Educação Financeira

Por que a educação financeira é tão importante?

Por Mont Capital 08/12/2020

Como é a sua relação com o dinheiro? Se não souber responder ou se tiver a certeza de que poderia ser bem melhor, é sinal de que você precisa trabalhar a educação financeira. Aliás, esse conceito é bem-vindo em todas as situações, pelos benefícios que oferece.

O primeiro passo para saber mais é identificar o que torna o assunto tão relevante e por que conhecê-lo faz a diferença. Depois, você precisará colocar em prática algumas dicas para realmente otimizar o seu uso dos recursos financeiros no cotidiano.

Neste artigo, você entenderá a relevância da educação sobre finanças e descobrirá como ela pode fazer parte da sua vida. Continue a leitura!

O que é educação financeira?

A educação financeira está ligada à relação que existe entre as pessoas e o dinheiro. Ou seja, ela envolve os conhecimentos necessários para garantir que o relacionamento seja saudável e contribua para a conquista de bem-estar.

Nesse sentido, há tanto questões técnicas (como de conceitos e processos) até hábitos que devem ser colocados em prática. Ela pode ser desenvolvida e aprimorada com o passar do tempo de modo a entregar resultados melhores.

Qual é a real importância da educação financeira?

Aumentar sua educação financeira é essencial para ter acesso a tudo o que ela tem a oferecer. Somente com maior entendimento sobre o tema é que você poderá fazer um planejamento financeiro cada vez mais robusto.

Ao conhecê-la, você poderá aplicar orientações no seu dia a dia e ganhar consciência sobre o uso do dinheiro. Então consegue usá-lo de maneira estratégica e planejada, o que evita gastos por impulso ou decisões erradas, por exemplo.

A educação financeira também ajuda a ter estratégia na hora de usar os seus recursos para construir um futuro desejado e realizar os seus sonhos. Você saberá como construir patrimônio, vencer desafios e atingir os resultados que deseja para sua vida. Para isso, a educação financeira preconiza que sejam estabelecidos objetivos, tanto em termos de valor quanto em termos de tempo, pois dessa maneira, você consegue acompanhar o quão perto está, e o quanto ainda falta, para atingir cada uma de suas metas.

Além de tudo, o maior conhecimento sobre finanças está relacionado ao bem-estar, à segurança e à tranquilidade. Afinal, sabendo ganhar e utilizar dinheiro você consegue organizar sua renda e alcançar mais qualidade de vida. E também tem mais condições de lidar com imprevistos, evitando assim, ter que recorrer a empréstimos de emergência, o que pode gerar endividamento.

Quais são as dicas para obter educação financeira?

Engana-se quem pensa que a educação financeira é uma característica nata, destinada a poucas pessoas. Como o próprio nome indica, ela envolve o aprendizado. No Brasil, como não há ainda uma cultura forte nesse sentido, muitas pessoas precisam buscar o conhecimento depois de adultas.

Para simplificar o processo, temos dicas práticas para se educar financeiramente. Confira!

Busque conteúdos sobre o assunto

Pesquisar sobre finanças, orçamento, planejamento e tantos outros temas é essencial para quem quer reforçar a educação financeira. Portanto, a dica é consumir conteúdos, em busca de cada vez mais informações.

Você pode usar o poder da internet para conferir notícias e análises do mercado, bem como sites especializados, vídeos e podcasts, por exemplo. Também é possível recorrer a livros sobre o tema ou mesmo cursos.

O importante é se manter atualizado e em constante aprendizado. Dessa forma, estará cada vez mais preparado para aproveitar as finanças da melhor maneira.

Comece a monitorar seu orçamento

Tomar consciência dos seus hábitos, das suas necessidades e das suas possibilidades financeiras é um passo importante para se educar. Se você não souber o quanto ganha, o quanto gasta e como o dinheiro é distribuído, é quase impossível identificar ameaças e caminhos, certo?

