Fundo Exclusivo

Fundo Exclusivo: o que é e por que ter um?

Por Mont Capital 01/10/2020

Opções de investimentos não faltam no mercado e, certamente, você já conhece os fundos de investimento, certo? Entretanto, cada vez mais pessoas com elevado patrimônio buscam por alternativas mais alinhadas aos seus objetivos. Nesse sentido, os fundos exclusivos vêm ganhando destaque.

Feito sob medida para cada necessidade, esse tipo de fundo recebe atenção entre os investidores qualificados e de grande porte. Principalmente porque o nível de risco ao qual o patrimônio é exposto e o objetivo de ganho de capital são decididos junto com o titular do fundo.

Neste artigo, você entenderá o que é fundo exclusivo, quais são as vantagens e desvantagens desse veículo de investimento e quando vale a pena optar por ele. Boa leitura!

O que é um fundo exclusivo?

Fundo exclusivo é um tipo de fundo de investimento estruturado que pode ser exclusivo e/ou restrito, de forma que um investidor pode ter seu fundo exclusivo ou restrito de qualquer categoria: FICS, FIAs, FIMs, FI RFs, FII, FIP.

O produto tem as mesmas características de um fundo tradicional, mas com o diferencial de ser desenvolvido sob medida, contar com atendimento personalizado e ter a possibilidade de possuir um número restrito de cotistas.

Dessa forma, todo o funcionamento do fundo é personalizado de acordo com o objetivo e as expectativas dos cotistas exclusivos. Isso também vale para as políticas de investimento e alocação de recursos.

Por ser um investimento bastante específico, criar um fundo exclusivo é uma alternativa limitada para poucos investidores. Devido os custos de manutenção, é uma modalidade viável apenas para investidores qualificados e de maior porte (acima de R$ 10 milhões).

Como são destinados a pessoas de alta renda, os fundos exclusivos não envolvem muitos cotistas. O patrimônio – normalmente familiar – geralmente é elevado, de forma que não é necessário haver a junção com outros investidores.

Como o fundo exclusivo funciona?

Como vimos, os fundos exclusivos têm o mesmo conceito e funcionamento de outros tipos de fundos de investimentos. A grande diferença está na sua personalização e na limitação de pessoas envolvidas.

De modo geral, o funcionamento começa com o investidor qualificado solicitando a sua criação. Para isso, ele deve ter uma alta quantia de capital e precisa buscar os profissionais (como gestor de recursos, administrador etc.) que trabalharão no fundo.

Apesar de sua exclusividade, é necessário registrar o fundo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Tais entidades reguladoras fazem a fiscalização rigorosa do mercado financeiro.

Após a aprovação, o fundo exclusivo passa a funcionar da mesma forma que em outros formatos, com a possibilidade de ser aberto ou fechado — a flexibilidade do regime de liquidez deve se adequar às necessidades do investidor.

No caso do fundo aberto, os resgates e as aplicações podem ser feitos a qualquer momento. Já no fundo fechado, as aplicações e amortizações têm prazos de carência, que costumam variar entre 6 meses e 1 ano.

Em ambos os casos, o tratamento tributário segue a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Mas apenas no fundo aberto há incidência do imposto da modalidade come-cotas.

Vantagens e desvantagens do fundo exclusivo

Diante das informações apresentadas, você pode estar se perguntando por que ter um fundo exclusivo. Existem diversos benefícios nesta modalidade, mas há algumas desvantagens que valem a pena serem conhecidas.

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens dos fundos exclusivos!

Vantagens

Um dos principais benefícios de ter um fundo exclusivo é que as estratégias de investimento dele são estabelecidas em conjunto com o investidor, visando maximizar os resultados gerados.

Tudo é pensado de acordo com o perfil de risco e objetivos de cada cliente. Com uma gestão exclusiva, é possível implementar política e estratégia de investimentos acertadas, centralizar sua carteira e fazer uma boa gestão do patrimônio.

Além disso, é viável perpetuar os recursos através de planejamento sucessório e tributário. Então, entre as maiores vantagens dos fundos exclusivos, estão:

    • gestão independente, por uma equipe especializada;
    • monitoramento e relatórios personalizados;
    • acesso ao mercado secundário de renda fixa;
    • otimização tributária nas operações dos ativos do fundo;
    • visão consolidada da carteira;

 

Como benefícios para pessoa jurídica, podemos citar:

        • gestão de caixa profissional e especializada;
        • alto padrão de governança corporativa;
        • consolidação de caixa no caso de 2 ou mais empresas do mesmo grupo;
        • controle de liquidez
        • rebates revertidos para o fundo

 

Já como benefícios para pessoa física, temos:

        • otimização tributária;
        • isenção do Come-cotas
        • blindagem patrimonial;
        • rebates revertidos para o fundo;
        • carteira de investimentos personalizada

 

Desvantagens

A principal desvantagem do fundo exclusivo é o alto custo de montagem para viabilização do produto. Toda a personalização do serviço tem um preço. Existem custos com contratações, além das taxas de administração e performance – que também podem estar presentes nos fundos exclusivos.

Além disso, há outra desvantagem com relação à tributação de ativos financeiros que têm isenção para pessoa física. Como o fundo exclusivo tem CNPJ, investimentos como LCI, LCA e rendimentos de aluguéis de fundos imobiliários, por exemplo, perdem o benefício da isenção do IR.

Quando o fundo exclusivo vale a pena?

Diante de tantas vantagens, você pode ter se interessado por criar um fundo exclusivo. Mas, afinal, quando esse tipo de investimento se torna viável e interessante para o investidor?

Como vimos, o produto tem alguns custos — especialmente relacionados ao administrador, custodiante, auditor, e à atuação da gestora de recursos, por exemplo. Por isso, o ideal é que o investimento inicial seja de, no mínimo, 10 milhões de reais para compensar os gastos.

Acima desse valor, o fundo exclusivo se torna interessante por questões tributárias tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

A estruturação de um fundo do tipo também é recomendada para clientes que necessitam personalizar seu mandato de investimento em uma gestão profissional, com política de investimento clara, administração do risco e otimização de impostos.

Lembre-se, ainda, de que a estrutura dos fundos exclusivos permite a consolidação de todos os investimentos em um único lugar. Isso possibilita o fácil acompanhamento do portfólio — veículo recomendado para estratégia sucessória e patrimonial.

Agora que você sabe o que é fundo exclusivo e quais são suas características, pode analisar se ele faz sentido para o seu caso. Se acreditar que a estrutura é interessante para você, saiba é possível fazer uma simulação de carteira para os próximos anos para facilitar sua escolha.

Lembre-se também de que, no momento de investir, é fundamental contar com uma gestora de recursos independente e focada em apresentar as melhores soluções para o seu dinheiro. Então entre em contato conosco e saiba como ter um fundo exclusivo!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️