Planejador Financeiro

Planejador Financeiro: Quem é este profissional ?

Por Mont Capital 15/12/2020

Você já pensou em contar com um planejador financeiro? Ao pesquisar sobre finanças e investimentos, é comum encontrar dicas falando sobre a importância de organizar o orçamento. Contudo, na hora de colocar isso em prática podem surgir diversas dificuldades.

Diante delas, para ter mais facilidade para sair das dívidas e planejar metas, vale a pena contar com apoio profissional. Mas muitos ainda não entendem como o serviço funciona ou os benefícios que traz.

Neste conteúdo, você aprenderá o que é um planejador financeiro e por que vale a pena contar com o serviço. Confira!

Antes de tudo, o que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro trata das práticas utilizadas para manter a sua vida financeira organizada. Ele abrange vários aspectos, desde o controle do orçamento doméstico, passando por seguros, investimentos e tributos, e abrange até mesmo aspectos como previdência e sucessão. Com base nisso, é possível sair das dívidas e adotar atitudes que ajudem a atingir as suas metas. Por exemplo, fazer viagens, adquirir um imóvel, aposentar-se, entre outros.

Para tanto, é preciso saber diagnosticar a sua situação atual e definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, você terá condições de identificar as medidas necessárias para atingi-los e desenvolver estratégias.

Entretanto, muitas pessoas sentem dificuldades em fazer isso e não conseguem avançar com seus planos. O resultado costuma ser frustração e, em alguns casos, problemas no orçamento. Logo, o auxílio de um profissional pode ser o diferencial para conseguir organizar as finanças.

Embora esta seja um serviço bastante popular em países com economias desenvolvidas, no Brasil, ele era, até recentemente, oferecido apenas pelos bancos ou Family offices, para os seus maiores clientes, aqueles que pertenciam ao segmento do private bank. No entanto, hoje já existem diversos profissionais independentes, que atendem a clientes de todas as faixas de patrimônio.

O que é um planejador financeiro?

O planejador financeiro é um profissional com foco em finanças pessoais e empresariais. Ele trabalha colaborando com os clientes na organização ou reestruturação do orçamento, sempre considerando seu perfil e objetivos.

A ideia é auxiliar as pessoas a equilibrar as finanças e ter investimentos, considerando o padrão de vida e suas necessidades. Com conhecimentos aprofundados sobre os temas, o planejador ajudará o cliente na administração do orçamento e na alocação de recursos.

Ou seja, ele avaliará tudo isso para traçar um plano que permita conquistar a organização financeira e atingir as metas. Outro ponto fundamental é o seu papel na organização da aposentadoria, a fim de montar um plano para ter rendimentos suficientes para garantir conforto e bem-estar.

Qual é a certificação do profissional?

Não existe uma formação específica para o planejador financeiro. Normalmente, é comum encontrar profissionais nesta área com ensino superior em Administração, Ciências Econômicas e áreas correlatas. Ademais, ele deve ter conhecimento aprofundado sobre finanças e matemática financeira.

Por auxiliar no planejamento financeiro familiar e pessoal, ele também precisa de competências na área. Para comprovar o conhecimento, existe uma certificação: a CFP, de Certified Financial Planner.

Ela é obtida após aprovação em um exame, aplicado pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar). Ela é filiada ao Financial Planning Standards Board (FPSB), responsável pela marca CFP.

Essa é uma certificação internacional que, apesar de não ser obrigatória, demonstra a capacitação profissional para trabalhar como planejador financeiro. Para conseguir a CFP, o é preciso ser aprovado na prova que abrange os seguintes temas, distribuídos em 140 questões:

planejamento financeiro e ética;

gestão de ativos e investimentos;

planejamento de aposentadoria;

gestão de riscos e seguros;

planejamento fiscal;

planejamento sucessório.

Além disso, ele deve ter experiência profissional comprovada e aderir ao código de ética. Os critérios visam garantir mais segurança aos clientes que serão atendidos. Portanto, a certificação é um diferencial interessante ao procurar um planejador financeiro.

Quais serviços podem ser ofertados?

Para compreender melhor o papel do planejador financeiro, vale entender os serviços que podem ser ofertados.

Acompanhe!

Controle financeiro e de investimentos

A principal atividade trata do controle financeiro, mas ela se desdobra em várias possibilidades. A primeira é o auxílio para quitar as dívidas e ter um orçamento positivo. Nesse caso, o profissional atua avaliando a situação do cliente para identificar formas de lidar com os débitos.

Aqui, entram questões como indicar renegociações, cortes de custos e outras práticas. Além disso, ele consegue dar aconselhamento sobre como realizar planos que exijam investimento. Alguns exemplos comuns são casar, comprar um imóvel ou viver de renda.

Isso nos leva à próxima atividade, que é o controle de investimentos. Nesse caso, o profissional ajuda a buscar as aplicações mais adequadas ao perfil de investidor e objetivos financeiros, por exemplo. Ademais, ele pode trabalhar em conjunto com outros profissionais do mercado, como assessores de investimento e gestores de recursos, com vistas a ajudar na construção e acompanhamento de uma carteira administrada, ou de um fundo exclusivo.

Gestão de patrimônio

O planejador também pode ajudar na gestão de seu patrimônio. Afinal, os bens são essenciais na rotina financeira das pessoas — e podem trazer rendimentos ou ser utilizados em negociações. Ele pode auxiliar na criação de estratégias que facilitam e otimizam a gestão do patrimônio, como constituir um fundo exclusivo, uma carteira administrada, ou montar um holding empresarial. Portanto, é possível ter aconselhamento profissional acerca de como lidar com suas propriedades.

A prática também inclui os cuidados que devem ser observados na sucessão, como em caso de falecimento. O planejamento da sucessão é importante para garantir o amparo da família e a melhor destinação de todos os bens, sempre observando os limites legais.

Quais os benefícios que o planejador financeiro proporciona?

Após aprender os serviços ofertados e o que faz o planejador financeiro, é fácil identificar as vantagens que ele proporciona. Porém, se você ainda tem dúvidas, entenda como o profissional pode fazer diferença na sua vida:

Suporte completo nas finanças

Se você não conseguiu se acertar com as planilhas de planejamento financeiro e outras práticas semelhantes, talvez o profissional seja a solução. Ele tem acesso às melhores ferramentas, além de conhecimentos aprofundados para oferecer o suporte que você precisa.

Nem sempre é fácil manter o foco nos objetivos e identificar os melhores caminhos a cada etapa. Mas com apoio de alguém experiente o desafio fica mais fácil. Você terá uma visão mais ampla sobre o seu orçamento e conseguirá tomar as melhores decisões.

Ajuda para conquistar um futuro mais tranquilo

Todo o suporte no controle financeiro e na gestão de patrimônio contribui para um grande benefício: um futuro mais tranquilo para toda a família. Afinal, com a organização do orçamento e bons investimentos, é possível conquistar sonhos e planejar uma aposentadoria confortável.

Além disso, há melhores condições de lidar com imprevistos. Desse modo, um planejador financeiro pode auxiliar você no gerenciamento da sua vida em relação às finanças. Caso faça sentido para sua realidade, considere a contratação do serviço!

Gostou do post? Que tal conferir dicas sobre investimentos? Conheça agora 4 investimentos para montar uma carteira diversificada!

Para mais conteúdos deste tipo, inscreva-se no nosso canal do Telegram! Por meio dele, você se recebe textos e notícias, e se mantém sempre atualizado com relação aos últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️