Investimentos

Conheças quais são as diversas certificações do mercado financeiro

Por Mont Capital 11/12/2020

Para atuar no mercado financeiro, assim como ocorre em outras carreiras, o profissional deve possuir e comprovar aptidão, qualificação e experiência. Um dos mecanismos mais utilizados no universo das finanças para comprovar que o profissional atende a estes requisitos são as certificações.

Por meio delas, o profissional atesta que possui a experiência e/ou conhecimento necessários para o exercício de determinada atividade. Além disso, muitas das certificações existentes hoje no Brasil também exigem que o profissional respeite determinado código de ética, o que eleva os padrões éticos do mercado, melhorando a confiança entre os investidores e os profissionais que os atendem, e tornando o mercado mais dinâmico.

Algumas certificações são pré-requisito para o exercício de determinadas atividades, sem a qual o profissional é impedido, por lei, de atuar. Já outras, embora não sejam obrigatórias, atestam que o detentor possui elevado nível de qualificação e experiência, agregando bastante prestígio à reputação e ao trabalho do indivíduo.

Este texto abordará as seguintes certificações:

CPA – 10

CPA – 20

CEA

CGA (CFG/CGE)

AAI

CNPI

CFP

CFA

Outras certificações

Estas certificações, embora não sejam as únicas, são as mais comumente encontradas no mercado financeiro brasileiro. Vale ressaltar, ainda, que as certificações acima são mais direcionadas para os profissionais que trabalham com atividades relacionadas a investimentos. Entretanto, também há certificações voltadas para profissionais de outras áreas financeiras, como crédito, seguros, contabilidade, entra várias outras.

Conheça a seguir um pouco mais sobre estas certificações, quais são os requisitos para obtê-las e para qual atividade profissional cada uma delas é indicada.

CPA-10

Esta é a certificação mais comum no Brasil, e é considerada a porta de entrada para os profissionais que desejam trabalhar no mercado financeiro. A Certificação Profissional Anbima Série 10 (CPA-10) costuma ser exigida por bancos, corretoras e demais instituições financeiras, para profissionais que trabalham com atendimento ao cliente.

Ela é emitida pela Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – e habilita o profissional a atuar na distribuição de produtos de investimento junto ao investidor, tanto em agências quanto em plataformas de atendimento.

Para obtê-la, o candidato deve realizar um exame com 50 questões de múltipla escolha, e atingir um desempenho igual ou superior a 70% de acertos. Hoje, o Brasil conta com 252 mil profissionais detentores da CPA-10.

CPA-20

A segunda certificação mais comum do mercado brasileiro, a Certificação Profissional Anbima Série 20 (CPA-20), também é emitida pela associação homônima, e conta hoje com cerca de 120 mil profissionais certificados. Junto com a CPA-10, elas representam a grande maioria dos profissionais de investimento no Brasil.

Ela habilita o profissional a atuar na distribuição de produtos de investimento para o varejo de alta renda, bem como para clientes do private bank, corporativos e institucionais.

O candidato consegue esta certificação ao atingir 70% de aproveitamento em um exame com 60 questões de múltipla escolha, que aborda diversos tópicos de investimento, como previdência, legislação, economia, produtos de renda fixa e variável, entre diversos outros assuntos.

CEA

A Certificação Profissional ANBIMA para Especialistas em Investimentos (CEA), é uma certificação que habilita o seu detentor a indicar produtos de investimento, e é destinada a profissionais que assessoram os gerentes de conta pessoas físicas. Por ser mais avançada que a CPA-10 e a CPA-20, o profissional que possui a CEA fica habilitado a exercer também as atividades previstas por estas duas outras certificações, como atuar na distribuição de produtos de investimento no varejo e no segmento de alta renda, ou private.

O Brasil conta hoje com 9.212 profissionais com esta certificação, e para obtê-la, o candidato deve atingir 70% de aproveitamento em um exame com 70 questões de múltipla escolha, que versa sobre assuntos como matemática financeira, gestão de carteiras e finanças comportamentais.

