Investimentos

Afinal, por que a liquidez é tão importante para os investimentos?

Por Mont Capital 19/06/2018

A liquidez é a capacidade de converter um ativo em dinheiro. No caso do mercado financeiro, a liquidez de investimentos corresponde à facilidade com que os títulos e papéis são transformados em dinheiro.

Na hora de investir, é indispensável tomar cuidado com esse aspecto. Além de estar ligada à segurança, a característica também afeta a rentabilidade e até a manutenção do capital inicial — inclusive e principalmente na renda fixa.

Para considerar tudo corretamente, veja qual é a importância da liquidez de investimento e conheça seus efeitos.

Qual é a indicação mediante a necessidade de uso de recursos?

Ao fazer uma aplicação, há uma imobilização de parte do seu capital. Além de considerar todos os aspectos, como taxas, riscos e rentabilidade, o investidor deve pensar no período de rendimento.

Quando o dinheiro precisa ser usado em um curto prazo, é necessário optar por uma aplicação com liquidez elevada. O mesmo vale para quando os recursos podem ser exigidos a qualquer momento, como em uma emergência.

É por causa dessa característica, inclusive, que muitas pessoas optam pela poupança. Como permite a retirada de valores a qualquer instante, é uma alternativa que traz um nível maior de segurança.

Qual é a relação entre liquidez e rentabilidade?

Contudo, o grau elevado de liquidez de investimento está diretamente ligado ao retorno. Esses fatos são inversamente proporcionais, portanto, uma grande facilidade de conversão em dinheiro normalmente reduz a rentabilidade.

Para verificar isso, imagine um CDB prefixado, com valor de 8% ao ano. Ao final de 36 meses, o rendimento líquido total é de 19,15% e o valor obtido é de R$ 12.599,78.

Já o pós-fixado com liquidez diária oferece 100% do CDI. No caso, o valor acumulado é de R$ 12.384,87. Ao mesmo tempo, um prefixado de 60 dias certamente terá menos rentabilidade do que um de 60 meses.

Como a liquidez de investimento diminui os riscos, é natural que o retorno também seja reduzido em tal quadro. A análise é fundamental para escolher títulos que realmente se encaixam no perfil de investidor, nas expectativas de ganhos e nos interesses quanto à segurança.

O que acontece com a realização de lucro antecipada?

Os títulos prefixados têm baixa liquidez justamente porque determinam um prazo para o resgate e a realização do lucro. Ou seja, os papéis só podem ser convertidos em dinheiro na data especificada. Mesmo assim, há alguns casos em que os investidores optam pela liquidação antecipada.O grande problema é que tal ação pode levar a uma rentabilidade negativa. Imagine um investimento no Tesouro Direto prefixado em que há a decisão de vender o título antes do prazo. Se a taxa básica de juros da economia (a Selic) ou a inflação sobe, há uma desvalorização em relação à marcação do mercado. Ao vender um prefixado de 8% em um cenário de taxas de 10%, por exemplo, há um resgate menor e menos interessante.

Para piorar, a realização antecipada também pode levar a uma alíquota maior do Imposto de Renda. Nesses casos, há uma perda sensível de ganhos e que compromete o valor inicialmente aplicado.

A liquidez de investimento é determinante para a segurança e para a rentabilidade. Para obter efeitos interessantes, busque o equilíbrio entre tais características, de modo a atingir os objetivos.

Já que o tema é tão importante, aproveite e conheça 3 conceitos fundamentais para saber como investir!

Para não perder nenhuma dica ou orientação, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️