Educação Financeira

Fundos de Investimento: o que são e como funcionam?

Por Mont Capital 15/10/2020

O mercado financeiro oferece diversas opções de investimentos para todos os perfis de investidores. Organizar uma carteira de modo independente pode não ser tão simples, mas há alternativas para quem busca apoio. Vale a pena, por exemplo, saber o que são os fundos de investimento.

Eles podem ajudar tanto a obter melhores rentabilidades quanto a diversificar os investimentos por meio das escolhas de um gestor profissional. E, talvez, os fundos sejam uma modalidade interessante para compor a sua carteira.

Quer descobrir se eles fazem sentido para você? Continue a leitura e entenda o que são e como funcionam os fundos de investimento!

O que são os fundos de investimento?

Um fundo de investimento funciona de forma coletiva. Ou seja, ele reúne o dinheiro de diversos investidores que têm um objetivo em comum. Para participar do grupo é necessário adquirir cotas do fundo.

Todos os recursos financeiros aportados são administrados por um gestor profissional. Para decidir o que fazer com o patrimônio, ele se guia por objetivos e políticas que foram previamente acordados no prospecto do fundo.

Assim, o investidor deve buscar escolher um fundo de investimento que tenha perfil e estratégias adequadas às suas preferências. É importante destacar que a gestão profissional não é garantia de bons resultados. Você deve avaliar as características do fundo para decidir com mais segurança.

Normalmente, existe a cobrança de uma taxa de administração para remunerar o trabalho do gestor. Em relação aos ganhos, eles dependem de cada tipo de fundo. Pode haver, por exemplo, a distribuição de dividendos ou a valorização das cotas ao longo do tempo.

Como eles funcionam?

Agora que você sabe o que são fundos de investimento, precisa entender que eles têm uma dinâmica própria — que varia em cada tipo de fundo. Com relação aos custos, a taxa de administração costuma ser cobrada na maior parte dos fundos.

Em alguns casos, também há a taxa de performance, que é baseada no resultado do fundo. Ela funciona como um prêmio pago para o gestor por ter conseguido entregar uma rentabilidade superior ao referencial previamente acordado (por exemplo, o CDI). A esse referencial, é dado o nome de benchmark.

Quanto ao Imposto de Renda, a cobrança também é variável. Em alguns fundos, há o come-cotas. Nesse caso, a Receita Federal antecipa o recolhimento da alíquota mínima do Imposto de Renda sobre os lucros. A dedução é feita nos meses de maio e novembro.

Ainda sobre o funcionamento dos fundos, é importante saber também detalhes sobre a abertura ou não do fundo para aportes. Veja detalhes a seguir:

Fundo aberto

Esse tipo de fundo permite a entrada de novos cotistas ou a compra de novas cotas por quem deseja aumentar sua participação no fundo. Além disso, a saída dos cotistas também é permitida a qualquer momento, por meio do resgate de cotas.

Fundo fechado

Por outro lado, o fundo fechado normalmente tem um número de cotas limitado e prazo de duração. Quando o prazo de captação de cotistas termina, não são admitidos novos investidores. Os investidores mais antigos também não podem fazer novos investimentos.

É possível, ainda, que o resgate das cotas tenha período determinado para acontecer — em geral, em uma data de vencimento. Em alguns casos, se precisar do dinheiro antes, o cotista pode vender sua participação para outros investidores (em mercados organizados de bolsa ou balcão).

Fundo exclusivo

Os fundos exclusivos são estruturados para apenas um investidor. Eles têm as mesmas características dos fundos tradicionais, mas são desenvolvidos sob medida, contam com atendimento personalizado e possuem apenas um cotista.

Quais são os principais agentes de um fundo de investimento?

Cada fundo de investimento conta com uma grande estrutura de funcionamento. Existem diferentes responsáveis por determinado trabalho. Entenda quem são e qual é a função de cada um deles a seguir:

Gestor

Há, normalmente, um gestor profissional ou uma equipe ou comitê que toma as decisões de investimentos. Em geral, trata-se de profissionais especializados, com experiência em tomada de decisão acerca de ativos financeiros e certificação para atuar como gestor.

Administrador

O administrador tem a responsabilidade sobre a estrutura do fundo. Por exemplo, ele acompanha o fluxo de caixa, controla as cotas e organiza os direitos dos cotistas. Também é a parte responsável pela divulgação de informações e cumprimento de normas legais.

Custodiante

Os ativos do fundo de investimento ficam sob a custódia de uma empresa contratada para desempenhar essa função. Ela é fundamental para manter a segurança dos investimentos.

Distribuidor

Na prática, o distribuidor funciona como um elo entre os fundos e os investidores. Ele é a entidade financeira responsável por disponibilizar as cotas para quem tem interesse. É o caso, por exemplo, de corretoras de valores e bancos de investimentos.

Quais são os tipos de fundos?

Existem diversos tipos de fundos de investimento disponíveis no mercado, com diferentes níveis de risco e possibilidades de ganhos. Entre as principais opções, estão:

  • fundos de renda fixa: aplicam a maior parte dos recursos em ativos de renda fixa;
  • fundos de ações: investem a maior parte do patrimônio em ações negociadas em mercado de bolsa ou balcão organizado;
  • fundos imobiliários: reúne investidores interessados em aplicar em empreendimentos imobiliários;
  • fundos multimercado: a política de investimento pode envolver diferentes estratégias.

Por que os fundos podem ser interessantes?

Para entender se a modalidade de investimento pode ser interessante para você, é necessário analisar o seu perfil de investidor e os seus objetivos. Os fundos podem fazer sentido se você quer contar com o auxílio de um profissional para escolher os investimentos, por exemplo.

A praticidade é um dos pontos positivos dos fundos de investimento. Eles também costumam ser buscados por quem deseja ter um portfólio mais diversificado ou pretende investir valores baixos em ativos que, geralmente, exigem aportes mais altos.

O que avaliar antes de investir em um fundo?

Depois de conhecer as características dos fundos de investimento, você deve avaliar qual é a melhor opção para investir, de acordo com as suas necessidades. Para isso, existem alguns fatores que precisam ser considerados.

Entre eles, estão:

    • o tipo de gestão (passiva ou ativa);

 

    • o histórico de rentabilidade (mas, atenção: ele não garante rentabilidade futura);

 

    • o valor da taxa de administração;

 

    • o registro do fundo nos órgãos competentes;

 

    • a estratégia do fundo.

 

Neste conteúdo, você descobriu o que são fundos de investimento e como eles funcionam. E então, você acredita que a modalidade faz sentido para a sua carteira? Não deixe de pesquisar e estudar as características do fundo do seu interesse antes de decidir investir.

Quer investir em fundos de investimento — exclusivos ou não? Então entre em contato conosco e conte com o apoio da Mont Capital!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️