Investimentos

Assessor, gestor, consultor, analista de investimentos: quem é quem no mercado financeiro?

Por Mont Capital 22/10/2020
Fundo Exclusivo

O mercado de investimentos tem diversos agentes, com funções e relações específicas com os investidores. Para quem ainda não está acostumado a saber quem é quem no mercado financeiro, é normal confundir as funções e o papel de cada um.

No entanto, entender as responsabilidades e a atuação dos profissionais é importante para melhorar a sua tomada de decisão. Além disso, é relevante compreender quais são as qualificações necessárias para não correr o risco de buscar quem não tem os conhecimentos esperados – dos quais você precisa.

A seguir, veja qual é o papel do assessor, gestor, consultor, analista de investimentos e também do gerente de banco — e saiba o que cada um pode fazer por você!

O que faz um assessor de investimento?

Vamos começar pelo assessor de investimentos, que é o profissional responsável por apresentar as alternativas que estão disponíveis no mercado para o investidor. Ele mostra tanto as possibilidades da renda fixa quanto da renda variável.

A decisão de onde aportar cabe inteiramente ao investidor. No entanto, o assessor pode ajudar tirando dúvidas técnicas ou conceituais. Isso não significa que ele afirmará que uma escolha é melhor do que outra. Seu papel é explicar como funciona cada alternativa.

Esses agentes costumam estar associados a uma corretora ou banco de investimentos. Assim, eles também podem intermediar as ordens de compra e venda, caso seja solicitado pelo investidor. Para atuar nessa carreira, o profissional precisa ter autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Também é necessário ser aprovado em uma prova de certificação. O teste é aplicado pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).

O que faz um gestor de investimentos?

Para continuar a entender quem é quem no mercado financeiro, é o momento de conhecer o trabalho do gestor. Em geral, trata-se de um profissional que atua em gestoras — responsáveis pelos fundos de investimento e carteiras administradas.

No papel em questão, o profissional fica responsável por realizar análises e tomar decisões quanto aos investimentos do fundo. Para tanto, ele deve seguir uma estratégia, e realizar a gestão dos fundos – que pode ser ativa ou passiva.

Um gestor com abordagem ativa busca obter lucro com a compra e venda de títulos, ativos e derivativos, aproveitando as oportunidades que surgem no mercado. Seu objetivo é superar o rendimento de um benchmark. Já uma estratégia passiva foca mais em acompanhar um indicador – e sua rentabilidade.

Outra possibilidade de atuação do gestor ocorre por meio dos fundos exclusivos e das carteiras administradas. Trata-se de duas modalidades de investimentos nas quais o cliente obterá uma carteira de investimentos exclusiva para ele, elaborada pelo gestor com base em seu perfil, objetivos e necessidades específicas. O fundo exclusivo conta com vantagens tributárias, e é recomendado para clientes com elevado patrimônio.

Assim como é o caso do assessor de investimentos, o gestor deve ter um registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Com isso, tem a autorização necessária para atuar no mercado.

O que faz um analista de investimento?

Até aqui, você já consegue notar que as funções do assessor e do gestor de investimentos são bem diferentes. Além delas, também há o analista de investimento entre as profissões do mercado financeiro.

Como o próprio nome revela, uma das suas responsabilidades é elaborar análises sobre as condições do mercado e dos investimentos. O profissional pode, então, fazer a análise técnica ou fundamentalista, considerando projeções e características do contexto.

A partir dos seus conhecimentos, o analista pode fazer recomendações para o investidor. Sua função é ajudar a encontrar boas oportunidades. As análises também podem favorecer a correção de rota e a diversificação da carteira de investidores ou especuladores.

Note que, enquanto o assessor apresenta e explica alternativas de investimentos, o analista é autorizado a avaliar e fazer indicações. A atuação dele é mais comum em instituições financeiras e gestoras. E para o trabalho também é exigida a Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).

O que faz um consultor de investimento?

O consultor de investimentos é outro integrante dos agentes do mercado financeiro. Uma das suas características mais marcantes é que ele atua de maneira independente. Ou seja, não costuma estar associado a gestoras ou corretoras e bancos.

O profissional geralmente atua realizando uma análise sobre o perfil do investidor, seus objetivos e suas eventuais dúvidas sobre finanças e investimentos. A partir disso, pode traçar um plano adequado para o alcance de interesses no mercado financeiro.

A tarefa envolve um estudo completo sobre os ativos e derivativos financeiros, além de uma análise sobre as condições de mercado no presente e no futuro. Assim, o consultor consegue orientar quem investe entre as alternativas mais aderentes ao perfil.

Contudo, convém notar que o profissional não pode executar os investimentos por conta própria e nem realizar indicações. A decisão final e a realização efetiva dos aportes dependem, exclusivamente, do investidor.

Na hora de escolher o agente, é interessante conferir a sua formação. Há diversas certificações que o consultor pode apresentar — como a Certificação de Especialistas em Investimentos (CEA) ou mesmo certificações internacionais.

O que faz um gerente de banco?

Por fim, saber quem é quem no mercado financeiro inclui conhecer o papel do gerente de banco. Afinal, a carreira apresenta um profissional que faz parte da tomada de decisão de muitos investidores.

O gerente é a pessoa que trabalha em um banco público ou privado, com uma atuação de gerenciamento de correntistas e investidores. Sua principal função é fazer a ligação entre a instituição financeira e o cliente.

Contudo, é preciso observar que ele não tem como foco principal os investimentos. Embora faça parte do seu escopo de trabalho, essa não é sua atividade central. Além disso, nem sempre o que ele apresenta ao investidor é a melhor opção para investimentos. Por isso, é preciso atenção.

Assim como outros agentes, o gerente de banco precisa ter certificação específica para atuar no mercado.

Por que é importante conhecer quem é quem no mercado financeiro?

Como você pode notar, cada agente financeiro tem responsabilidades e atuações bem específicas. De acordo com a área, há até mesmo limites legais sobre o que pode ou não ser feito por parte dos profissionais.

Conhecer o que cada um faz é importante porque torna mais fácil aproveitar as possibilidades que são oferecidas. Nesse sentido, é uma forma de buscar o profissional certo na hora de investir, dependendo das suas necessidades.

Se o que você deseja é balancear a sua carteira e otimizar os investimentos, um consultor ou um analista podem ajudar. Já se quiser conhecer melhor as alternativas disponíveis, o assessor é mais adequado. Para a atuação com carteiras administradas e fundos, gerando uma experiência mais personalizada, o gestor é indispensável.

Ao analisar as particularidades, é possível ter o apoio necessário para aportar seus recursos. Logo, descobrir quem é quem no mercado financeiro permite saber a quem recorrer, dependendo das suas demandas. Assim, há como entender o mercado e aproveitar melhor as oportunidades!

Se quiser outras dicas e conteúdos informativos, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as publicações!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️