Planejador Financeiro

5 Competências do planejador financeiro que podem beneficiar sua vida financeira

Por Mont Capital 12/03/2021

O planejador financeiro é um profissional com capacidade técnica para oferecer suporte sobre finanças e investimentos. Dessa maneira, quem deseja organizar o orçamento, aumentar o patrimônio e ter uma vida financeira mais tranquila pode contar com esse serviço.

Até recentemente, o serviço de planejamento financeiro estava restrito apenas a clientes que tinham acesso ao segmento private bank, ou então, àqueles que estavam associados a algum Family office. Hoje, porém, já existem diversos planejadores financeiros independentes dos grandes bancos, os quais atendem investidores com patrimônio de todos os tamanhos, incluído quem está endividado.

Se você tem dificuldades em manter as contas em dia ou escolher como investir, por exemplo, pode se beneficiar. Isso é possível devido às competências e habilidades que o profissional deve ter para prestar o serviço.

Quer saber mais? Confira este artigo e conheça 5 competências do planejador financeiro que podem auxiliar nas suas finanças!

Os pilares de atuação de um planejador financeiro

Antes de entender as competências, vale aprofundar o que é um planejador financeiro. Para essa profissão, não há requisitos específicos em termos de formação superior, mas são comuns formações na área de administração, economia, contabilidade, finanças e correlatos. Além disso, normalmente os profissionais que exercem esta atividade buscam obter certificações, que funcionam como credenciais atestando competência técnica e adesão a elevados padrões de conduta ética.

Também é preciso que o planejador tenha conhecimentos específicos sobre produtos financeiros e educação financeira. Afinal, é com base nisso que ele prestará o serviço de planejamento financeiro e será capaz de orientar o cliente a respeito das melhores alternativas de investimento disponíveis.

Veja campos em que o profissional pode atuar:

planejamento do orçamento doméstico do cliente;

Planejamento e orientação sobre ativos e investimentos;

Planejamento de seguros e de riscos;

Planejamento de aposentadoria;

Planejamento fiscal e orientações a respeito de tributação;

Planejamento sucessório.

5 Competências do planejador financeiro para sua vida financeira

Para conseguir exercer as atividades, existem algumas competências que o planejador financeiro deve apresentar.

A seguir, você conhecerá quais são elas e verá os seus impactos nos serviços oferecidos!

1. Responsabilidade profissional

Esta é a principal competência não somente do planejador financeiro, mas de qualquer outro profissional que atue no mercado financeiro: a responsabilidade profissional. É a partir dela que o cliente desenvolve maior confiança no relacionamento com o planejador para que ele o auxilie em suas decisões financeiras.

Aqui, existem diversos aspectos a serem observados pelo planejador, tais como:

Observância às disposições do código de ética e responsabilidade profissional;

Respeito a todas as leis e normas que aplicáveis às atividades desempenhadas;

Atuação sempre focando nos melhores interesses do cliente;

Reconhecimento de limites de competência, que faz com que ele busque suporte de outros profissionais quando for necessário ou, até mesmo, encaminhe o cliente.

Existe, ainda, uma questão essencial que difere a atuação do planejador com relação a assessores e gerentes bancários: a imparcialidade. O planejador financeiro não atua em defesa de interesses próprios, com eventuais ganhos com comissão caso o cliente faça determinados aportes. A remuneração pelo serviço de planejamento é transparente e acordada previamente com o cliente. Essa é uma segurança contra o recebimento de orientações enviesadas.

2. Conhecimento técnico

O conhecimento técnico sobre finanças e o mercado são fundamentais para definir as melhores estratégias de investimento e o planejamento financeiro. Logo, o profissional tem domínio sobre os principais temas, entre eles:

Tributação;

Seguros;

Investimentos;

Geração de renda;

Aposentadoria;

Legislação aplicável;

Ambiente econômico;

Finanças comportamentais;

Análise financeira;

Planos de Previdência.

3. Prática em organização financeira e investimentos

A atuação prática do profissional envolve ações que o planejador deve ter na prestação do serviço. Confira alguns exemplos:

Identificar o perfil do investidor, bem como vieses comportamentais e cognitivos, de maneira ajudá-lo a estruturar as suas finanças de modo pautado pela razão, e não pela emoção;

Acompanhar as mudanças nos ambientes político, econômico e regulatório;

Manter um aprendizado contínuo para otimizar suas habilidades e atualizar os conhecimentos;

Fazer pesquisas e análises para desenvolver as estratégias apresentadas aos clientes.

