Planejador Financeiro

Pagar contas, resolver imprevistos, investir. Por que e como planejar o orçamento doméstico?

Por Mont Capital 22/01/2021

A distância entre um objetivo e a sua realização, muitas vezes, está no plano traçado até a conquista. No caso das finanças, isso também acontece, o que justifica planejar o uso do dinheiro. Em termos pessoais e familiares, o orçamento doméstico é um elemento crucial para isso.

Ele reúne as informações mais importantes sobre o patrimônio da família e seus objetivos. Assim, deve ser elaborado de forma estruturada. Desse modo, poderá oferecer mais vantagens a partir da aplicação no cotidiano.

Portanto, veja qual é o papel do orçamento doméstico no dia a dia e entenda como é possível elaborar o seu!

O que é o planejamento doméstico?

O planejamento doméstico é um plano referente ao uso do dinheiro no ambiente doméstico — ou seja, pela pessoa ou família. Trata-se de um planejamento financeiro que visa prever, registrar, acompanhar e otimizar a utilização dos recursos no dia a dia.

Ele está diretamente relacionado à organização financeira, bem como à identificação de ameaças, oportunidades e necessidades. Então tudo é estruturado para atender ao contexto de cada grupo.

Como funciona o orçamento de uma família?

Pensando em termos de orçamento doméstico, ele corresponde ao uso de recursos com foco em contas e obrigações da família. O seu intuito, portanto, é garantir que as demandas familiares e pessoais sejam supridas, de acordo com a disponibilidade financeira.

Em um planejamento financeiro familiar, há, primeiramente, a consideração sobre os recebimentos. Logo, unem-se os ganhos e salários de todos os que possuem renda na casa. Depois, há uma avaliação quanto aos custos.

As despesas fixas são aquelas que se mantêm ao longo do tempo, como o valor do aluguel ou da mensalidade da escola dos filhos. Já as despesas variáveis mudam conforme as necessidades, podendo aumentar ou diminuir facilmente de um mês para o outro, como as contas de luz e os gastos com alimentação e lazer.

O orçamento doméstico deve prever a distribuição dos recursos recebidos entre todas as despesas. Além disso, é preciso pensar além das contas e planejar seus objetivos para o futuro, de acordo com a prioridade.

Qual a importância de organizar e planejar o orçamento?

Montar um orçamento doméstico é essencial para obter organização financeira e os benefícios que estão associados a ela. Primeiramente, é uma forma de manter o controle de despesas e prevenir que ocorram gastos desnecessários.

Também é um elemento central para conseguir pagar contas em dia e, assim, evitar atrasos, inadimplência ou endividamento.

Outro ponto importante é que ele ajuda a superar os imprevistos. Isso acontece, principalmente, porque o orçamento doméstico permite separar uma parte do dinheiro para guardar e montar uma reserva de emergência. Assim, é possível lidar com situações atípicas, sem prejudicar o planejamento.

O orçamento também pode ajudar a começar a investir dinheiro. Você terá a chance de destinar parte dos recursos para os produtos do mercado financeiro. Isso permite aumentar o nível de estabilidade financeira e multiplicar seu patrimônio por meio dos rendimentos.

Em resumo, é justo dizer que, entre as maiores vantagens do orçamento doméstico estão: fazer mais com o dinheiro, realizar sonhos, atingir metas e superar desafios.

Quais são os impactos do planejamento sobre os investimentos?

Ao falar da importância do orçamento doméstico, você viu que a realização de investimentos está entre os pontos. De fato, esse passo é um dos primeiros para quem deseja ter capacidade de investir e alcançar resultados com sua carteira.

Ao planejar o orçamento, é possível evitar desperdícios financeiros e direcionar melhor os seus recursos. Com isso, você terá dinheiro para começar a investir em busca dos seus objetivos. Além de tudo, o bom planejamento financeiro permite investir com consistência.

Afinal, é possível reservar parte das entradas mensais exclusivamente para os investimentos, garantindo que a transferência seja feita todo mês. Logo, é uma maneira de acumular patrimônio e aproveitar cada vez mais as oportunidades do mercado financeiro.

Não menos importante, o planejamento oferece mais consciência financeira e cada vez melhores possibilidades para investir. O seu dinheiro pode ser usado de forma estratégica, em busca do que é prioritário para sua família.

