Educação Financeira

4 bons hábitos para ter educação financeira

Por Mont Capital 25/09/2017

Ninguém quer ficar endividado, mas, infelizmente, muitos brasileiros encontram problemas para organizar a vida financeira. Em outros casos, o problema não são as dívidas, mas a dificuldade de enxergar o futuro. Investimentos são deixados de lado para que prazeres momentâneos sejam custeados, o que também é um problema.

Está enquadrado em uma destas situações? Então este post é para você. Hoje, resolvemos trazer alguns dos hábitos necessários para conseguir uma educação financeira satisfatória. Confira tudo o que precisa saber agora mesmo!

1. Use a tecnologia

A tecnologia cria uma série de facilidades e, é claro, não é diferente no campo financeiro. Existem muitos softwares e aplicativos que podem ajudá-lo a acompanhar cada centavo gasto e aplicado, o que é essencial para que você realize compras de maneira mais racional.

O melhor desse tipo de programa é que você pode sempre acompanhar a sua situação financeira em tempo real, já que os sistemas são atualizados automaticamente. Além disso, muitos deles possuem outras funcionalidades, como notícias do mercado financeiro, dentre outros.

2. Crie uma reserva

A reserva não é, necessariamente, um investimento. É apenas um capital disponível para emergências e, portanto, pode ficar até mesmo na conta-corrente. O mais importante é ter essa disponibilidade para não comprometer as suas finanças caso alguma coisa inesperada aconteça.

A conta poupança também é muito recomendada se você deseja criar uma reserva, pois o objetivo, na verdade, é a facilidade da retirada de recursos. No entanto, ela não é o tipo de aplicação mais adequada caso você queira fazer um investimento para o futuro. Existem outras opções melhores, conforme veremos em seguida.

3. Realize investimentos

Como vimos, ter uma perspectiva de futuro também é um excelente hábito para desenvolver a educação financeira. Acontece que muitos investidores conservadores acreditam que a poupança é a única modalidade de investimento segura. Isso não é verdade e, o pior de tudo, ela não é a opção mais rentável.

São muitas as opções de investimentos conservadores que podem ser realizados e que rendem mais do que a poupança. Como exemplo, podemos citar a LCI, CDB referenciado no CDI , cotas de Fundos e o Tesouro Direto. São opções para ver o dinheiro crescer no médio e longo prazo que, certamente, devem ser consideradas para que realize suas ambições no futuro.

4. Defina metas e objetivos

Para concluir, um dos grandes hábitos para quem deseja ter uma boa saúde financeira é a definição de metas e objetivos, mas qual a diferença entre os dois? As metas são focadas no curto prazo e ajudam a concluir objetivos maiores. É o caso, por exemplo, de comprar um apartamento: a meta seria economizar determinado montante por mês e o objetivo é a compra do imóvel.

Se tivermos metas e objetivos em mente, conseguimos controlar muito melhor as nossas finanças, pois daremos uma destinação clara para o dinheiro que sobrar após o pagamento das contas. Este é o melhor caminho para ter uma boa educação financeira.

Gostou do nosso post de hoje? Então curta a nossa página no Facebook para acompanhar muito mais!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️