Educação Financeira

Planejador Financeiro x Assessor de Investimentos: conheça as diferenças entre estes dois profissionais

Por Mont Capital 06/01/2021

O mercado financeiro conta com diversos profissionais que fazem a diferença na hora de gerenciar – ou ajudar você a cuidar – do seu patrimônio. Entre as principais figuras dessa área, temos o assessor de investimentos e o planejador financeiro.

A princípio, muitas pessoas pensam que eles têm funções equivalentes. No entanto, o papel de ambos é muito diverso. E entender como cada um trabalha é relevante para escolher com qual você deve contar em cada situação.

Neste artigo, você poderá conferir quais são as diferenças entre o planejador financeiro e o assessor de investimentos. Veja!

O que faz um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos também é chamado de agente autônomo de investimentos (AAI). Ele foca sua atuação em clientes que investem ou que desejam começar a investir os recursos no mercado financeiro.

Seus serviços não são cobrados porque, na verdade, ele é remunerado pela instituição financeira a qual está vinculado, como uma corretora ou banco de investimentos. Por questões regulatórias de mercado, sua atividade deve respeitar regras e limites.

Confira o que ele pode fazer!

Apresentação de investimentos

Considerando o perfil do investidor, as possibilidades e os objetivos, o assessor pode apresentar investimentos de renda fixa ou renda variável. Ele é capaz de demonstrar os produtos financeiros e suas características.

Contudo, note que há duas limitações. A primeira é que ele só está autorizado a apresentar investimentos que estejam disponíveis na instituição na qual está vinculado. Além do mais, não pode realizar recomendações.

Esclarecimento de dúvidas

Além de apresentar os produtos financeiros, o assessor de investimentos pode esclarecer dúvidas específicas do cliente. Isso é mais comum quando uma pessoa já investe e deseja perguntar sobre algum ponto de um produto de sua carteira, por exemplo.

O que faz um planejador financeiro?

Assim como um assessor, o planejador financeiro parte de um reconhecimento das necessidades e do perfil de investidor do cliente. O objetivo é oferecer uma atuação personalizada e que atenda a demandas específicas de cada pessoa.

No entanto, há muitas diferenças para considerar nas duas profissões. Em termos de qualificação técnica, o trabalho de assessor e de planejador envolvem certificações diferentes. Vale compreender, ainda, que a abordagem do planejador é mais ampla, observando diversos aspectos da vida financeira do cliente além dos investimentos.

Antigamente, o serviço de planejamento financeiro estava restrito apenas a clientes com patrimônio muito elevado, que conseguiam acessar o segmento private bank, ou então um Family office. Porém hoje já existem diversos profissionais independentes atuando como planejadores, e atendendo a pessoas com patrimônio de todos os tamanhos.

Então não deixe de conhecer qual é o papel desse profissional no mercado financeiro. A seguir, veja quais são as atividades que o planejador pode desempenhar!

Organização de finanças

É comum que o profissional comece com o reconhecimento e com a estruturação das finanças pessoais. Esse costuma ser o ponto de partida para entender onde o cliente está, onde deseja chegar e como poderá traçar o caminho.

Nesse momento inicial, os objetivos podem variar. O interesse principal de quem contrata pode ser sair das dívidas ou aprender mais para se tornar um investidor, por exemplo. Com o apoio do planejador, é possível dispor dos recursos e dos conhecimentos necessários.

Identificação de alternativas de investimento

Conhecendo o perfil do cliente, o planejador financeiro é capaz de levantar as principais alternativas para investir dinheiro. Ou seja, ele pode reunir os investimentos que sejam
condizentes com objetivos e com o perfil e apresentar a você.

Dessa maneira, você poderá conferir o que faz mais sentido para ter em sua carteira. Também há como receber sugestões de composição de portfólio e de estratégias de investimento.

Entretanto, vale ressaltar que para estas duas atividades, o planejador deve estar autorizado pela CVM a atuar como consultor de valores mobiliários, caso contrário ele não estará autorizado a realizar estas recomendações.