Como montar um orçamento doméstico?

Para aproveitar todos os pontos citados, é necessário saber como elaborar o orçamento, certo? O processo deve ser feito em etapas e cumprindo alguns cuidados relevantes.

Confira para descobrir o que fazer!

Desenvolva educação financeira

Ter mais consciência sobre o uso do dinheiro e melhorar a sua relação com as finanças são elementos importantes para conquistar os resultados. Sendo assim, um dos pontos de partida consiste em desenvolver a educação financeira.

É importante conhecer os princípios do uso inteligente do dinheiro e a relevância do planejamento. Dessa maneira, o orçamento será mais representativo e considerará diversas necessidades. Para aumentar sua educação financeira, busque conteúdos, cursos e profissionais de confiança.

Mapeie despesas e recebimentos

Ciente dos conceitos e das estratégias financeiras, é preciso ter suas finanças registradas. Para isso, faça um reconhecimento sobre todos os gastos típicos da família. Avalie também as entradas — considerando salários, aluguéis, pensões, aposentadoria, renda extra e até ganhos em investimentos já realizados.

Depois, você pode distribuir os recursos disponíveis entre as despesas, por ordem de relevância ou prioridade. Desse modo, fica mais fácil garantir que todas sejam devidamente quitadas e o seu padrão de vida se mantenha dentro do que você deseja.

Passe a investir com frequência

Uma das formas de reforçar o orçamento doméstico é por meio da renda extra e do aumento de patrimônio. Investir dinheiro pode ser de grande ajuda, então é necessário prever tal direcionamento de recursos.

Um cuidado indispensável é ter frequência e disciplina na construção do seu patrimônio. Para investir todo mês, encontre oportunidades para economizar, reduza gastos supérfluos e defina metas. Assim, você terá maior disponibilidade de recursos para aportar e obter resultados.

Além disso, pesquise entre as diversas alternativas de investimentos para encontrar aquela mais adequada ao seu perfil de risco e necessidades. Caso tenha dificuldade para realizar essa busca, busque a ajuda de um gestor de recursos, que poderá ajuda-lo por meio da montagem de uma carteira administrada (ou fundo exclusivo, dependendo da sua situação patrimonial).

Tenha auxílio de um planejador financeiro

Você achou complexo fazer todos os passos sozinho? O planejador financeiro é um profissional experiente e qualificado, capaz de estruturar um plano para o uso do seu dinheiro. Ele pode ajudar a acabar com as dívidas, atingir metas e até otimizar os investimentos.

Portanto, ter o apoio desse profissional pode fazer a diferença para conseguir melhorar quanto ao orçamento doméstico. Além disso, ele também auxilia a identificar e aproveitar oportunidades que poderiam passar despercebidas.

Antes o apoio deste profissional estava disponível apenas para clientes com patrimônio muito elevado, os quais estavam vinculados a algum family office, ou então, pertenciam ao segmento private bank, dos grandes bancos. Entretanto, hoje há diversos planejadores financeiros atuando de forma independente, e atendendo investidores com patrimônio de todos os tamanhos.

Além disso, quando trabalha em conjunto com outros profissionais do mercado financeiro, o apoio que o planejador financeiro pode oferecer para o cliente é ainda mais completo. Por exemplo, ao trabalhar em conjunto com um gestor de recursos, o planejador pode fornecer informações importantes a respeito do perfil do investidor, suas necessidades de liquidez, objetivos, sonhos, entre tantas outras, e, dessa maneira, ajudar o gestor na estruturação de uma carteira administrada (ou de um fundo exclusivo, caso o patrimônio do cliente em questão seja bastante elevado) desenhada exclusivamente, sob medida, para as necessidades do cliente.

Como vimos, o orçamento doméstico oferece direcionamento para administrar seus recursos de forma estruturada e focada em objetivos. Com a ferramenta e o apoio de um planejador financeiro, é possível investir mais e melhor, o que facilita a conquista de performance!

Agora que você sabe a importância de se antecipar, aproveite para conhecer melhor o planejador financeiro e a sua função!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de se inscrever em nosso canal no Telegram! Por meio dele, você recebe textos e notícias sobre economia, finanças e investimentos, e se mantém sempre atualizado com relação aos últimos acontecimentos do mercado!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️