CGA

Esta certificação é considerada a mais conceituada entre aquelas que são emitidas pela Anbima. A Certificação Profissional Anbima para Gestão de Recursos de Terceiros é detida por apenas 3.820 profissionais em todo o país.

Ela habilita o seu detentor a atuar na gestão de recursos de terceiros, por meio, por exemplo, de carteiras administradas ou fundos de investimento, inclusive com poderes para enviar ordens de compra ou venda em nome de seus clientes. Vale lembrar que a gestão de recursos de terceiros é uma atividade regulada pela CVM e restrita apenas a profissionais certificados e credenciados junto a esta autoridade reguladora.

Para obtê-la, o candidato deve ser aprovado em dois exames, contendo 60 questões de múltipla escolha cada, que versam sobre diversos assuntos, tais como finanças corporativas, teoria moderna do portfólio, investimentos no exterior, entre vários outros.

No final de 2020 a Anbima iniciou a transição para um novo modelo de certificações para gestores, na qual a CGA passará a ser desmembrada em 3 novas certificações: A CFG, que atesta conhecimentos básicos e em gestão de investimentos, a CGE, que habilita o profissional a realizar a gestão de fundos de investimento estruturados, e a nova CGA, que permitirá ao profissional realizar a gestão de fundos de investimento tradicionais.

AAI

A sigla AAI significa Agente Autônomo de Investimento. Este profissional, normalmente conhecido como assessor de investimentos, representa instituições que distribuem valores mobiliários, atuando na prospecção e relacionamento com os clientes, repassando ordens e apresentando informações a respeito dos produtos disponíveis na instituição em questão.

A certificação é emitida pela Ancord – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias – e conta hoje com pouco mais de 10.000 profissionais certificados.

Para obter a certificação, é necessário obter no mínimo 70% de aproveitamento em um exame com 80 questões de múltipla escolha, que trata sobre temas como o sistema financeiro nacional, economia, matemática financeira, além de vários outros.

CNPI

Esta certificação é pré-requisito para os analistas de valores mobiliários, que são os profissionais cuja atividade é elaborar relatórios e estudos sobre valores mobiliários específicos, bem como os seus emissores, destinados à publicação ou divulgação para os investidores. A Apimec – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – é a entidade responsável por emitir esta certificação, que pode ser obtida em 3 modalidades:

CNPI: permite ao detentor realizar a análise fundamentalista de títulos e valores mobiliários

CNPI-T: permite ao detentor realizar a análise técnica de títulos e valores mobiliários

CNPI-P: a certificação Plena permite ao detentor realizar tanto a análise fundamentalista quanto técnica de títulos e valores mobiliários

Para obter a CNPI ou a CNPI-T, é preciso realizar duas provas, com 60 questões cada, sendo a primeira uma prova de conteúdo global, comum a ambas as certificações, e a segunda, uma prova específica, com conteúdos direcionados para análise técnica ou fundamentalista, a depender da opção selecionada pelo candidato. Para ser aprovado, é necessário acertar ao menos dois terços das questões.

Já a CNPI-P exige a realização de 3 provas de 60 questões, tratando sobre o conteúdo global, análise técnica e análise fundamentalista. Também é preciso dois terços de acerto em cada prova para ser aprovado. Além disso, para obter qualquer uma das modalidades da CNPI, o profissional deve possuir ensino superior completo.

CFP

A “Certified Financial Planner” (CFP) é uma certificação emitida pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), destinada aos planejadores financeiros, profissionais que tem uma visão holística das finanças de seus clientes, qualificados para tratar dos mais diversos aspectos financeiros da vida financeira, tais como dívidas, investimentos, tributação, orçamento, previdência, sucessão, e assim por diante.

