Afinal, por que a liquidez é tão importante para os investimentos?
A liquidez é a capacidade de converter um ativo em dinheiro. No caso do mercado financeiro, a liquidez de investimentos corresponde à facilidade com que os títulos e papéis são transformados em dinheiro.
Na hora de investir, é indispensável tomar cuidado com esse aspecto. Além de estar ligada à segurança, a característica também afeta a rentabilidade e até a manutenção do capital inicial — inclusive e principalmente na renda fixa.
Para considerar tudo corretamente, veja qual é a importância da liquidez de investimento e conheça seus efeitos.
Qual é a indicação mediante a necessidade de uso de recursos?
Ao fazer uma aplicação, há uma imobilização de parte do seu capital. Além de considerar todos os aspectos, como taxas, riscos e rentabilidade, o investidor deve pensar no período de rendimento.
Quando o dinheiro precisa ser usado em um curto prazo, é necessário optar por uma aplicação com liquidez elevada. O mesmo vale para quando os recursos podem ser exigidos a qualquer momento, como em uma emergência.
É por causa dessa característica, inclusive, que muitas pessoas optam pela poupança. Como permite a retirada de valores a qualquer instante, é uma alternativa que traz um nível maior de segurança.
Qual é a relação entre liquidez e rentabilidade?
Contudo, o grau elevado de liquidez de investimento está diretamente ligado ao retorno. Esses fatos são inversamente proporcionais, portanto, uma grande facilidade de conversão em dinheiro normalmente reduz a rentabilidade.
Para verificar isso, imagine um CDB prefixado, com valor de 8% ao ano. Ao final de 36 meses, o rendimento líquido total é de 19,15% e o valor obtido é de R$ 12.599,78.
Já o pós-fixado com liquidez diária oferece 100% do CDI. No caso, o valor acumulado é de R$ 12.384,87. Ao mesmo tempo, um prefixado de 60 dias certamente terá menos rentabilidade do que um de 60 meses.
Como a liquidez de investimento diminui os riscos, é natural que o retorno também seja reduzido em tal quadro. A análise é fundamental para escolher títulos que realmente se encaixam no perfil de investidor, nas expectativas de ganhos e nos interesses quanto à segurança.
O que acontece com a realização de lucro antecipada?
Os títulos prefixados têm baixa liquidez justamente porque determinam um prazo para o resgate e a realização do lucro. Ou seja, os papéis só podem ser convertidos em dinheiro na data especificada. Mesmo assim, há alguns casos em que os investidores optam pela liquidação antecipada.
O grande problema é que tal ação pode levar a uma rentabilidade negativa. Imagine um investimento no Tesouro Direto prefixado em que há a decisão de vender o título antes do prazo. Se a taxa básica de juros da economia (a Selic) ou a inflação sobe, há uma desvalorização em relação à marcação do mercado. Ao vender um prefixado de 8% em um cenário de taxas de 10%, por exemplo, há um resgate menor e menos interessante.
Para piorar, a realização antecipada também pode levar a uma alíquota maior do Imposto de Renda. Nesses casos, há uma perda sensível de ganhos e que compromete o valor inicialmente aplicado.
A liquidez de investimento é determinante para a segurança e para a rentabilidade. Para obter efeitos interessantes, busque o equilíbrio entre tais características, de modo a atingir os objetivos.
Já que o tema é tão importante, aproveite e conheça 3 conceitos fundamentais para saber como investir!
Categorizados em: Investimentos
Postagens Relacionadas
Você sabe o que é são Fundos Multimercado? Entenda de forma didática
Os fundos multimercado são alternativas que misturam a renda variável e a fixa. Os recursos são aplicados em diversas operações,... Ver artigo
Como investir na Bolsa de Valores?
Para aplicar dinheiro em renda variável, é fundamental conhecer melhor essa área. Convém entender determinados termos técnicos e saber os tipos... Ver artigo
Conheça os títulos do Tesouro Direto que podem dar Prejuízo!
Tesouro direto pode dar Prejuízo? Tesouro direto pode dar Prejuízo? Sabendo que o Tesouro Direto é um programa implementado em... Ver artigo
Comentários: