Investimentos

Comprar imóveis com apenas 100 reais? É possível! Saiba como!

Por Mont Capital 12/11/2020

O mercado imobiliário é bastante forte no Brasil. Isso leva diversos brasileiros a enxergar o ato de comprar imóveis como um investimento rentável e seguro. Contudo, a prática exige um aporte alto — o que a torna distante da realidade de muitas pessoas.

Mas você sabia que é possível se expor a esse setor a partir de 100 reais, por meio de alternativas disponíveis na bolsa de valores? Estamos falando dos FIIs — Fundos de Investimento Imobiliário.

Eles são negociados no mercado nacional por meio de cotas. Neste artigo, você conhecerá as principais informações sobre esses fundos. E poderá se aproximar do sonho de comprar imóveis sem a obrigação de comprometer drasticamente as suas finanças.

Continue lendo para saber mais!

O que é e como funciona um FII?

É comum se deparar com a crença de que adquirir imóveis físicos é a única forma de lucrar com o mercado imobiliário. Porém, isso não é verdade! Os Fundos de Investimento Imobiliário também podem ajudar nesse sentido. Para isso, é preciso entender o que são e como eles funcionam.

Em resumo, os FIIs são Fundos de Investimento focados no mercado de imóveis. Sendo assim, seus lucros advêm dos ativos desse setor. Eles podem ser tanto os imóveis físicos quanto investimentos de renda fixa com lastro no mercado imobiliário ou cotas de outros FIIs.

Em termos de funcionamento, os Fundos Imobiliários são uma modalidade coletiva de investimento, com gestão profissional. Ou seja, há um gestor por trás da composição do portfólio do fundo. E os investidores – chamados de cotistas – podem adquirir cotas para participar dos eventuais resultados obtidos pelo fundo.

As cotas são negociadas na bolsa de valores. Os lucros costumam chegar aos investidores por meio da renda passiva com dividendos. Além disso, também é possível lucrar com a valorização das cotas ao longo do tempo.

Quais são as principais vantagens dos Fundos Imobiliários?

Agora você sabe o que é e como funciona um Fundo Imobiliário. É importante ter em mente também que os FIIs apresentam diversos benefícios aos que estão interessados em investir no mercado imobiliário.

Primeiramente, é essencial reforçar a possibilidade de investir em imóveis com menos custo – e menor capital disponível. Como você acompanhou na introdução deste conteúdo, a modalidade pode ser interessante para diversos investidores devido à sua acessibilidade.

É possível, por exemplo, comprar uma cota de FII com apenas 100 reais. E, a partir desse aporte, você pode participar de grandes empreendimentos do mercado – como Shopping Centers, Galpões Logísticos, etc.
Também vale a pena falar sobre os riscos quando o assunto são as vantagens dos FIIs. Ainda que seja impossível investir no mercado financeiro sem correr algum risco, os Fundos de Investimento Imobiliário são considerados opções mais conservadoras em comparação com outros ativos de renda variável.

A volatilidade deles costuma ser menor do que a das Ações, por exemplo. Isso pode torná-los opções mais atrativas para quem deseja se arriscar um pouco mais, mas ainda não sente conforto de investir em Ações na bolsa da valores.

Contudo, vale lembrar que os FIIs continuam expostos às oscilações de preços na bolsa. Por isso, é preciso avaliar com atenção.

Outra vantagem é a isenção de impostos sobre os dividendos distribuídos por essa modalidade. O rendimento dos FIIs é isento tanto de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) quanto de IR (Imposto de Renda). Mas fique atento, pois a venda da cota está sujeita à cobrança do IR — alíquota de 20% sobre o lucro.

Por fim, uma grande vantagem de investir em FII é a comodidade. Com um gestor por trás do fundo, o investidor precisa apenas investir seu dinheiro e acompanhar o investimento – avaliando se ele segue fazendo sentido para o seu portfólio. Para mais praticidade ainda, é possível contar com um gestor fazendo toda a gestão da sua carteira de investimentos, incluindo os FIIs, e dependendo do patrimônio do investidor, contar até mesmo com uma estrutura que reduz a tributação sobre as aplicações.

Não é necessário, portanto, se envolver na administração dos imóveis. E não é preciso ter uma alta soma financeira para investir no setor. Bastante interessante, certo?

FIIs ou imóveis: o que é melhor?

Você acabou de conhecer alguns dos principais benefícios dos FIIs. Qual sua opinião sobre eles? Você acredita que vale a pena investir nessa modalidade ou em imóveis físicos?

