planejamento financeiro

Planejamento financeiro

Por Mont Capital 27/10/2022

O planejamento financeiro é o processo de atingir as metas financeiras da vida por meio do gerenciamento adequado dos recursos financeiros. O processo de planejamento financeiro ajuda as pessoas a ter uma visão holística e “abrangente” de suas finanças, determinando onde estão agora, onde gostariam de estar no futuro e o que devem fazer para alcançar seus objetivos.

Por que você precisa de um Planejamento Financeiro?

O planejador financeiro elimina as suposições sobre o gerenciamento de suas finanças e ajuda a entender as implicações de cada decisão financeira que você toma. Todo mundo tem objetivos diferentes, por isso é importante ter um plano que funcione para você e sua situação financeira, agora e no futuro.

O planejador financeiro é um profissional com diversas habilidades financeiras. Quando contratado, ele fica responsável por auxiliar seus clientes a organizarem melhor sua vida financeira. Para isso, ele analisa as finanças e investimentos existentes e elabora um plano eficiente de acordo com um objetivo pré-determinado que siga as condições do cliente. O que chamamos de planejamento financeiro.

O planejamento financeiro elimina as suposições sobre o gerenciamento de suas finanças e ajuda a entender as implicações de cada decisão financeira que você toma. Todo mundo tem objetivos diferentes, por isso é importante ter um plano que funcione para você e sua situação financeira, agora e no futuro.

Quais os benefícios do Planejamento Financeiro?

  • Proporciona uma vida mais equilibrada.
  • Ajuda a conquistar seus sonhos e objetivos.
  • Não te deixa ter aquela dúvida sobre para onde o dinheiro foi no fim do mês.
  • Ajuda a cortar gastos desnecessários.
  • Evita juros e dívidas.
  • Consegue se programar para poupar.
  • Tem menos estresse com suas finanças

 Planejamento Financeiro em 6 etapas

Veja as 6 etapas do planejamento financeiro segunda a Planejar:

O que faz um planejador financeiro?

O Processo de Planejamento Financeiro do FPSB consiste em seis etapas que os profissionais de planejamento financeiro se apoiam para considerar todos os aspectos da situação financeira de um cliente para formular estratégias e fazer recomendações. As etapas do processo de planejamento financeiro são as seguintes:

 

1.     Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente

Esclarecimentos sobre o processo de planejamento financeiro, os serviços oferecidos e apresentação das competências e experiência do profissional de planejamento financeiro. Formalização do acordo da prestação de serviço.

 

2.     Coletar as informações do cliente

Etapa para identificar os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o planejamento financeiro.

 

3.     Analisar e avaliar a situação financeira do cliente

Análise das informações para entender e avaliar a situação financeira atual e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente.

 

4.     Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro

Apresentação das recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte que permite o cliente tomar a melhor decisão.

 

5.     Implementar as recomendações de planejamento financeiro

O planejador financeiro e o cliente concordam com responsabilidades de implementação que são consistentes com o escopo do trabalho, assim o planejador financeiro identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.

 

6.     Revisar a situação do cliente

Ao realizar uma revisão, o planejador financeiro e o cliente avaliam o progresso da realização dos objetivos versus as recomendações, e verificam se as recomendações ainda são apropriadas ou se precisam de ajustes.

Conclusão

Caso opte em buscar por um profissional (consideramos ser o melhor caminho), você trabalhará alguns pontos importantes no seu planejamento financeiro

  • Criação de uma planilha de planejamento financeiro
  • Análise e ajustes na sua rotina financeira
  • Apresentação e estudos sobre educação financeira
  • Aprenderá a poupar e investir
  • Monitoramento e controle financeiro e investimentos
  • Adaptação a sua nova condição financeira
  • Organização das contas pessoais
    
    

Agora que você já aprendeu sobre planejamento financeiro, que tal começar a fazer o seu? Nós temos uma rede de ótimos profissionais, certificados pela Planejar e Anbima para lhe prestar o melhor serviço.

Gostou do conteúdo?

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️