Educação Financeira
Investimentos

Como os bancos ganham dinheiro?

Por Mont Capital 22/05/2018
 
Como os bancos ganham dinheiro?

O lucro das instituições financeiras é proveniente dos spreads que praticam junto a seus clientes. Estes spreads podem ser entendidos como a margem de lucro entre o custo de captar via CDB, Poupança, Letras Financeiras e a receita obtida com empréstimos, corretagens, investimentos em títulos públicos e privados.

Então como um gerente bancário pode cuidar do patrimônio de seu cliente e dar retorno ao banco ao mesmo tempo? A resposta é: não cuida bem do dinheiro de seus clientes. Já observou que seu gerente insiste o tempo todo em lhe vender títulos de capitalização, os chamados PIC? Estes títulos têm rentabilidade baixíssima e a chance de ganho em um sorteio é menor ainda.

Agora, experimente investir em um CDB de um grande banco dificilmente conseguirá ganhar mais de 90% do CDI, tente também alocar os recursos em um Fundo de um grande banco. Principalmente Fundo de Renda Fixa. A rentabilidade nunca ultrapassa o CDI.

E você já se perguntou o porquê? A resposta está no primeiro parágrafo deste texto e é simples se o banco tem margem de lucro em seus produtos, logo quanto menos ele paga para captar, mais ele ganha, pois menor será o seu custo.

Como os bancos ganham dinheiro?

Como assim?

O banco faz receita aplicando em títulos públicos ganhando próximo ou mais que o CDI, dependendo o perfil do título, adquirindo títulos privados de empresas maiores com rentabilidades acima do CDI, ou mesmo emprestando dinheiro a taxas elevadas para clientes menores.

Mas de onde sai o dinheiro para o banco emprestar ou investir em títulos? A resposta é simples: das aplicações de seus clientes. Então se o banco captar a taxas reduzidas e aplicar em ativos que lhe rendem valores elevados o seu ganho aumento muito.

No caso dos Fundos de Investimentos o banco ganha ao menos de três formas: i) cobrando uma taxa de administração do fundo, na maioria das vezes bem acima das casas independentes; ii) cobrando corretagem acima da média das corretoras independentes; e iii) cedendo ativos financeiros com rentabilidade abaixo da média de mercado, ficando com boa parte da rentabilidade dentro do próprio banco.

Existe um claro conflito entre o interesse dos clientes e o interesse do banco, assim, por mais competente que seja o gerente do banco, ele jamais buscará o melhor para seu cliente. Na dúvida o gerente vai preferir manter o próprio emprego. Você já conhece o modelo que está alinhado 100% aos seus interesses e que não está vinculado a nenhuma corretora ou banco?

Visite esse outro artigo e conheça a modalidade de carteira administrada da Mont Capital.

Para não perder nenhuma dica ou orientação, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️