Educação Financeira

Organização financeira: 5 dicas para você gerir suas finanças

Por Mont Capital 15/01/2018
holding familiar para o bem do futuro familiar

Como está a sua relação com as finanças? Essa é uma pergunta cuja resposta precisa ser bem formulada. Para isso, é necessário fazer um planejamento para conseguir controlar todos os seus gastos mensais, que, na maioria das vezes, podem ser supérfluos.

A organização financeira deve ser prioridade de todos, principalmente em tempos de crise, visto que o cenário econômico não está nada favorável. Então, se a desorganização financeira faz parte do seu cotidiano, faz-se necessário revê-la.

Se você tem dificuldades de se organizar financeiramente, não se preocupe. Para ajudá-la, desenvolvemos este artigo com as principais dicas para gerir suas finanças. Confira!

1. Acompanhe suas receitas e despesas mensalmente

A primeira dica para alcançar a organização financeira é conhecer suas receitas e também suas despesas. Mas, por que devo fazer isso?

Alguém que não consegue acompanhar suas receitas e despesas mensalmente, estará à mercê da sorte, pois, não saberá a quantia monetária suficiente para honrar com todos os seus compromissos em cada mês.

Para facilitar o seu trabalho, crie o habito financeiro de montar uma planilha e comece desde já a organizar o seu orçamento doméstico.

2. Corte gastos supérfluos

Sabe aquela ida ao shopping? Os gastos semanais em um supermercado? Tudo isso é caracterizado como gastos supérfluos, ou seja, desperdício de renda gerado por algum desejo de consumo que não é necessário.

Para que você consiga manter suas finanças organizadas, é preciso economizar a renda. Para isso, comece fazendo uma lista de tudo que você julga desnecessário.

Por fim, selecione o que você tem como gastos essenciais em seu mês. Entre eles, podemos citar alguns exemplos:

  • manutenção em seu automóvel;
  • aluguel do imóvel;
  • compras no supermercado;
  • mensalidade escolar para os filhos.

A partir disso, todos os gastos que você selecionou como essenciais servirão para identificar os gastos supérfluos que aparecem de forma mais natural com o passar do tempo.

3. Estipule metas e objetivos

Não estipular metas e objetivos é um dos piores erros caso você queira se organizar financeiramente. Gerir as suas finanças não é tarefa fácil, e, na maioria das vezes, é preciso contar com a ajuda de profissionais.

Você busca a independência financeira? Quer manter o seu estilo de vida? Já é um bom começo. Afinal, os objetivos são o que vão impulsioná-la a sempre buscar o ideal, de acordo com as suas necessidades.

4. Inicie uma cartela de investimentos

No Brasil, o senso comum de prender-se à ideia de que a poupança é um bom investimento não é mais viável. É necessário buscar novas alternativas para que o seu dinheiro não seja desvalorizado. Então, listamos alguns dos investimentos disponíveis no mercado. Entre eles, os mais comuns são:

  • certificado de depósito bancário (CDB);
  • tesouro direto;
  • letra de crédito imobiliário (LCI);
  • letra de crédito agronegócio (LCA).

5. Conquiste um fundo emergencial

Mesmo que você tenha renda suficiente para pagar todas as suas contas ao fim do mês, é essencial manter um fundo de emergência, visto que não se sabe dos imprevistos que podem acontecer.

Sendo assim, uma boa quantia para o fundo emergencial é de 10% do seu salário, a qual deve ser separada todos os meses. Em caso de surgimento de uma viagem inesperada, ou, até mesmo, de uma ampliação da sua carteira administrativa, essa quantia pode ser destinada a essas ocasiões em especial.

Neste artigo, descobrimos que a organização financeira é essencial na vida de todos. E, para isso, é preciso rever se você, ao menos, está seguindo uma das dicas citadas acima!

Gostou do conteúdo? Deseja aprender mais sobre gestão financeira? É fácil, basta nos seguir nas redes sociais e receber conteúdos exclusivos todos os dias! Estamos no Facebook, no Linkedin e no Instagram!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️