Portanto, a prática permite que o planejador analise o perfil do investidor e as opções do mercado financeiro mais adequadas. Em relação ao planejamento financeiro, ele pode indicar práticas que ajudem na redução de despesas e impostos ou no aumento do patrimônio.

Dessa maneira, você tem mais certeza de que receberá as orientações mais adequadas sobre seus investimentos e patrimônio. O profissional também pode apoiar o investidor com a gestão de riscos, para evitar uma exposição excessiva a ativos que não são condizentes com o seu perfil de tolerância ao risco.

4. Boa comunicação com os clientes

Um planejador financeiro lida com assuntos bastante relevantes e delicados do investidor. Afinal, o patrimônio e os investimentos se relacionam, muitas vezes, com a segurança financeira e a configuração familiar. Por isso, uma das competências apresentadas é uma boa capacidade de comunicação.

Logo, o profissional consegue ouvir o cliente e entender o que ele precisa. A partir daí, são traçados caminhos estratégicos para atingir os objetivos desejados nos prazos propostos e solucionar outras questões financeiras.

A conversa segue sempre uma linguagem adequada aos conhecimentos de cada cliente. Ou seja, o planejador esclarece os termos do mercado, o funcionamento de investimentos e outras questões que podem gerar dúvidas.

Como podem surgir conceitos mais técnicos e complexos, a boa comunicação é fundamental para que o investidor tenha segurança. Desse modo, ele terá mais tranquilidade ao tomar as decisões baseadas nas orientações recebidas.

5. Processo de cognição bem desenvolvido

A cognição tem relação com o processo de aquisição de conhecimento e com a capacidade de assimilá-lo. Na atuação como planejador financeiro, a competência tem relação com a avaliação de cenários e interpretação do profissional.

Por exemplo, ele é capaz de conversar com o cliente, fazer perguntas e compreender melhor os objetivos. Muitas vezes, o próprio investidor não possui tanta clareza com relação ao que deseja, então o planejador consegue identificar caminhos para ajudá-lo a organizar sua vida financeira.

Isso exige a capacidade de analisar informações de diversas fontes, aplicar métodos e até fórmulas matemáticas. Assim, é possível tomar decisões fundamentadas, baseadas em um raciocínio lógico e com adaptabilidade a diferentes cenários.

Como o profissional pode auxiliar o investidor?

Após conhecer como é a atuação do planejador financeiro e as suas competências, é possível visualizar como ele ajuda o investidor. Contudo, para que não tenha dúvidas, vale a pena saber como o profissional pode beneficiar a sua vida financeira.

Um planejador financeiro consegue ajudar o investidor em diversas questões relacionadas ao patrimônio.

Confira algumas práticas que o profissional pode adotar que ajudarão nas suas finanças e sua vida financeira como um todo:

Identificar prioridades e objetivos financeiros;

Aplicar melhores práticas para lidar com o dinheiro, economizar e construir um patrimônio;

Auxiliar na criação de uma carteira diversificada;

Planejamento da aposentadoria, com alocações e investimentos recorrentes;

Auxílio no planejamento fiscal, visando reduzir a carga tributária;

Acompanhamento de segurança e riscos, visando trazer mais segurança financeira;

Planejamento sucessório, com vistas a facilitar a transferência do patrimônio a herdeiros, trabalhando com práticas como holding familiar, Previdência Privada etc.

Vale lembrar, que o planejador financeiro pode trabalhar em conjunto com outros profissionais do mercado financeiro, com a finalidade de oferecer um serviço ainda mais completo e especializado para os seus clientes.

Um exemplo ocorre quando o planejador trabalha em conjunto com um gestor de recursos, auxiliando este último na construção de um portfólio sob medida para as necessidades e objetivos do investidor. Além disso, o gestor de recursos viabiliza a alocação dos recursos do cliente nas corretoras, por meio de uma carteira administrada (ou de um fundo exclusivo), gerando praticidade e facilidade para o cliente.

Como você viu, as competências do planejador financeiro conseguem beneficiar muitos aspectos das suas finanças e da sua vida financeira em geral. Portanto, ao pensar em investir, fazer gestão de patrimônio ou se organizar financeiramente, considere esse serviço para ter melhores resultados!

Se você se interessou pelo serviço, descubra como escolher o melhor profissional!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram! Por meio dele, você recebe textos e notícias e se mantém sempre atualizado com os últimos acontecimentos do mercado financeiro!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️