troca de um aumento na rentabilidade. Enquanto isso, o investidor arrojado é quem tem maior tolerância a riscos, em busca do melhor retorno.

O perfil é relevante na composição da carteira. Contudo, ao usar somente tal abordagem, há o risco de todas as pessoas de mesmo perfil receberem recomendações gerais e semelhantes. Porém, sabemos que há diferenças entre os interesses de cada investidor.

Com o Goal Based Investing, o perfil de investidor já não é totalmente o foco. Em vez disso, há uma definição de objetivos, ou seja, de interesses para uso do dinheiro em determinado período.

Como consequência, não há um percentual de alocação padrão para todos que se encaixam em um perfil de investidor. Na verdade, as decisões são tomadas com base em escolhas individuais, com a intenção de aproximar o patrimônio da conquista de objetivos.

O que a alocação por objetivos muda no mercado?

O método GBI se baseia nas características individuais e nos desejos específicos quanto ao uso do dinheiro. Então, significa que o conceito de investimento bem-sucedido não depende apenas de uma análise objetiva de indicadores.

Os aspectos como rentabilidade, taxas e demais características quantitativas ainda são importantes. No entanto, a análise qualitativa ganha função central. Afinal, a intenção é garantir que os investimentos aproximem os investidores de seus desejos.
A definição de objetivos, portanto, passa a ser um dos aspectos mais relevantes para a montagem da carteira de investimentos. Com isso, a percepção dos investidores se transforma e passa a haver uma busca que não é, necessariamente, limitada pela tolerância ao risco.

O panorama também muda para as empresas, como as assets ou gestoras. A abordagem delas precisa ser cada vez mais exclusiva e personalizada. Ou seja, é necessário apresentar e recomendar investimentos que realmente façam sentido para as perspectivas da pessoa.

Na hora de escolher um fundo de investimentos, por exemplo, o ideal é que o investidor saiba qual é a alternativa que o aproxima de seus objetivos. A comparação do desempenho histórico pode não ser a questão prevalente, pois a intenção é atingir as metas que foram estabelecidas.

Por que investir com base em objetivos financeiros?

Até aqui, você notou que a estratégia de Goal Based Investing traz uma nova perspectiva e diversas mudanças. Agora é preciso entender por que vale a pena recorrer a essa nova forma de pensar em investimentos.

O primeiro ponto está relacionado ao nível de satisfação com os investimentos. Quando o foco está em conquistar resultados específicos, é possível tomar decisões alinhadas. Ao se aproximar de realizar os planos desejados, o nível de satisfação com a própria carteira é maior.

Ela também se relaciona com o comprometimento e com o envolvimento do investidor. Na medida em que se dá o alcance de objetivos com o apoio da alocação adequada, é comum que o investidor se sinta motivado a continuar. Então, há uma melhoria quanto à disciplina para os investimentos.

Além de tudo, o GBI é uma forma de ter mais clareza. Às vezes, tomar decisão com base no perfil de investidor pode gerar algumas confusões, principalmente quando há alternativas com níveis semelhantes de risco. Pensando na aproximação de uma meta específica, fica mais simples decidir.

É claro que outra vantagem é a personalização. Considerando as expectativas de cada pessoa, é possível criar uma carteira totalmente customizada e que, portanto, faz sentido para quem investe.

Por tudo isso, o Goal Based Investing muda o paradigma da tomada de decisão na hora de investir dinheiro. O perfil de investidor e a rentabilidade deixam de ser os pontos principais e dão lugar aos objetivos personalizados dos investidores. Pode ser interessante explorar essa alternativa!

A Mont Capital trabalha com exclusividade e considera os interesses de cada investidor ao alocar os recursos. Então aproveite para entrar em contato e veja como podemos ajudar!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso grupo no Telegram, onde você poderá receber textos e notícias, e se manter atualizado com relação aos últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️