Carteiras Administradas

Como começar a investir? Conheça os FoFs!

Por Mont Capital 20/10/2020

Como começar a investir

Assim que uma pessoa começa a investir, logo se depara com um conceito fundamental: a diversificação. A estratégia tem a ver com recorrer a diversos tipos de investimentos para encontrar um equilíbrio entre rentabilidade e risco.

Nesse sentido, os Fundos de Fundos — ou FoFs — são uma alternativa para montar uma carteira diversificada sem precisar ter muito dinheiro. Então, vale a pena entender o assunto para avaliar se ele é interessante para o seu portfólio.

Que tal aprender a diversificar com 1000 reais? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Por que é importante diversificar sua carteira de investimentos?

Como você viu na introdução deste post, os Fundos de Fundos (FoFs) são uma maneira de diversificar sua carteira de investimentos. Mas, por que é a diversificação é tão importante?

Cada tipo de investimento tem um nível de risco diferente. O interessante é que os mais arriscados geralmente oferecem a possibilidade de uma rentabilidade maior. Afinal, quem se dispõe a colocar dinheiro em algo de maior risco normalmente quer um retorno acima da média.

Contudo, colocar todo o dinheiro em perigo pode ser bastante desvantajoso. Nesse cenário, entra a diversificação. Para diluir o risco sobre seu patrimônio, uma estratégia eficiente é aportar em investimentos variados.

Enquanto alguns apresentam um nível maior de risco, outros são mais seguros, por exemplo. Além disso, diversificar as escolhas permite que você não esteja vulnerável a apenas um ou poucos ativos.

Assim, se algum dos seus investimentos não tiver um bom desempenho, os outros ajudarão a manter o equilíbrio. Imagine uma crise que afete apenas um setor da sua carteira — os outros ajudarão a diminuir o impacto de eventuais perdas.

O que são os Fundos de Fundos e como funcionam?

Agora é hora de entender a relação entre a diversificação de carteira e os Fundos de Fundos. Para compreender melhor, vamos desmembrar o termo: você já sabe o que é um fundo?

Um Fundo de Investimentos é uma modalidade coletiva, que reúne recursos de um grupo de investidores. Eles delegam ao gestor a administração e alocação do capital. Ao investir, as pessoas adquirem cotas do fundo e passam a participar de seus resultados.

Para atingir seus objetivos, a gestora monta um portfólio com investimentos adequados à estratégia adotada. A intenção é potencializar a rentabilidade, mantendo o nível de risco alinhado com o que os investidores esperam do perfil do fundo.

Agora, imagine um portfólio composto por diversos outros fundos. Quando isso acontece, trata-se de um Fund of Fund (FoF) — ou Fundo de Fundos. Quem adquire uma cota dessa modalidade de investimento está colocando o dinheiro em um portfólio bastante
diversificado.

Quais são os principais tipos de FoFs?

Até aqui, já está claro o que são os FoFs, não é? Agora, é hora de conhecer os principais tipos. Eles variam conforme os tipos de Fundos de Investimentos que compõem o Fundo de Fundo.

Assim, os principais tipos de FoFs são:

  1. De ações — alocam os recursos principalmente em fundos de Ações;
  2. De renda fixa — a maior parte dos recursos é cotas de fundos de renda fixa;
  3. Imobiliário — focam os recursos em fundos do mercado imobiliário;
  4. Multimercado — podem investir em cotas de fundos com estratégias variadas, na renda fixa ou renda variável.

Quais são as vantagens dos FoFs?

Alocar recursos em Fundos de Investimentos já é uma maneira de diversificar sua carteira, pois eles têm portfólio variado. Quando se trata de Fundos de Fundos, a diversificação é ainda maior. Afinal, ao investir seu dinheiro em um deles você está exposto a vários fundos.

Então, no fim, sua carteira fica atrelada a uma grande variedade de investimentos. Também existem outras vantagens nos FoFs. Por exemplo, a acessibilidade em relação ao dinheiro necessário para investir. Isso acaba tornando a diversificação bastante acessível para os investidores que não possuem o montante necessário para criar uma carteira administrada ou um fundo exclusivo.

É possível encontrar cotas de Fundo de Fundos por menos de 100 reais. Assim, com um capital baixo se torna viável ter exposição a diversos ativos — o que seria muito mais caro se você quisesse adquiri-los diretamente.

Os Fundos de Fundos oferecem, ainda, a vantagem da gestão profissional. Há pessoas experientes no mercado financeiro administrando os recursos e tomando as decisões. Logo, é útil para investidores que possam ter dificuldade para montar uma carteira sozinhos.

Ao comprar uma cota de um FoF, você transfere para a gestora a responsabilidade de alocar o seu dinheiro. Assim, é possível diversificar seus investimentos mesmo com pouco conhecimento ou menos tempo para se dedicar ao mercado financeiro.

Como montar uma carteira diversificada com 1000 reais?

Ao possibilitar a diversificação com menos dinheiro, o investimento em FoFs torna possível ter uma carteira bastante diversa com 1000 reais, da mesma maneira que ocorreria se o cliente possuísse uma carteira administrada ou fundo exclusivo. Mas como escolher o melhor Fundo de Fundos para o seu portfólio?

Confira algumas dicas importantes para essa tarefa!

Conheça os FoFs disponíveis no mercado

O primeiro passo é saber quais são os Fundos de Fundos disponíveis para você. Eles podem ter níveis de risco variados. Por isso, não deixe de levar em conta a sua tolerância a perdas antes de decidir.

Considere seus objetivos

Outro cuidado importante é conhecer seus objetivos. Considerá-los lhe ajuda a escolher o melhor fundo para o seu caso. Por exemplo, quem deseja receber uma renda passiva pode preferir fundos que pagam dividendos.

Avalie a estratégia do FoF de sua preferência

Ao observar as alternativas, procure saber em que tipos de investimentos o fundo investe seus recursos. Veja qual é a estratégia e confira se ela está adequada ao que você busca.

Além disso, avalie a gestão do fundo. Veja como se dá o trabalho do gestor e como é a comunicação com os cotistas.

Conheça os históricos do FoF

Por fim, antes de escolher um fundo para aportar seu dinheiro, analise qual tem sido o histórico de resultados dele. Mas tenha em mente que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Ainda assim, a análise do desempenho que o FoF teve nos meses e nos anos anteriores ajuda a avaliar sua consistência. Inclusive, verificando como ele se comportou em eventuais momentos de crise, por exemplo.

Neste conteúdo, você viu que montar uma carteira diversificada é uma estratégia essencial para manter o risco sob controle. E os FoFs podem ajudar nisso.

Por fim, para diversificar de forma eficiente, não se esqueça de guiar-se sempre pelo seu perfil e por seus objetivos!

Gostou de conhecer os Fundos de Fundos? Então confira o FoF que a Mont Capital acaba de disponibilizar para os investidores!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️