Temas diversos

Conheça 3 tecnologias para escritórios jurídicos

Por Mont Capital 15/01/2018

Nem todas as previsões dos filmes futuristas do século passado foram certeiras. Mas uma coisa é inegável: atualmente, o mercado da tecnologia da informação (TI) é um dos que mais se movimenta no mundo, tornando acessíveis tecnologias transformadoras, que vêm alterando completamente a forma como vivemos e trabalhamos.

Isso ocorre nas mais diversas áreas, e aqueles que não acompanham os avanços ficam para trás. No caso de escritórios jurídicos, por exemplo, a automatização de documentos, organização e acompanhamento de processos, gestão de clientes e funcionários, controle financeiro são possibilidades de otimização do trabalho.

Quer saber como? Veja, a seguir, 3 tendências de TI que escritórios jurídicos devem ficar de olho:

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem é algo que não é tão visível, porém, está no dia a dia de boa parte da população mundial. Para que você entenda com mais clareza: basta pensar que praticamente tudo o que se apresenta online (sites, sistemas, aplicativos, jogos, fotos, documentos) está em nuvem, ou seja, armazenado em computadores e servidores interligados pela internet.

Mas, lembre-se: é praticamente tudo, e não absolutamente. Apesar de o termo “computação em nuvem” ter se popularizado, nem todas as informações que estão na internet utilizam essa técnica para seu armazenamento. Para detalhes técnicos sobre essa tecnologia, veja o artigo especial da Amazon, uma das companhias pioneiras no setor.

2. Sistemas ERP específicos na área

Embora os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERPs) já sejam bastante usados em grandes empresas, eles têm se tornado mais frequentes nas rotinas de negócios e escritórios de menor porte.

Por meio de um ERP, é possível integrar diversas áreas e informações em tempo real, reduzindo a margem de erro humano, otimizando todos os processos e, consequentemente, proporcionando maior lucro.

Com a popularização desses tipos de sistemas, surgiram diversas versões específicas, como os ERPs para escritórios jurídicos. O uso de tais softwares, além da gestão habitual de uma empresa, proporciona inúmeros outros benefícios e facilidades, como, por exemplo, acompanhamento,  organização e checagem de abertura e pendências de processos judiciais.

3. Automatização de escritórios jurídicos

A automatização de documentos é uma expressiva tendência tecnológica para otimizar a rotina de escritórios jurídicos. Esse recurso inovador pode ser integrado ao dia a dia por meio dos sistemas ERPs, ou seja, as duas tecnologias trabalham em conjunto.

Por meio da automatização, é possível melhorar, e muito, a eficiência de toda sua equipe: de onde você estiver e com apenas alguns cliques, é possível criar uma peça que sairá pronta, sem erros e dentro do padrão de seu escritório. Essa mudança na organização documental, além de agilizar as entregas, possibilita uma melhor gestão de tarefas entre você e os demais colaboradores.

A tecnologia avança num ritmo muito acelerado, e quem não acompanhar poderá perder espaço no mercado. Além disso, o uso de tecnologia em escritórios jurídicos possibilita uma enorme redução de perda de tempo com trabalhos burocráticos, lentos e repetitivos. Com isso, é possível se dedicar a outras atividades e aprender sobre áreas diferentes, como educação financeira, planejamento financeiro, investimentos e diversos temas que se tornaram imprescindíveis por conta da atual volatilidade da economia.

Agora, não se esqueça de deixar seu comentário e nos contar sua experiência com tecnologias para escritórios jurídicos — podemos ajudá-lo em suas dúvidas!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️