Alocação de recursos

Enquanto o assessor é um agente autônomo de investimento focado em apresentar, podendo também auxiliar o investidor na operacionalização e no repasse das ordens de compra e venda junto à corretora, o planejador não tem autonomia regulatória e operacional para fazer isso.

Por outro lado, quando atua em conjunto com outros profissionais do mercado financeiro, como um gestor de recursos, por exemplo, o planejador pode ser um profissional de grande importância para garantir que a carteira de investimentos a ser montada atenda da melhor maneira possível aos objetivos e necessidades do investidor.

O planejador pode apresentar ao gestor diversas informações importantes a respeito dos seus clientes, como o perfil do investidor, objetivos, necessidades de liquidez, possibilidade de realizar aportes mensais, aspectos relacionados à tributação, entre vários outros pontos. Com o apoio de todas estas informações, e por meio de uma carteira administrada (ou então, de um fundo exclusivo, para investidores que tenham elevado patrimônio), o gestor consegue propor e operacionalizar uma carteira otimizada para o investidor.

Isso só é possível porque há independência, ao mesmo tempo em que há isenção quanto aos conflitos de interesse.

Então, é sinal de que o planejador pode auxiliar na composição e acompanhamento do seu patrimônio. Nesse sentido, é possível alocá-lo nas alternativas que forem avaliadas como sendo as ideais para o seu perfil e para os seus objetivos.

Planejamento tributário

A incidência de impostos pode afetar o desempenho das finanças, certo? Por isso, um planejador pode criar um plano voltado para esse tipo de pagamento. A ideia não é deixar de pagar tributos devidos e, sim, definir características e combinações que ajudem a otimizar os valores, evitando pagamentos desnecessários.

O serviço é útil para manter a situação regular e facilitar o trabalho do seu contador, por exemplo. Além disso, você consegue se organizar melhor para o pagamento e pode focar na construção de patrimônio e na consolidação de rentabilidade dos investimentos.

Planejamento para acumular patrimônio

Como você viu, o planejador pode ajudar a eliminar as dívidas ou a ter mais consciência financeira. Além disso, ele também pode desenvolver um planejamento de longo prazo, com foco em aposentadoria ou construção de patrimônio, por exemplo.

Então as funções desse profissional incluem objetivos de médio e longo prazo, considerando necessidades pessoais e possibilidades de mercado. Ao longo do tempo, o planejador pode revisar os resultados e as estratégias, sempre em busca da adaptação à realidade do cliente.

Quando contar com o assessor ou o planejador?

Como você conseguiu perceber, o planejador financeiro tem uma abordagem totalmente diferente do assessor de investimentos. Sua função envolve a criação efetiva de um plano para gerenciar os recursos, o que envolve realizar aplicações financeiras, mas não se restringe a isso.

Também é importante notar que, no caso dos assessores, pode haver uma situação de conflito de interesse, dependendo do modelo de remuneração. Nem sempre o investimento apresentado será, necessariamente, o melhor para o investidor, já que alguns remuneram melhor que outros.

O planejador, por outro lado, é pago pelo próprio cliente, o que confere mais autonomia e alinhamento com seus interesses específicos. No entanto, você pode contar com ambos, já que as duas atividades não são conflitantes, podendo inclusive, ser complementares uma a outra.

O apoio do assessor pode ser adequado quando você já investe ou quando começa a investir e deseja conhecer alternativas específicas, por exemplo. De outro lado, contratar o planejador financeiro é interessante quando você pretende levar suas finanças para o próximo nível.

Enquanto o assessor de investimentos faz o intermédio do contato entre cliente e instituição, o planejador financeiro cria estratégias para administrar e até fortalecer o seu patrimônio.

Com o apoio de quem tem os conhecimentos necessários, o seu dinheiro será sempre favorecido!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram!

Por meio dele, você recebe textos e notícias atualizadas sobre economia e investimentos, e se mantém sempre atualizado com relação aos últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️