Planejador Financeiro

Afundado em dívidas? Veja como se planejar para sair delas!

Por Mont Capital 23/12/2020

Você está com muitas contas e precisa sair das dívidas? Nessa situação, é normal que surjam dificuldades para ser organizar. Os atrasos geram multas e juros, cada vez o dinheiro rende menos e conseguir deixar o saldo positivo pode parecer impossível.

Para superar as dificuldades, é importante conhecer boas práticas de planejamento financeiro e conseguir se organizar. Somente assim será possível criar metas e traçar estratégias para quitar todas as obrigações.

Para ajudar, preparamos este conteúdo com as principais dicas sobre o assunto. Continue a leitura e veja como se planejar para sair das dívidas!

Tenha um controle financeiro

O ponto de partida para ser capaz de se livrar das dívidas é ter um bom controle financeiro. É com ele que você poderá identificar os pontos de atenção do orçamento e os caminhos para quitar os débitos. Nele, você vai detalhar todo o orçamento familiar.

Aqui, vale seguir algumas etapas para garantir a melhor organização. Primeiro, liste todos os rendimentos, considerando salários, investimentos, benefícios etc. Depois, anote todos os custos fixos e variáveis, como:

aluguel;

energia elétrica;

água;

gás;

transporte;

seguros;

mercado;

lazer.

Para tanto, tenha uma planilha financeira ou baixe aplicativos de controle de despesas. Anotando tudo isso, fica mais fácil visualizar quais são os itens com maior custo e procurar maneiras de economizar.

Por exemplo, você pode rever os pacotes de serviços contratados em telefonia e internet — que normalmente incluem muitos serviços que não são utilizados. Também vale observar os gastos com cartão de crédito e, principalmente, despesas supérfluas.

Não gaste mais do que ganha

Parece uma dica óbvia, mas não é. Muitos planejam as despesas mensais, mas com o tempo fazem novas despesas, contando com valores que entrarão no futuro. Geralmente, o parcelamento é a solução utilizada para possibilitar a compra.

No entanto, podem surgir imprevistos em um mês que faça com que o valor não fique realmente disponível. Em outros casos, o descontrole pode gerar acumulação de diferentes parcelas, totalizando um custo que não se encaixa no orçamento.

Para, de fato, não gastar mais do que ganha, é importante se planejar para sempre ter uma parte do rendimento mensal sobrando. O ideal é 30%, mas tente guardar no mínimo 10% da sua renda. Isso ajudará a quitar as dividas e construir patrimônio.

Busque educação financeira

A educação financeira é um assunto importante que deve ser abordado desde a infância, mas nunca é tarde para aprender. A dica é procurar meios para saber mais sobre finanças, economia e ver dicas de como não cair em armadilhas que podem gerar o endividamento.

Existem livros, cursos e vários conteúdos gratuitos na internet. Você pode acompanhar blogs, podcasts ou assistir vídeos sobre o tema. Isso ajudará a entender como outras pessoas que passaram por dívidas conseguiram superar as dificuldades.

Além disso, a educação financeira faz com que você tenha acesso a mais dicas de economia e investimentos. Com o tempo, ficará fácil criar uma rotina para guardar dinheiro e conquistar os seus objetivos.

Negocie os débitos pendentes

Com o seu controle financeiro detalhado, você conseguirá verificar o total de dívidas acumuladas e suas possibilidades de pagamento. A partir disso, procure maneiras de negociar os débitos. Entre em contato com os credores para tentar encontrar condições mais favoráveis.

Nesse caso, existem alguns pontos de atenção. Primeiro, saiba priorizar dívidas: serviços essenciais que podem ser cortados e aquelas despesas com juros maiores costumam ter preferência. Outro ponto é avaliar o planejamento financeiro para verificar os valores disponíveis para pagamento.

Ao negociar com os credores, às vezes é possível reduzir o custo dos juros e multas ou encontrar prazos melhores. Em todos os casos, é fundamental fechar acordos que você realmente possa cumprir — para evitar novas dívidas.

Tenha uma reserva de emergência

Algo que ajuda a proteger contra novas dívidas é ter uma reserva de emergência. Ela é essencial para evitar problemas financeiros e lidar melhor com imprevistos. Por isso, determine um valor ou percentual para guardar todos os meses e deposite em uma conta específica.

É indicado que a reserva tenha valor suficiente para arcar com suas despesas durante, no mínimo, 6 meses. Isso trará mais tranquilidade para sua vida, reduzindo os riscos no orçamento. Para acelerar a criação da sua reserva, aplique as dicas de educação financeira.

Ou seja, evite gastos supérfluos, pesquise preços antes de fazer compras e priorize os pagamentos à vista. Sem o acúmulo de parcelas, fica mais fácil manter o controle sobre as despesas e evitar surpresas desagradáveis no final do mês.

Faça investimentos

Investir é importante por diversos motivos, como proteger seu dinheiro da inflação e ter chances de aumentar o patrimônio. Primeiramente, seu investimento será o dinheiro da reserva financeira. Nesse caso, é preciso que seja um produto com baixo risco e alta liquidez (fácil resgate).

Com essa tarefa concluída, você pode começar a investir com outros objetivos, considerando o seu perfil de investidor e os prazos de cada meta. Planejando-se corretamente, é possível ter diversas conquistas — como a construção de um patrimônio e a obtenção de renda passiva.

O mercado financeiro oferece alternativas em curto, médio e longo prazo. Nesse caso, estude as opções para entender quais atendem aos seus objetivos e garantir uma carteira de investimentos diversificada.

Além disso, hoje existem diversas maneiras mais práticas de investir o seu dinheiro, sem que você precise ser um expert em finanças e economia. Trata-se da carteira administrada, na qual um gestor de recursos profissional elabora uma carteira sob medida para os seus objetivos. Para investidores com patrimônio elevado, é possível até mesmo criar um fundo exclusivo.

Conte com auxílio profissional

Por fim, uma dica que ajuda a colocar todas as outras em prática é ter auxílio profissional. Você sabia que é possível ter o apoio de um planejador financeiro? Com conhecimentos aprofundados sobre finanças e investimentos, ele pode dar todo o suporte que você precisa.

Antigamente esses profissionais ficavam com a sua atuação restrita ao segmento private bank, ou então, a clientes de Family offices. Entretanto, hoje já existem diversos profissionais independentes, que atendem investidores de todas as faixas de patrimônio.

Nesse caso, ele avaliará as suas necessidades e metas para ajudar no controle financeiro. Assim, é possível traçar estratégias para sair das dívidas e, ainda, encontrar maneiras de economizar dinheiro e investir.

Um planejador financeiro pessoal também pode lhe ajudar na busca por investimentos adequados às suas metas. Fazendo isso, além de ter mais facilidade para quitar as suas obrigações, também é possível conquistar um futuro mais tranquilo.

Sem dúvidas, a organização financeira em longo prazo trarão benefícios na sua vida. Esperamos que estas dicas ajudem você a montar um planejamento financeiro para sair das dívidas. Caso tenha dificuldade ou procure melhores resultados, conte com apoio profissional para facilitar a tarefa!

Quer acompanhar mais conteúdos relevantes sobre finanças? Entre no nosso grupo do Telegram. Nele você recebe textos e notícias sobre o mercado financeiro para se manter atualizado!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️