Carteiras Administradas

Conheça 4 tipos de investimentos para diversificar sua carteira

Por Mont Capital 10/08/2019

Diversificar a carteira é uma prática necessária para os investidores de todos os perfis. Ao adotar diversos tipos de investimentos, é possível compensar perdas e maximizar ganhos, além de aproveitar completamente o mercado.

Quem é conservador, por exemplo, deve direcionar uma parte do dinheiro para a renda variável para alavancar a rentabilidade. Já o arrojado precisa de alguma segurança e, portanto, a renda fixa é indicada. Nesse processo, a gestora atua como facilitadora, já que é capaz de oferecer várias opções.

Mas, afinal, você sabe a quais tipos de investimentos recorrer? Continue a leitura e conheça 4 alternativas!

1. Tesouro Direto

Baseado na aquisição de títulos públicos e na possibilidade de se tornar credor do Governo, o Tesouro Direto é uma ótima e segura oportunidade.

Seu rendimento varia de acordo com o tipo. As três possibilidades mais famosas são:

LTN

Tesouro pré-fixado que rende uma taxa determinada mais um valor residual. O prazo de resgate é fixo, e a realização do lucro antes pode levar a perdas.

LFT

Papel pós-fixado e atrelado à Taxa Selic. Muitas opções têm liquidez ampliada e permitem o resgate antecipado.

NTN-B

Também chamado de tesouro IPCA+, é indexado à inflação. Normalmente, é de longo prazo.

O Tesouro Direto não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), mas os riscos são pequenos. A tributação é pela tabela regressiva do Imposto de Renda, ou seja, quanto maior o tempo investido, menor é a alíquota.

2. CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) permite que os investidores ofereçam recursos a bancos e empreendimentos financeiros.

Em geral, o rendimento aumenta com os riscos, e instituições de médio e pequeno porte pagam mais que as de grande porte. Ele é dividido em três tipos:

Pré-fixado

Aqui, a rentabilidade é definida de maneira prévia e o resgate tem data para acontecer.

Liquidez diária

Rende uma porcentagem do CDI e é pós-fixado. Pode ser resgatado com grande facilidade.

Inflação

Rende o IPCA mais uma taxa prefixada. Possui liquidez moderada.

No CDB, o esquema de tributação é o mesmo que o do Tesouro Direto. Já o FGC garante valores de até R$ 1 milhão por CPF.

3. COE

Os Certificados de Operações Estruturadas (COE) correspondem à versão brasileira das Notas Estruturadas. É, de certo modo, um investimento em renda fixa, mas atrelado a índices da renda variável. Para quem busca a diversificação, é uma escolha muito conveniente e versátil.

Seu funcionamento é um pouco mais complexo do que opções tradicionais, justamente por ser estruturado. Tudo depende da estratégia de aplicação adotada, que pode trazer riscos maiores ou menores.

Há limites de ganhos e de perdas, o que gera maior segurança. Quanto à tributação, a tabela regressiva do IR também é usada. O FGC, por outro lado, não oferece garantias.

4. Fundos de investimento

Na hora de consolidar a diversificação, os fundos estão entre os tipos de investimentos mais adequados. Funcionam como condomínios, em que cada participante contribui com uma cota. Em seguida, há uma integralização e o montante é movimentado por um gestor profissional.

Os fundos ativos procuram superar o benchmarking, enquanto os passivos querem igualá-lo. Além disso, há os abertos e fechados, que determinam a possibilidade de obter liquidez ou não, respectivamente.

Os riscos e a rentabilidade dependem do mercado. Os fundos DI são de renda fixa e aplicam, pelo menos, 95% no Tesouro Direto. Apesar de o retorno ser menor, oferecem boa segurança.

Já os fundos imobiliários investem em ativos desse mercado, de imóveis a títulos. Os ETFs, por sua vez, aplicam em ações e acompanham o índice, como o Ibovespa.

Enquanto isso, os multimercados macro aproveitam várias possibilidades — como câmbio, ações e títulos de renda fixa — e usam o cenário macroeconômico. São voltados para o médio e longo prazo e têm menor liquidez.

A tributação depende da rentabilidade e, além disso, varia com cada tipo. Contudo, são ótimas alternativas para aplicar de um jeito profissional e com menos esforço.

Ao conhecer e aproveitar esses tipos de investimentos, sua carteira ficará diversificada. Como consequência, seus resultados poderão ser ainda melhores, o que contribui para o seu patrimônio.

Para não perder nenhuma dica ou orientação, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️