Private Banking

Private Banking: O que é?

Por Mont Capital 20/11/2018

“O Private banking é um serviço que Bancos grandes oferecem aos seus clientes de maior patrimônio.”

O Private banking é um serviço que Bancos grandes oferecem aos seus clientes de maior patrimônio. Para ingressar nessa categoria e ser considerado “Private” o cliente deve possuir aplicações acima de R$ 5 milhões de reais, podendo haver variações para cada banco ou instituição.

O cliente private banking recebe uma gama de benefícios que clientes “comuns” do banco não têm acesso, como investimentos de maior remuneração, oportunidades de investimento exclusivos, consultoria tributária e patrimonial, ofertas de crédito especiais e mimos buscando fidelizar este tipo de cliente.

O gerente do cliente private banking, conhecido como private banker ou apenas “banker”, tem uma função dentro do banco mais especializada e abrangente do que um mero gerente de banco de varejo. O banker não conversa com seu cliente apenas sobre sua carteira de investimentos, mas também lhe assessora em questões de sucessão patrimonial, divisão de bens entre os herdeiros, tributação, e possivelmente até sobre as finanças do dia-a-dia. Onde você está na pirâmide de serviços?

Como obter o serviço de Private Banking:

Se você não tem R$ 5 milhões de reais, mas gostaria de ter acesso a produtos muito mais rentáveis e exclusivos você pode optar por uma gestão exclusiva, através de um gestor de recursos ou consultor profissional, podendo ter sua carteira de investimento gerida por um time dedicado e experiente. Outra opção, pouco apresentada até mesmo aos clientes private banking são os fundos exclusivos, uma forma de constituir uma carteira exclusiva dentro de um formato de fundo. Você pode saber sobre isso neste link.

Ser convidado a um “upgrade” no atendimento e no acesso a produtos diferenciados acontece para poucos, mas geralmente isso ocorre quando o seu patrimônio no banco atingir o valor mínimo em recursos exigidos por cada instituição. Às vezes o próprio cliente entra em contato e requisita o serviço. É importante ressaltar que não há incentivo para o banco oferecer o serviço de Private Bank, exceto para fidelizar o cliente. Portanto, um cliente que possa tornar-se private e esteja satisfeito com o seu status atual pode não ser elevado para Private.

Você não precisa esperar seu patrimônio chegar ao valor mínimo de R$ 5 milhões para ser considerado um cliente private. Hoje você consegue ter acesso a este tipo de serviço com aplicações menores por meio da contratação de uma instituição regulada e autorizada para isso, que são os Gestores de Recursos. Estes profissionais também podem lhe oferecer esse tipo de serviço dedicado, exclusivo e sem os conflitos dos grandes conglomerados financeiros.

Vantagens de ser um cliente Private Banking:

A maior vantagem de um cliente private bank é o acesso a oportunidades de investimento restritas para os outros clientes do banco. Além dos investimentos restritos por lei a investidores qualificados (que possuem investimentos acima de R$ 1 milhão), os bancos costumam reservar os seus melhores produtos para os seus clientes Private.

O cliente Private Bank pode também ter acesso ao serviço de gestoras da própria instituição financeira. Essas empresas contam com profissionais altamente qualificados para auxiliar o cliente na gestão de seu patrimônio. Trata-se de um serviço bem diferente do serviço de um assessor de investimentos, que pode apenas recomendar investimentos baseando-se nos relatórios de analistas ou recomendações da própria corretora a qual ele está ligado.  

Em geral, os bancos que atuam no segmento Private Bank e costumam oferecer apenas através de suas Assets próprias, estão conflitados em relação ao interesse de sues clientes. Estas instituições limitam-se a oferecer apenas os fundos de investimento administrados por ele e produtos que de alguma forma o banco esteja distribuindo, limitando também os ganhos do cliente. Assim, mesmo o cliente Private tendo vantagem em relação aos demais clientes dos Bancos, existe a desvantagem de estar limitado a produtos das instituições financeiras das quais são clientes.

