Carteiras Administradas

Carteira Administrada x Gerente do Banco: qual a melhor opção?

Por Mont Capital 23/09/2020

Os investimentos oferecem diversas oportunidades para os investidores. Uma carteira administrada, por exemplo, pode significar independência financeira e excelente custo-benefício. No entanto, algumas pessoas ainda preferem deixar o dinheiro no banco, sob os cuidados de um gerente.

Esse pensamento pode resultar em significativas perdas financeiras no longo prazo. Afinal, manter o capital mal aplicado, muitas vezes, significa ganhos abaixo das possibilidades do mercado ou até mesmo perda do poder de compra devido à inflação.

Você ainda tem dúvida se vale mais a pena ter a carteira administrada ou contar com a atuação do gerente do banco? Continue a leitura e descubra o que é melhor para você!

O que é carteira de investimentos?

Carteira de investimentos é o termo usado para designar um conjunto de aplicações ou aportes financeiros de uma pessoa — física ou jurídica. Os ativos que compõem o portfólio são escolhidos a partir de determinados critérios.

Via de regra, a carteira administrada só poderá ser montada, por exemplo, com base em fatores como perfil de investidor, capital disponível, tempo de resgate, expectativa de rentabilidade etc. Qualquer pessoa pode criar uma carteira de investimentos sozinha, porém o desafio está em descobrir as melhores opções dentro da corretora.

No entanto, é importante entender que tomar decisões sem conhecimento aprofundado ou apenas seguir as recomendações do seu gerente do banco pode impactar de forma negativa os resultados financeiros.

Além disso, nem todo mundo tem tempo suficiente para acompanhar a performance dos investimentos. Nesse sentido, o serviço de carteira administrada pode ser uma boa opção para obter rendimentos satisfatórios no mercado financeiro sem precisar ser especialista em finanças.

O que é uma carteira administrada?

A carteira administrada é um serviço personalizado oferecido por um profissional capacitado e devidamente habilitado para atuar no mercado. As diretrizes do trabalho são previamente estabelecidas em contrato e a gestão do capital é feita conforme as necessidades do investidor.

Com o avanço tecnológico, não é mais necessário possuir grande capital para ter uma carteira administrada. Com o uso de softwares para análise de risco, ferramentas de automação, entre outros recursos, as gestoras conseguem atender mais clientes de forma customizada.

Como funciona a carteira administrada?

A carteira administrada funciona da seguinte forma: as empresas de gestão de portfólio de ativos encontram os melhores produtos para rentabilizar os investimentos de seus clientes, sempre respeitando o perfil de cada um.

Então, os investimentos são feitos e o investidor usufrui da rentabilidade dos ativos selecionados, sem que o gestor se remunere através de comissões, spreads ou corretagens. O serviço é remunerado por uma taxa de administração única.

Assim, a rentabilidade dos investimentos pode ser potencializada sem conflitos de interesse. A busca pelas maiores taxas é um dever do profissional e os resultados são revertidos para o investidor — que poderá ter produtos mais rentáveis do que teria se investisse sozinho ou por outras formas.

A personalização é um dos aspectos importantes na carteira administrada. Assim, a gestora busca identificar o perfil, os objetivos e a necessidade de liquidez dos clientes. Com tais informações, é possível montar um portfólio mais adequado ao investidor.

Também faz parte do serviço fazer o rebalanceamento quando necessário, realocando o capital de acordo com a estratégia e as oportunidades do mercado. O foco do gestor é representar os melhores resultados para cada cliente.

Quais são as vantagens da carteira administrada?

Depois de conhecer as características da carteira administrada, é importante entender quais são as vantagens que elas trazem para os investidores. Confira os principais benefícios de contar com esse suporte!

Maior customização da carteira

Como você viu, a carteira administrada é feita exclusivamente para atender às necessidades do investidor. O serviço é customizado e pode oferecer muitas vantagens para o detentor dos recursos — o que geralmente não acontece, por exemplo, com as recomendações dos gerentes de bancos.

Um ponto positivo da personalização é a possibilidade de potencializar os retornos a partir de produtos financeiros que são realmente adequados ao perfil do investidor. Não é montada uma carteira generalista, mas uma que parta dos seus interesses e preferências.

Taxa de remuneração fixa

Sobre os custos, uma vantagem é não haver taxas embutidas nos investimentos. A remuneração do prestador de serviços na carteira administrada é fixa. Além disso, o gestor do portfólio trabalha em função dos resultados esperados pelo investidor.

Não há custos extras ou embutidos nas aplicações. Os gestores buscam por oportunidades de investimento que resultem na rentabilidade esperada pelo cliente e – não aquelas que sejam mais interessantes para quem as comercializa.

Facilidade e transparência nas negociações

Outra vantagem das carteiras administradas é que o investidor não precisa executar as operações. Após dar a procuração para que a gestora cuide do portfólio, ela passa a ter autonomia para fazer movimentações em seu nome.

Para isso, é preciso respeitar a política previamente acordada entre as partes — o que acontece com supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Assim, quem tem o capital acompanha e avalia os resultados e não precisa se preocupar em realizar as análises do mercado financeiro.

Com o uso da tecnologia na gestão da carteira, o investidor também tem acesso a toda a composição do portfólio. Isso significa ainda mais transparência nas negociações.

Carteira administrada x gerente de banco: quais as diferenças?

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma carteira administrada, fica mais fácil identificar as grandes – e importantes – diferenças entre ela e o papel de um gerente de banco, certo?

Então, ao falar sobre investimentos em bancos, é preciso questionar: afinal, seu gerente realmente lhe apresenta o que é melhor para você? É importante lembrar que o gerente atua em favor da instituição para a qual trabalha, tem metas a bater e pode receber participação nos lucros e resultados do banco.

Por isso, ele costuma sugerir investimentos que são de interesse da instituição. Então, não costuma haver um trabalho personalizado junto ao investidor. Por outro lado, na gestão de uma carteira administrada, você viu que não existe conflito de interesses.

Como mostramos, a carteira administrada é alinhada ao perfil e às necessidade dos clientes. Além disso, o serviço é mais simples e mais prático para o investidor. Também é uma forma de contar com auxílio mais transparente na hora de investir e fazer seu patrimônio crescer.

Qual a melhor opção para você?

Cada pessoa tem perfil, renda e objetivos diferentes. Tudo isso deve ser considerado no momento de escolher as melhores alternativas disponíveis no mercado.

E, para ter acesso a um serviço transparente, isento, exclusivo e muito mais personalizado, contar com uma carteira administrada pode ser a melhor opção para você. Assim, será muito mais fácil manter uma carteira mais sólida e alcançar o sucesso desejado com seus investimentos ao longo do tempo!

Quer saber mais sobre as vantagens da carteira administrada e entender como contar com esse serviço? Entre em contato conosco!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️