Planejador Financeiro

Seguros, Previdência, herança, dívidas. Conheça todas as áreas nas quais um planejador financeiro pode lhe ajudar!

Por Mont Capital 13/01/2021

O cuidado com as finanças deve acontecer de maneira completa e estruturada. Assim, é possível usar melhor o dinheiro para diversos objetivos, desde quitar dívidas até aumentar o patrimônio. Nesse processo, o planejador financeiro tem um papel essencial.

O profissional reúne a experiência e os conhecimentos necessários para ajudar clientes a criarem planos efetivos para o dinheiro. Por causa disso, é capaz de gerar resultados em áreas diferentes e atender a suas demandas.

Para que você saiba qual é o papel do planejador financeiro, este artigo apresenta as principais características de sua atuação. Continue a leitura e confira!

Quem é o planejador financeiro?

Também chamado de Financial Planner, o planejador financeiro é um profissional com grande conhecimento de mercado e com experiência na área. Ele usa todo esse entendimento a favor dos clientes, já que é capaz de criar planos financeiros específicos para atender a objetivos individuais.

Para atuar na área, não é preciso nenhuma credencial específica emitida pela CVM, porém é comum que os profissionais obtenham um certificado para o planejador financeiro. Afinal, o planejador lidará diretamente com vários aspectos da vida financeira dos clientes, o que demanda confiança.

Antigamente, o serviço de planejamento financeiro estava restrito somente a clientes com patrimônio muito elevado, que pertenciam ao segmento private bank, ou que estavam vinculados a algum Family office. Entretanto, hoje já existem diversos planejadores financeiros independentes, atendendo clientes com patrimônio de todos os tamanhos.

O que faz um planejador financeiro?

Para compreender a importância do planejador, convém saber que a sua atuação é voltada, primeiramente, para a organização financeira. Ele é capaz de identificar a situação das finanças e traçar um plano estratégico para alcançar os resultados desejados.

Ele também está diretamente ligado à gestão de patrimônio. Mais do que prover soluções, o planejador, quando trabalha em conjunto com outros profissionais do mercado financeiro, como consultores de investimento ou gestores de recursos, pode fornecer grande ajuda na criação e acompanhamento de um portfólio de investimentos que seja adequado ao perfil do investidor, e alinhado especificamente com os seus objetivos e necessidades. Então pode ajudar a estruturar os recursos e direcioná-los para atividades ou produtos do mercado financeiro, por meio de uma carteira administrada ou de um fundo exclusivo.

É, portanto, uma carreira que une teoria e prática, em busca do melhor desempenho para os recursos do cliente. Como consequência, há maiores chances de otimizar o uso do seu dinheiro e, assim, melhorar a sua vida financeira.

Em quais áreas ele pode atuar?

Para realmente entender o que faz o planejador financeiro, é interessante perceber que ele pode trabalhar em diversos segmentos. Tudo depende da situação do seu orçamento e, é claro, do que você espera alcançar com esse apoio qualificado.

Assim, para compreender quais são as possibilidades, veja em quais áreas o planejador financeiro trabalha e saiba como ele pode ajudá-lo!

Quitar as dívidas

Muitas vezes, um orçamento parece ter poucas oportunidades pela grande quantidade de dívidas. Com os débitos pendentes, os recursos saem do orçamento com muita facilidade. Com isso, torna-se difícil organizar as finanças e aproveitar chances de investimentos.
O planejador financeiro vem para auxiliar porque pode traçar um plano completo para eliminar as dívidas de modo consistente. Assim, você consegue deixar seu orçamento preparado para realizar planos e construir patrimônio.

Também é possível contar com o apoio de um planejador financeiro na hora de renegociar débitos, ou até mesmo, quando for contrair um novo empréstimo ou financiamento. Por meio da avaliação das taxas de juros, alternativas de crédito disponíveis no mercado, situação patrimonial do cliente e capacidade de poupança, ele pode sugerir o melhor curso de ação para o seu cliente.

Além de tudo, o profissional pode ajudar na elaboração de um plano para que você não caia na inadimplência e nem se veja cercado de dívidas novamente. Logo, é possível obter consistência e melhor preparo — até mesmo com desenvolvimento da educação financeira.

Pensar no futuro

A preocupação com o futuro é um dos pontos mais comuns em uma gestão financeira efetiva. Afinal, o interesse é dispor dos recursos necessários em um momento que ainda chegará, de maneira a concretizar planos e favorecer a gestão de riscos de modo geral.