Private Banking, Conflitos e Alternativas:

Apesar de fornecer produtos de investimento exclusivos, com maiores rendimentos, o cliente private banking ainda está preso aos produtos que o banco decide ofertar. Esse tipo de estrutura é conhecido no mercado financeiro de “Arquitetura Fechada”. Nessa estrutura o banco utiliza seus clientes para consumirem somente seus produtos de investimentos a taxas inferiores àquelas praticadas pelo mercado, aumentando sua rentabilidade e reduzindo o potencial de ganho do cliente.

Neste caso, deixar sua carteira de investimentos gerida pela Asset do Banco ou Corretora coligada a instituição pode não ser uma boa ideia, exatamente por causa desse conflito de interesses.

Por outro lado, operar junto a corretoras e gestores independentes possibilita ao cliente o acesso a vários produtos de diferentes instituições financeiras. Tal possibilidade é conhecida no mercado como “Arquitetura Aberta” e minimiza drasticamente a possibilidade desse cliente estar exposto ao conflito de interesses referido acima.

Empresas independentes tais como a Mont Capital Asset focada nos investidores e suas famílias (Multi-Family Office) têm independência e acesso a um leque muito maior de oportunidades de investimentos que permite a montagem de carteiras de investimentos muito mais personalizadas, levando em conta todas as características e objetivos do cliente estabelecidas no seu mandato (regulamento do fundo ou contrato de carteira administrada). Isso só é possível devido ao acesso a uma variada gama de produtos do mercado financeiro nacional e internacional sem o compromisso explícito de aplicar em uma única instituição financeira.

Estatísticas do Private bank reforçam o conflito de interesse:

Os principais dados sobre o segmento foram divulgados no último relatório divulgado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) referente a agosto de 2019.

O relatório mostra que os números de clientes Private Bank ultrapassaram a casa de 1 trilhão de reais distribuídos em algumas categorias de investimento, sendo elas: Fundos Abertos, Fundos Exclusivos, Fundos Estruturados e Títulos de Valores Mobiliários diversos. Confira abaixo como ficou a distribuição dos valores por cada categoria.

Como pode ser observado, um pouco mais da metade do valor de 1 trilhão dos clientes Private Bank, cerca de 540 bi de reais, está alocado em fundos de investimento, distribuídos entre fundos de investimento abertos, fechados/restritos ou estruturados. Esta distribuição em relação aos fundos de investimento pode ser observada no próximo gráfico.

O gráfico anterior mostra que, dos 540 bilhões de reais alocados em fundos de investimento, cerca de 48% estão alocados em fundos exclusivos/reservados, representando um total de 260 bilhões de reais nessa modalidade. Considerando a aplicações totais, cerca de 24% de todos os recursos estão alocados em fundos exclusivos ou reservado para um grupo familiar. O banco costuma oferecer esse tipo de modalidade para clientes que pedem ou que tenham alguma indicação legal ou tributária para ter seu próprio fundo exclusivo, sem contar a necessidade de capital mínimo elevado para a constituição do produto.

A seguir é possível observar como estes fundos exclusivos estão alocados:

Conforme podes ser percebido pelo gráfico anterior, a maior parte dos recursos dos clientes Private Bank estão investidos em clientes do próprio banco. Estas proporção apresentada acima mostra um forte conflito de interesse por parte do administrador/gestor dessas casas. A partir do momento que o fundo exclusivo dos clientes private alocam seus recursos em produtos da própria instituição abre a possibilidade de sobretaxa de administração e a possiblidade de alocação em títulos de valores mobiliários intermediado pela própria instituição, podendo assim pagar taxas e valores superiores ao valor de mercado

Para saber mais sobre a possibilidade de ter um gestor de recursos para gerir, estruturar sua carteira de investimento dentro ou fora de um fundo exclusivo, visite nossa página dedicada a esse publico neste link.

De onde são os clientes Private Banking?

O relatório também trouxe informações relevantes da presença geográfica dos clientes private banking. Segundo o relatório da ANBIMA, mais da metade (50,10%) estão presentes em São Paulo, sendo 39,30% na grande São Paulo e cerca de 10,80% dos clientes private no interior paulista. Abaixo a distribuição dos clientes Private Bank no Brasil:

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️