Planejador Financeiro

Planejador financeiro: quanto custa e como escolher o melhor profissional?

Por Mont Capital 26/02/2021

O apoio de profissionais do mercado financeiro pode ser útil para tomar boas decisões e usar seu dinheiro de forma estratégica. Entre os agentes desse segmento, o planejador financeiro aparece como um dos principais.

Ele é o profissional que atua na criação de um plano personalizado, o qual permite utilizar melhor os recursos disponíveis, bem como aumentar o patrimônio. Porém, tudo depende de uma contratação adequada — e isso inclui, entre outras coisas, saber o quanto será necessário pagar.

Na sequência, veja quanto custa e como escolher o melhor planejador para organizar e ajudar no cuidado com as finanças!

O que faz um planejador financeiro?

O planejador financeiro é um profissional que tem profundo conhecimento do mercado e sua atuação é voltada para ajudar indivíduos e famílias em sua relação com o dinheiro. Tudo começa com um reconhecimento de características e interesses do cliente, a partir das quais é elaborado um plano financeiro.

Depois, evolui-se para recomendações de soluções financeiras diversas. O planejador não executa as ordens, mas é capaz de orientar o contratante para que ele tenha chances melhores de atingir seus objetivos.

Qual é a importância desse profissional?

Antigamente, o serviço de planejamento financeiro estava restrito apenas a clientes que possuíam elevado patrimônio, que pertenciam ao segmento private bank, ou então, que estavam associados a algum Family office. Hoje, porém, já existem diversos planejadores financeiros independentes, atendendo a clientes com patrimônios de todos os tamanhos.

Contratar um planejador pode ser benéfico e trazer impactos positivos. A seguir, confira os principais motivos para buscar esse tipo de apoio!

Atendimento personalizado

Uma das maiores razões para ter um planejador financeiro é o fato de ele oferecer um atendimento totalmente customizado.

Na hora de criar um plano para as finanças, são consideradas qualidades específicas, como tamanho do patrimônio, objetivos, tolerância ao risco, expectativas e assim por diante. Portanto, você poderá ter acesso a uma estratégia que é desenhada de forma a contemplar a sua realidade.

Otimização do uso dos recursos

Com a atuação do planejador financeiro, é provável que você fique mais consciente dos seus interesses e das suas necessidades, além de entender como isso se relaciona ao seu dinheiro. Logo, é um passo importante para desenvolver hábitos melhores.

Além disso, o planejamento financeiro permite organizar despesas e ganhos, sair das dívidas, prever como investir dinheiro e como cuidar das finanças pessoais da forma ideal. Assim, é possível otimizar o uso do seu dinheiro no presente e no futuro.

Facilitação sobre o planejamento sucessório

Pensando no longo prazo, o apoio de um planejador pode ser útil até mesmo quando se fala em planejamento sucessório. Afinal, ele ajuda a definir a melhor forma de rentabilizar o patrimônio e de gerar mais segurança para as próximas gerações.

Ele também auxilia a fazer investimentos com características que favoreçam a distribuição de recursos entre os beneficiários de forma mais simples e menos onerosa. Assim, você terá mais tranquilidade ao planejar sua sucessão patrimonial.

Melhorias dos aspectos fiscais e tributários

O pagamento de impostos é mais um ponto que pode receber um reforço por parte do planejador financeiro. O profissional é capaz de ajudar a traçar um plano com as melhores configurações para reduzir, legalmente, o pagamento de tributos, aproveitando alternativas mais interessantes.

Além disso, a organização financeira é uma condição indispensável para ter visibilidade sobre o patrimônio. Com isso, você garante o cumprimento de todas as obrigações com a Receita Federal.

Outras áreas nas quais um planejador pode ajudar

Além de todas as possibilidades mencionadas acima, o planejador financeiro consegue ajudar os seus clientes em diversos outros assuntos, tais como planejamento da aposentadoria, escolha do melhor plano de previdência, seguros, orientação sobre crédito e financiamentos, investimentos, entre vários outros.