Embora esta certificação não seja exigida com pré-requisito para o exercício da função de planejador financeiro, ela agrega bastante prestígio para os seus detentores, uma vez que para obtê-la é necessário possuir curso superior, comprovar experiência profissional no atendimento a clientes pessoas físicas por, no mínimo, 3 anos, aderir ao código de ética da instituição e ser aprovado em um exame com 140 questões, atingindo 70% de aproveitamento.

Por ser uma certificação que segue padrões internacionais, definidos pela FPSB – Financial Planning Standards Board – organização norte-americana que regula o uso da marca CFP, esta certificação é considerada um valioso diferencial para os profissionais que a detêm. O Brasil, hoje, conta com 4.674 profissionais certificados, ainda muito distante dos EUA, Canadá ou Japão, países que possuem muito mais profissionais CFP’s. Ainda assim, esta certificação tem atraído cada vez mais a atenção dos profissionais brasileiros, tendo apresentado um aumento expressivo no número de detentores nos últimos anos.

CFA

Sendo considerada uma das certificações mais prestigiadas em todo o mundo, a CFA – Chartered Financial Analyst – é uma certificação de destaque, demonstrando que os seus detentores possuem grande conhecimento sobre finanças e investimentos. Embora não seja pré-requisito para o exercício de nenhuma função específica no Brasil, normalmente os profissionais que possuem a CFA são dispensados dos exames para outras certificações, ou então, precisam realizar apenas versões reduzidas de adaptação para o mercado e legislação nacional.

A obtenção da CFA ocorre por meio da realização de 3 níveis de exames, que envolvem tanto questões de múltipla escolha quanto dissertativas, sendo que o candidato só pode se inscrever para o nível seguinte após ter sido aprovado no nível anterior. O volume de conteúdos exigidos no exame é extenso, e as provas são realizadas poucas vezes ao ano, então a maior parte dos profissionais leva anos até concluir os três níveis e obter a certificação.

Além disso, também é exigido pelo CFA Institute, entidade responsável pela emissão desta certificação, que o candidato possua ao menos quatro anos de experiência profissional na área, seja membro do CFA Institute e faça adesão ao rigoroso código de ética da entidade.

No Brasil, esta certificação permite ao profissional solicitar credenciais para trabalhar em uma ampla gama de atividades, porém as mais comuns são gestor de recursos, analista de investimentos em grandes instituições financeiras ou atendimento a clientes com patrimônio bastante elevado (ultra high net Worth), em Family offices ou no segmento private dos grandes bancos. Hoje, o Brasil conta com pouco menos de 2 mil profissionais com a certificação CFA.

Outras Certificações

As certificações apresentadas até aqui, embora sejam as mais comuns entre os profissionais de investimento, certamente não esgotam o assunto, pois há diversas outras certificações destinadas a atividades específicas do mercado financeiro.

Existem as certificações da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), destinadas a profissionais das áreas de ouvidoria, correspondentes, agronegócio, prevenção à lavagem de dinheiro, entre outras. Há também certificações emitidas pela Abecip – Associação
Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, destinadas aos correspondentes de crédito imobiliário. Já a certificação emitida pela Aneps – Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País – é destinada especialmente para os correspondentes bancários.

Por que devo buscar um profissional certificado?

Como pudemos ver, cada certificação é destinada ao exercício de uma atividade específica dentro do mercado financeiro, e exige conhecimentos e experiência naquela área para ser obtida.

Embora não seja o único fator a ser levado em consideração, é importante, ao contratar os serviços de um profissional do mercado financeiro, verificar se ele está qualificado e habilitado para atendê-lo, e as certificações são uma ótima maneira de iniciar essa verificação.

As certificações não exigem apenas conhecimento técnico e experiência, mas representam também o compromisso dos profissionais em aderir e respeitar o código de ética da sua respectiva atividade. Por isso, sempre verifique a certificação e as credenciais do profissional antes contratá-lo para cuidar das suas finanças.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal do Telegram! Por ele você recebe notícias e textos, e se mantém sempre atualizado com os últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️