Planejador Financeiro

Você sabe o que é e como funciona um family office?

Por Mont Capital 28/10/2020
holding familiar

Gerir patrimônios, em especial os de grande porte, não é uma tarefa simples. Caso ele seja familiar, a atividade pode ser ainda mais complexa. Nesse momento, saber o que é e como funciona um family office pode ser de grande ajuda.

Um conceito já bastante disseminado nos Estados Unidos, o family office no Brasil ganha, também, cada vez mais espaço. A função de administrar bens familiares é ofertada por gestores profissionais, com o objetivo de amparar as famílias e trazer a elas uma série de benefícios.

Hoje, vamos aprofundar esse assunto. Continue conosco para entender de que forma o family office se diferencia de outros modelos de gestão e conferir para quem o serviço é indicado.
Confira!

O que é family office?

Antes de entender o funcionamento desse modelo, é importante entender do que se trata esse termo. Apesar de ele significar, em tradução literal, “escritório familiar”, seu significado vai muito além.

O serviço de family office é destinado às famílias milionárias – com um alto volume de bens a serem administrados, e diz respeito à gestão patrimonial. O modelo, portanto, é bastante exclusivo.

Não existe uma regra pré-definida na hora de aceitar clientes, mas é comum que os gestores ofertem suas soluções de administração de bens às famílias com patrimônio elevado, normalmente superior a 5 milhões de reais. Afinal, são essas famílias que costumam precisar de apoio para gerenciar suas fortunas.

Como o family office funciona?

Agora que você sabe o que é family office, é o momento de conferir seu funcionamento. Afinal, o que os gestores fazem com os bens dessas famílias?

Em resumo, suas funções são variadas. O papel do gestor envolve o crescimento do patrimônio que já foi acumulado até a educação financeira familiar. Ou seja, sua atuação vai além de garantir que a riqueza da família perpasse as gerações.

Vale destacar também que os gestores por trás do family office cuidam tanto dos ativos líquidos da família quanto dos ilíquidos. Os primeiros são aqueles envolvidos no fluxo de caixa – como investimentos, cotas de fundos e valores circulantes. Já os ilíquidos são os terrenos, imóveis, joias, obras de arte etc.

Assim, é possível afirmar que a tarefa dos gestores patrimoniais é levar facilidade às famílias milionárias. Afinal, a depender do tamanho de suas fortunas, a tendência é que a gestão interna – sem auxílio profissional – gere mais problemas do que soluções.

Quais os tipos de family office?

Existem dois tipos de family office. Eles levam em questão a exclusividade da oferta de serviços por parte dos gestores. Confira!

Single-family offices

Essas opções são aquelas voltadas a uma única família contratante. Elas podem tanto ser montadas pelas próprias famílias, garantindo que os serviços sejam centrados em suas necessidades, quanto contratadas com exclusividade.

Nesse caso, as decisões são contratuais. A família negocia a dedicação dos gestores, que fecham remunerações condizentes com seus esforços. As condições de cada contrato variam de situação para situação.

Multi-family offices

Esse tipo diz respeito aos gestores que prestam serviços a múltiplas famílias ao mesmo tempo. As soluções ofertadas podem ser padronizadas (ou com algum grau de personalização), e geralmente envolvem uma taxa de administração.

Nos Multi-family offices, o gestor segue focado em atuar no âmbito do planejamento financeiro, administração de carteiras, consolidação de ativos, monitoramento de performance, entre outras questões relacionadas ao patrimônio das famílias.

Na Mont Capital, por exemplo, quem opta por esse tipo de family office conta com atendimento exclusivo e relação alinhada aos interesses do cliente.

Em relação aos modelos de family office, não existe um tipo melhor do que outro. A decisão sobre qual escolher depende de cada situação, que deve ser analisada individualmente.

Quais os diferenciais do family office?

Agora você entendeu a quem se destina esse serviço. Mas como ele se diferencia de outros tipos de gestão patrimonial?

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o private banking. Esse é um exemplo de solução, oferecida pelos bancos e voltada a clientes com grandes patrimônios. Contudo, lidam apenas com as finanças.

O private banking funciona por meio das sugestões oferecidas por especialistas no mercado financeiro. Ao colocá-las em prática, os donos dos bens podem estimular seu crescimento e desenvolvimento.

Já no caso do family office, todos os aspectos por trás dos bens são considerados. Em suma, o serviço conta com uma personalização muito maior, visto que pode envolver:

    • Gestão da herança;

 

    • Crescimento do patrimônio;

 

    • Educação financeira à família;

 

    • Serviços jurídicos, contábeis e fiscais;

 

    • Gerenciamento de capital humano;

 

    • Atenção às necessidades específicas de cada cliente etc.

 

Quais vantagens de contar com um family office?

Ao longo desse conteúdo você pode acompanhar o que é, como funciona e quais os diferenciais do family office. Assim, é possível que você já tenha compreendido algumas das principais vantagens de contar com esse modelo de gestão.

A seguir, listamos três dos muitos benefícios que o family office pode trazer às famílias. Acompanhe!

Gestão patrimonial diferenciada

Como você viu, é possível contar com outros modelos de gestão de fortunas na hora de lidar com grandes patrimônios, como, por exemplo, a carteira administrada ou o fundo exclusivo. Contudo, essas soluções costumam focar apenas as finanças.

O family office cuida de todos os bens familiares. Sua atuação abrangente inclui a gestão financeira e de pessoas – o que gera inúmeras vantagens às famílias.

Dessa forma, é possível garantir a passagem da herança familiar com sucesso, bem como trabalhar pelo crescimento patrimonial e até mesmo a relação de cada familiar com o seu próprio dinheiro.

Possibilidade de dedicação exclusiva

Por meio da contratação de serviços de Single-family office, é possível contar com soluções exclusivas às necessidades da família. Isso significa uma dedicação completa aos pormenores de cada patrimônio, além de personalização.

Contudo, vale destacar que o Multi-family office também pode oferecer bons níveis de personalização, e atendimento exclusivo do gestor para garantir o seu futuro financeiro.

Gerenciamento profissional

Por fim, há a tranquilidade de lidar com profissionais especializados no assunto. Eles amparam os bens das famílias e tendem a auxiliar seu desenvolvimento — tanto na administração das finanças quanto em termos de planejamento sucessório.

Como você viu nesse post, quem deseja acessar serviços de administração de bens deve contar com empresas especializadas no assunto. Elas estão preparadas para apresentar soluções que se enquadram à sua realidade e alinhadas às suas necessidades.

A Mont Capital tem vasta experiência no assunto. Se você está em busca de soluções em family office ideais a você, conheça o que temos a lhe oferecer! Entre em contato por e-mail e seja atendido pela nossa equipe!

Gostou desse conteúdo? Participe do nosso grupo no Telegram para receber notícias e se manter atualizado com relação ao mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️