Um planejador financeiro, quando trabalhando em conjunto com um gestor de recursos, por exemplo, pode ajudar este último a elaborar um portfólio cada vez mais alinhado aos interesses, objetivos e perfil do cliente, o qual será posteriormente operacionalizado por meio de uma carteira administrada (ou então, para clientes com elevado patrimônio, por meio de um fundo exclusivo).

Quanto custa contar com um planejador financeiro?

Ao conhecer as vantagens e querer contratar o serviço, uma das dúvidas mais comuns envolve os gastos associados. Na verdade, isso depende do que for acordado com o profissional — o que pode variar bastante.

O planejador financeiro pode atuar de maneira contínua, acompanhando suas finanças. Por outro lado, também pode prestar serviços apenas por uma fase ou mesmo fazer consultas isoladas. Nesses casos, a cobrança varia conforme o serviço.

Uma das formas de pagamento é o chamado fee based, em que há a cobrança de uma taxa sobre determinado montante investido. O profissional pode oferecer a cobrança de um percentual sobre os ativos envolvidos no planejamento ou mesmo sobre os resultados obtidos.

O nível de cobrança também depende das certificações, da experiência e da demanda do profissional. Afinal, quanto mais procurado o planejador for, maior tende a ser seu preço.

De qualquer maneira, a cobrança deve ser considerada caso a caso, de acordo com as necessidades. Além disso, tudo tem de ser acordado de forma transparente, para que não restem dúvidas para quem contrata o serviço.

Como escolher o melhor profissional?

Para aproveitar todos os benefícios do planejador financeiro é essencial saber como encontrar o melhor profissional. Nesse caso, o ideal é ter atenção com alguns critérios que fazem a diferença para a tomada de decisão.

Veja quais são eles!

Conheça a experiência e a capacitação do profissional

O primeiro passo a ser dado é buscar profissionais que estejam devidamente qualificados para exercer esta atividade. O melhor é dar preferência a quem tem certificações financeiras oficiais. Além de garantir os conhecimentos técnicos necessários, a certificação demonstra o compromisso do planejador em assumir uma conduta ética e profissional.

Aproveite também para checar o nível de experiência do profissional. Se ele possui uma carreira sólida e boas referências, por exemplo, isso pode passar mais confiança sobre o cuidado das suas finanças

Avalie referências

Para se sentir mais seguro na hora de tomar a decisão, você pode buscar referências de quem já contratou o planejador financeiro. Solicite ao profissional recomendações e confira o que dizem em suas redes sociais, por exemplo. Busque descobrir se existe alguma reclamação a respeito do profissional.

Caso ele trabalhe para uma instituição financeira será ainda mais simples reconhecer tais pontos. Você pode avaliar o que diz o público sobre a empresa e já terá uma ideia sobre a qualidade do serviço.

Veja como é seu modo de trabalhar

Antes de contratar de maneira definitiva é importante alinhar como ocorrerá o trabalho. É preciso saber quais serão os serviços prestados, por quanto tempo serão válidos, quais serão os valores cobrados, como o profissional identifica necessidades etc. Todos estes parâmetros devem estar descritos no contrato de prestação do serviço, que deverá será assinado pelo cliente antes, ou logo após o início do atendimento.

Veja também se o seu planejador está disposto a trabalhar em conjunto com outros profissionais do mercado, como no exemplo anterior do gestor de recursos, no qual ele auxilia o gestor na montagem e manutenção de uma carteira administrada (ou fundo exclusivo) para o cliente.

O planejador financeiro pode ajudá-lo a organizar e utilizar melhor o seu patrimônio. Como vimos, o custo de contratação varia para cada profissional. Além de avaliar o preço, é essencial focar em escolher alguém que reúna as qualidades que são adequadas para as suas necessidades!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram! Por meio dele, você recebe textos e notícias, e se mantém sempre atualizado com os últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️