Carteiras Administradas

Investir por Conta Própria vs Carteira Administrada: Qual é a melhor opção?

Por Mont Capital 01/04/2021

Gestão Profissional de Carteiras

Montar uma carteira de investimentos não é uma tarefa simples, pois exige que o investidor conheça a sua situação financeira, prioridades, objetivos e tolerância ao risco, bem como também exige que ele dedique bastante tempo para estudar o mercado, pesquisar ativos e analisar como eles se comportam quando combinados dentro da sua carteira.

Naturalmente, cada pessoa possui as suas próprias necessidades e preferências de investimentos, tornando cada portfólio único. Carteiras padronizadas, como aquelas disponibilizadas por corretoras, bancos e casas de análises, podem servir como referência ou ponto de partida, mas dificilmente se adequarão de maneira satisfatória e abrangente às necessidades do investidor.

Neste texto, você verá que existe uma maneira fácil e prática de investir por meio de uma carteira desenhada sob medida para a sua situação, sem a necessidade de dedicar horas estudando o mercado financeiro e as suas diversas aplicações disponíveis: trata-se da carteira administrada.

O que é uma carteira administrada?

O termo “Carteira Administrada” se refere a uma modalidade do serviço de administração de recursos prestado para investidores individuais. O investidor contrata um escritório de gestão de recursos para administrar todo ou parte do seu patrimônio financeiro, sendo que este escritório terá autonomia para planejar os investimentos, determinar os percentuais alocados em cada classe, escolher ativos específicos para compor a carteira, bem como executar todas as operações de aplicação e resgate diretamente junto às corretoras, em nome do cliente.

É importante ressaltar que, na carteira administrada, o escritório de gestão contratado possui um mandato para realizar as operações em nome do investidor, o que lhe confere autonomia e discricionariedade na hora de alocar os recursos e executar as operações de compra e venda de ativos, o que o diferencia esta atividade da maior parte dos demais serviços disponíveis para o investidor no mercado financeiro, como a consultoria de valores mobiliários ou a confecção de relatórios de análise, os quais podem apenas sugerir ativos, sem executar as operações pelo cliente.

Na prática, a carteira administrada funciona da seguinte maneira: Após contratar o escritório de gestão desejado, o investidor fornecerá uma série de informações para a equipe de gestão, tais como tamanho do patrimônio, aportes regulares de capital, perfil e tolerância ao risco, necessidades de liquidez, objetivos financeiros, rentabilidade desejada, entre várias outras, por meio de entrevistas ou questionários.

De posse dessas informações, os gestores irão desenhar um portfólio de investimentos sob medida para as características daquele investidor específico.

Como veremos adiante, este modelo de remuneração, pago diretamente pelo cliente, é uma das principais vantagens do serviço de carteira administrada com relação a outras alternativas disponíveis no mercado financeiro.

Vale lembrar que a atividade de gestão de recursos, em geral, bem como a administração de carteiras, em particular, são reguladas pela CVM e pela Anbima. Além disso, para atuar como gestor de carteiras, o profissional deve possuir habilitação junto à CVM, bem como possuir qualificação técnica e certificação para exercer esta função.

Quais são as vantagens da carteira administrada?

O serviço de carteira administrada traz uma série de vantagens e facilidades para o investidor, quando comparado com a alternativa de investir por conta própria. A principal delas é a possibilidade de possuir o seu patrimônio gerido por uma equipe profissional, que detêm não somente a expertise para analisar e identificar as melhores oportunidades de investimento, mas também possui as ferramentas e metodologias adequadas para pesquisar o mercado, tratar dados e compor um portfólio realmente diversificado.

Além da economia de tempo e energia, bem como os melhores resultados obtidos por uma gestão profissional carteira, outra vantagem apresentada pela carteira administrada é o alinhamento de interesses entre cliente e o gestor, visto que a remuneração recebida pelo escritório provém única e exclusivamente do investidor, por meio do percentual fixo de gestão mencionado na seção anterior. Dessa maneira, além de haver transparência com relação a quanto está sendo pago pelo serviço, o gestor é estimulado a agir sempre em defesa dos interesses do cliente, visto que sua remuneração só amenta caso o patrimônio do cliente cresça proporcionalmente.

Continuando…

Vale lembrar, também, que hoje já existem diversos escritórios oferecendo serviços de administração de carteira para investidores com menor patrimônio. Tradicionalmente, o elevado ticket médio requerido para que um investidor pudesse ter o seu patrimônio administrado era uma das maiores desvantagens das carteiras administradas, o que restringia o serviço apenas a clientes do segmento private bank dos grandes bancos, ou então, àqueles que estavam vinculados a algum Family office. Hoje, porém, com o ticket de entrada reduzido, o serviço se tornou muito mais acessível.

Por outro lado, para investidores com elevado patrimônio financeiro, uma alternativa mais adequada à carteira administrada pode ser a constituição de um fundo exclusivo. Por meio desse mecanismo, é possível obter economia tributária nas movimentações dos ativos dentro do fundo. Além disso, a constituição de um fundo exclusivo pode facilitar a distribuição do patrimônio a herdeiros, na fase de sucessão.

Além do gestor de recursos, quais profissionais podem me ajudar a minha carteira administrada a ter um melhor desempenho?

O mercado financeiro possui várias categorias de profissionais, cada qual com a sua própria especialidade. Um deles, cujo apoio pode ser de grande valia para o investidor é o planejador financeiro. Trata-se de um especialista em finanças pessoais, com conhecimento em diversas áreas, podendo ajudar em vários assuntos além de investimentos, como orçamento doméstico, crédito, endividamento, seguros, tributação, sucessão, aposentadoria, previdência privada, entre outros.

Assim como o serviço de gestão de patrimônio, o planejamento financeiro, até recentemente, estava restrito apenas a clientes de Family offices ou que pertenciam ao segmento private bank. Atualmente, no entanto, já existem diversos planejadores independentes que atendem clientes com patrimônio de todos os tamanhos, incluindo aqueles que estejam endividados.

Diferentemente do gestor, o planejador financeiro não pode sugerir investimentos, montar uma carteira ou executar operações em nome do investidor. Porém, o seu conhecimento aprofundado a respeito dos hábitos, necessidades, objetivos, perfil e capacidade de
poupança do seu cliente, pode ser de grande valor para ajudar o gestor, que utilizará estas informações para montar o melhor portfólio para o cliente.

Por fim, investir, especialmente em ativos de maior risco, é uma tarefa que exige dedicação por parte do investidor, visto que é preciso compreender as condições econômicas, identificar os melhores ativos, montar a carteira e executar as operações na corretora. Diante disso, é interessante conhecer as alternativas que tornam esse processo mais fácil, entre elas a carteira administrada.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram! Por meio dele, você recebe notícias e textos, e se mantém sempre atualizado com os últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️