Investimentos

Prazo dos investimentos: por que você deve considerar antes de investir?

Por Mont Capital 18/02/2021

Antes de investir é muito importante considerar questões como o seu perfil de investidor, os seus objetivos financeiros e os prazos para alcançar tais metas. Depois de ter tudo isso bem definido, é preciso conciliar tais pontos com o prazo dos investimentos.

Essa característica é fundamental para o funcionamento dos investimentos e tem grande influência nos seus resultados. Portanto, não deve ser deixada de fora no momento da escolha.

Neste artigo, você entenderá por que é tão relevante levar esse aspecto em consideração. Veja!

O que é o prazo dos investimentos?

Quando se fala em prazo de investimento, a intenção é abordar quanto tempo leva para que o produto financeiro entregue seus resultados em termos de rentabilidade. Logo, funciona como um prazo para a consolidação da performance potencial.

Além disso, o prazo está ligado ao período de vencimento ou resgate. Alguns investimentos têm regras específicas sobre quando o dinheiro pode retornar para as mãos do investidor, o que exige atenção.

Em termos de classificação, o prazo dos investimentos pode ser dividido em três tipos.

curto prazo: caracterizado por um período de até 1 ano;

médio prazo: entre 2 e 5 anos;

longo prazo: acima dos 5 anos.

Qual a importância do prazo para cada investimento?

Independentemente do tempo de vencimento, o prazo de um investimento tem impacto direto em seus resultados. Isso acontece principalmente pelo conceito de tripé dos investimentos. Os investimentos apresentam três características principais: liquidez, rendimento e segurança.

Na hora de escolher, é possível maximizar apenas um ou dois dos pontos. Um investimento com alta liquidez e segurança tende a ser menos rentável, por exemplo. Por outro lado, um investimento com alto potencial de retorno costuma ser menos líquido e menos seguro.

A liquidez pode ter relação com o prazo de resgate. Afinal, ela envolve a capacidade de converter o investimento em dinheiro. Assim, ainda que um investimento tenha um prazo específico, se ele tiver liquidez alta é possível resgatá-lo mais facilmente antes do vencimento.

Em relação aos investimentos, o prazo é determinante para o funcionamento, já que um produto financeiro não depende apenas do retorno. É por isso que títulos do mesmo tipo podem ser diferentes, de acordo com o prazo.

Tome como exemplo os títulos do Tesouro. Enquanto o Tesouro Selic costuma ser de curto prazo, o Tesouro IPCA+ é de longo prazo. Como consequência, cada um é mais indicado para determinados investidores e contextos, embora ambos sejam alternativas da renda fixa.

Um outro exemplo são os fundos de investimentos, que possuem prazos de resgate diferentes de acordo com a categoria do fundo. Há fundos com resgates de curto prazo, com o dinheiro disponível na conta do investidor no mesmo dia, ou no dia seguintes, como ocorre normalmente nos fundos DIrenda v. Por outro lado, há fundos com prazo de resgate superior a um ano.

A relação entre prazo e volatilidade

Pensando nos impactos do prazo dos investimentos, também é necessário considerar que ele está ligado à questão da volatilidade. Além disso, é preciso lembrar que diferentes tipos de investimentos possuem a sua volatilidade afetada de maneiras distintas de acordo com o prazo.

É algo que tem impacto extra quando se fala na renda variável, que não tem garantias quanto à remuneração do investidor. Nesse caso, faz sentido falar sobre a maturação de investimentos.

Ao investir em ações, por exemplo, é aconselhável esperar algum tempo para que o negócio se consolide e que suas decisões e práticas façam efeito. Como os resultados não são imediatos, o retorno se dá ao longo do tempo.

Na prática, investir em ações para o longo prazo pode diminuir o impacto da volatilidade. Isso porque uma eventual queda na cotação de uma semana tende a ter o seu impacto bastante diluído quando se observa um espaço de mais de 5 ou 10 anos, por exemplo.

Por outro lado, a situação se inverte quando o investimento é realizado em títulos de renda fixa. Para estes, quanto menor o prazo da aplicação, menos volátil ela tende a ser, haja a vista que um prazo mais curto oferece maior previsibilidade e segurança com relação à capacidade de pagamento do emissor de um título.