Essa dúvida é bastante comum entre os investidores – sobretudo entre aqueles que desejam investir no setor imobiliário. É importante reforçar, no entanto, que os FIIs têm inúmeras vantagens frente ao investimento direto em imóveis.

Entre os elementos que tornam os fundos mais interessantes que o aporte em imóveis é, como você já sabe, o baixo custo. Afinal, não é possível comprar um imóvel físico com apenas 100 reais, não é mesmo?

Por outro lado, há diversas possibilidades de encontrar cotas de FIIs sendo negociadas por preços bastante reduzidos na bolsa de valores. E, a partir deles, você pode ter acesso a uma ampla gama de empreendimentos imobiliários.

Os Fundos Imobiliários também são menos burocráticos. Além dos custos, a aquisição de um imóvel envolve documentos e processos complexos, além dos pagamentos de corretagem, despesas cartorárias e impostos. Tudo demanda tempo e dedicação — o que não ocorre com os FIIs, visto que há um gestor por trás dos Fundos.

Mais uma vantagem importante dos FIIs na comparação com os imóveis está relacionada ao aluguel. O investidor do fundo que trabalha com a estratégia de locação não precisa se preocupar com contratos e manutenção, pois a equipe de gestão do fundo cuida destas tarefas. Ou seja, há grande praticidade, assim como é oferecido para investidores que possuem toda uma equipe à sua disposição em um private bank. Há, ainda, menor exposição ao risco de vacância.

A diversificação do FII também pode apresentar expectativas de rentabilidade maiores ao investidor. Você pode, por exemplo, investir em grandes empreendimentos comerciais de forma indireta e lucrar com os aluguéis.

Outra diferença marcante é a questão da liquidez maior. Você já pensou no tempo necessário até conseguir vender um imóvel? Os FIIs são negociados na bolsa de valores, então suas cotas podem ser vendidas de maneira mais rápida a outros investidores.

Quais os principais tipos de Fundos Imobiliários?

Como você viu, os portfólios dos FIIs podem conter tanto imóveis quanto outros investimentos do setor. Isso acontece em função do tipo de Fundo Imobiliário. Existem três principais: fundos de fundos, fundos de papéis e fundos de tijolos.

Os primeiros são compostos, majoritariamente, por cotas de outros FIIs. Já o segundo não investe diretamente em imóveis físicos, mas sim em títulos da renda fixa relacionados ao setor.

Enquanto isso, os fundos de tijolos são os que investem em imóveis. Aqueles que focam nos aluguéis costumam distribuir dividendos mais frequentes ao investidor. Assim, podem ser interessantes para os que desejam investir 100 reais em imóveis ou quaisquer outros valores de maneira frequente com foco em renda passiva.

Como escolher os melhores FIIs para sua carteira?

Agora você sabe que investir em imóveis sem comprometer grande parte de suas finanças é possível. Há diversos fundos à sua escolha no mercado. Mas como decidir entre eles?

Algumas dicas podem ajudá-lo a alinhar a escolha do Fundo com sua realidade e com seus objetivos pessoais. São elas

    • conhecer as estratégias do FII;

 

    • conhecer a gestão do fundo;

 

    • avaliar o histórico do fundo (saiba, no entanto, que a avaliação não traz garantia de rendimentos futuros);

 

    • conhecer seu próprio perfil de investidor e objetivos;

 

 

Depois de ponderar os diversos aspectos antes de decidir por um fundo, o aporte nessa modalidade é bastante simples – caso você deseje fazê-lo. Basta fazer o investimento via home broker da instituição financeira. É preciso apenas digitar o ticker correspondente ao FII e compra a quantidade de cotas que desejar.

Ao longo deste conteúdo você descobriu que é possível comprar imóveis com 100 reais a partir do investimento em FIIs. Além de avaliar se a opção faz sentido para o seu portfólio, lembre-se de que é imprescindível acompanhar os resultados e reavaliar a carteira frequentemente.

Assim, as chances de sucesso com seus investimentos serão cada vez maiores!

Conheça as carteiras administradas e os fundos exclusivos da Mont Capital, e tenha os seus investimentos geridos por uma equipe experiente e profissional!

Gostou do conteúdo? Então não deixe de se inscrever em nosso canal do Telegram, assim você recebe mais textos e notícia e se mantém atualizado com relação ao mercado financeiro.

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️