Um exemplo envolve o planejamento previdenciário. Ter um bom plano para a aposentadoria é algo que oferece tranquilidade e, futuramente, bem-estar e segurança. Ao mesmo tempo, é preciso agir com o máximo de antecedência, pois dessa forma é possível maximizar a rentabilidade dos recursos aplicados.

Nesse momento, o planejador financeiro pode ser de grande ajuda. Com seus conhecimentos, ele apresenta para você alternativas para planejar a aposentadoria. Inclusive, ajudando a calcular o quanto você terá que dispor, atualmente, para atingir o resultado.

Ainda com relação à organização do futuro, a contratação de seguros e o uso de mecanismos para maior proteção de patrimônio também podem integrar o escopo de atuação do planejador financeiro.

Planejar a sucessão de bens

Outro tema que envolve o futuro é o planejamento sucessório. Ou seja, a divisão dos bens entre os herdeiros. A contratação do planejador financeiro também envolve a expectativa de que seus conhecimentos e sua experiência poderão auxiliar a definir como deve ser o processo.

Junto com o planejador, é possível elaborar uma estrutura que inclua todos os bens e como eles devem ser transferidos para os seus beneficiários. Isso traz mais tranquilidade, pois você sabe que os valores e bens são gerenciados de maneira qualificada.

Além do mais, há como traçar estratégias para proteger o patrimônio e evitar a sua dilapidação ao longo do tempo. Logo, o planejador pode trabalhar para conseguir um nível maior de proteção e, principalmente, de continuidade para os recursos disponíveis.

O planejamento sucessório também permite otimizar a tributação incidente sobre a herança, evitando o pagamento de tributos desnecessariamente ou em valor excessivo. Ainda, o planejador é capaz de conceber estratégias para facilitar e agilizar a distribuição do patrimônio entre os herdeiros, por meio, por exemplo, de um fundo exclusivo, o que pode evitar a venda desnecessária de alguns ativos menos líquidos, como imóveis, que pode ser lenta e onerosa para os herdeiros.

Após o recebimento da herança, o profissional é capaz de auxiliar a definir o melhor destino para os recursos, de acordo com as metas e com as necessidades de cada herdeiro.

Alcançar objetivos financeiros

Não é preciso esperar muitas décadas para ver os resultados da sua organização financeira. O trabalho do planejador envolve, ainda, questões de curto e médio prazo, além da aposentadoria ou sucessão.

É possível observar uma atuação estratégica em relação aos investimentos. Para que isso seja viável, o planejador identifica quais são as suas demandas e expectativas, bem como o perfil do investidor. A partir daí, é elaborado um planejamento.

Por exemplo, com seus objetivos e os investimentos que devem ser realizados. Logo, há como tomar decisões alinhadas e que ajudem na conquista deles. A atuação do planejador é determinante porque permite avaliar melhor os investimentos e a diminuir e diversificar os riscos da carteira.

Ademais, o planejador pode ser um grande aliado de outros profissionais do mercado financeiro, como analistas, consultores e gestores de recursos. No caso deste último, a atuação combinada do planejador e do gestor, por meio da elaboração de uma carteira administrada (ou de um fundo exclusivo, para investidores com patrimônio elevado), pode ser de grande valia para o cliente, que terá seus recursos geridos e acompanhados por dois profissionais qualificados, que buscam ativamente a melhor alocação dos seu patrimônio, com vistas a protegê-lo e multiplicá-lo.

Diante dessa questão dos investimentos, o profissional ajuda na definição de estratégias em curto, médio e longo prazo. Com um patrimônio maior e reforçado, torna-se possível fazer mais com o seu dinheiro e realizar seus sonhos, não é mesmo?

Como vimos, o planejador financeiro pode ter um papel crucial para quem deseja cuidar bem do dinheiro, atingir metas e gerenciar o patrimônio com estratégia. Com a contratação desse profissional, portanto, suas finanças terão um desempenho ainda melhor, e um acompanhamento constante, até então só encontrado no segmento private dos grandes bancos.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de se inscrever no nosso canal do Telegram! Por meio dele, você recebe diariamente textos e notícias do mercado financeiro, e se mantém sempre atualizado com relação aos últimos acontecimentos econômicos!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️