Títulos com prazos muito longos, como as Notas do Tesouro Nacional Série B (também conhecidas como “Tesouro IPCA+”), com vencimento superior a 30 anos, podem apresentar elevada volatilidade, especialmente devido ao fato de serem marcados a mercado, e seu preço estar sujeito a mudanças abrutas em função de notícias e eventos que possam impactar as perspectivas futuras com relação a economia brasileira.

Quais os riscos de não pensar no prazo?

Apesar da importância que o prazo, não é incomum se deparar com quem desconsidere esse fator na sua decisão de investimento. Contudo, ignorar o prazo pode ter impactos em toda a carteira de investimentos.

Uma das possibilidades envolve o risco de liquidez. Se você usa o rendimento dos investimentos como único critério, há o risco de focar em aportes que só podem ser retirados no médio e no longo prazo. Isso imobiliza seu capital e pode causar dificuldades, caso você precise acessar o dinheiro imediatamente, podendo levar até mesmo ao endividamento.

Além do mais, a desconsideração do prazo pode aumentar as chances de perdas e mesmo a frustração. Se você investir em ações com foco no resgate em curto prazo, por exemplo, pode sofrer perdas financeiras ou não alcançar os objetivos previstos para o seu patrimônio.

Como consequência, há o risco de o plano de investimentos falhar. Por isso, um planejamento eficiente envolve considerar não apenas os rendimentos e os riscos, mas também os prazos.

Como escolher os prazos adequadamente?

Agora que você já sabe que o prazo dos investimentos tem tanta importância é necessário saber como usá-lo a seu favor.

Descubra o que fazer para escolher os prazos dos seus investimentos!

Considere as suas necessidades e expectativas

O primeiro passo é entender as suas próprias características. Pense no seu perfil de investidor e na sua tolerância ao risco e em seus objetivos. Quem busca mais segurança, normalmente, tem interesse em maior liquidez. Porém, o longo prazo também ajuda a diminuir os riscos para alguns tipos de ativos, como visto.

Além disso, é crucial pensar na sua necessidade de acesso aos recursos. Se a ideia for investir sua reserva de emergência o prazo deve ser mais curto e a liquidez alta, pois o importante é ter segurança e a chance de retirar os valores conforme for preciso.

Quem quiser construir patrimônio, por outro lado, pode recorrer, aos investimentos de mais longo prazo, que costumam oferecer rentabilidades mais atraentes em troca da menor liquidez.

Conheça as características dos investimentos

Nesse processo de escolha também é essencial explorar as características dos produtos financeiros. Use o tripé dos investimentos como referência para entender o comportamento de cada alternativa diante do prazo.

Isso permite avaliar possibilidades distintas e entender como será a possível conquista de retorno em cada caso.

Tenha auxílio de um planejador financeiro

Para descomplicar a decisão, vale a pena ter o apoio de um planejador financeiro. Ele considerará suas características e seus objetivos e poderá ajudar a encontrar as melhores alternativas disponíveis.

Antes disponível apenas para clientes de private bank e Family offices, hoje existem diversos planejadores financeiros independentes que atendem a clientes com patrimônio de todos os tamanhos.

É um apoio importante para alocar melhor o dinheiro com base em prazos, perfil e metas pessoais. Além de tudo, ele poderá ajudá-lo a obter a diversificação de investimentos, de modo a reduzir ainda mais os riscos e aumentar o potencial de retorno.

Busque ajuda de outros profissionais do mercado financeiro

Assim como o planejador financeiro, existem vários outros profissionais do mercado financeiro que podem auxiliá-lo na montagem da sua carteira de investimentos, tais como analistas ou consultores de valores mobiliários.

Um destes profissionais é o gestor de recursos. Trata-se de um especialista com experiência, qualificação e autorização junto aos órgãos reguladores para desenhar um portfólio sob medida para os objetivos, perfil e necessidades do investidor, e operacionalizar a alocação e rebalanceamento dos recursos por meio de uma carteira administrada (ou de um fundo exclusivo).

O prazo dos investimentos é uma das características mais importantes para a sua tomada de decisão e composição de carteira. Conhecendo as alternativas e sabendo quais são seus impactos, você poderá montar seu portfólio de forma adequada.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram! Por meio dele, você recebe textos e notícias, e se mantém sempre atualizado com os últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️