Por isso, o melhor é elaborar um controle completo do seu orçamento. Registre tudo o que entra e o que sai das suas contas e identifique como os valores são usados. Assim, você confere se tem gastos desnecessários ou não, se há algum desperdício e se existe alguma oportunidade de melhoria.

Elabore um planejamento financeiro robusto

Saber como fazer planejamento é indispensável para ter mais educação financeira. Ele serve como uma espécie de mapa, orientando seu uso dos recursos. Para montá-lo, você usará as informações sobre entradas e saídas e definirá quais são as despesas a fazer e quanto está disponível.

Também é importante estabelecer objetivos específicos — como metas de economia ou o desejo de fazer o patrimônio crescer. Com tudo estruturado, é mais fácil saber como agir e o que evitar em termos de custos.

Mude e adapte os seus hábitos

No começo, você viu que ser financeiramente educado também está relacionado com as suas atitudes e com os seus hábitos consolidados. Por isso, o ideal é que reconheça o seu comportamento e passe a agir para desenvolver mudanças importantes. Por exemplo, diminuir as compras por impulso e realizar aquisições planejadas.

Também é válido pensar na importância de desenvolver a disciplina para economizar constantemente.

A ideia é criar hábitos positivos e que ajudem a garantir a concretização do seu planejamento financeiro, e consequentemente, dos seus sonhos. Com uma adaptação eficiente, será mais fácil atingir os resultados desejados.

Considere realizar investimentos

Para potencializar os seus recursos e conquistar novas oportunidades, é interessante considerar os investimentos financeiros. Eles atuam como uma forma de fazer o seu dinheiro trabalhar para você, acelerando a realização de seus objetivos.

Antes de alocar os recursos, entretanto, é preciso conhecer o mercado financeiro, avaliar o seu perfil de risco e ponderar as alternativas disponíveis. É disso que se trata a educação financeira: de aumentar o conhecimento e de buscar informações que possam ajudar na sua realidade.

Além disso, vale lembrar que hoje existem diversas maneiras mais práticas de se realizar investimentos, sem precisar conhecer a fundo a economia e as técnicas de análise. Trata-se do serviço de carteiras administradas (ou fundos exclusivos, para investidores com patrimônio elevado). Nesse serviço, você contrata um gestor profissional para cuidar dos seus investimentos, podendo assim, dedicar mais tempo às outras áreas da sua vida financeira que mereçam atenção.

Antes estes serviços ficavam restritos apenas aos clientes de Family offices ou private bank, ou seja, que possuíam patrimônio muito elevado. Mas hoje, há empresas que oferecem esta alternativa para todos os investidores, independente do tamanho do patrimônio.

Conte com a ajuda de um planejador financeiro

Como você viu, é possível buscar conhecimentos sobre finanças em sites, livros e cursos. Mas também é interessante contar com o suporte de profissionais. Um exemplo é o planejador financeiro. Ele é responsável por auxiliar os clientes na conquista da educação financeira.

Assim como acontece na carteira administrada/fundo exclusivo com relação aos investimentos, ao contar com o serviço de um planejador financeiro, você também tem um atendimento personalizado, contando com alguém para lhe ajudar em todos os passos citados aqui. Ele pode orientar sobre a maneira ideal de se organizar, planejar e controlar o orçamento.

Também é possível contar o com o apoio do Educador Financeiro, um profissional com uma linha de atuação diferente do planejador financeiro, mais voltada para a educação e mudança de hábitos.

Sem dúvida, a educação financeira pode transformar positivamente a sua relação com o dinheiro e favorecer o alcance das suas metas. Com essas dicas, você terá a oportunidade de trabalhar esse conceito em seu cotidiano e viver com mais tranquilidade!

Gostou das informações que viu aqui? Então inscreva-se no nosso canal do Telegram! Dessa maneira, você recebe notícias e textos a respeito do mercado financeiro, e se mantém sempre atualizado com os últimos acontecimentos!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️