Todo investidor deve conhecer bem alguns termos usados no mundo dos investimentos — não só para acertar em suas iniciativas, mas também para se antecipar às mudanças de mercado e corrigir sua atuação. A compreensão desses conceitos é fundamental, mas você precisa prestar bastante atenção em um dos termos mais relevantes desse universo: o ativo financeiro.
Quer investir melhor e entender mais sobre o mercado? Se você ainda tem dúvidas sobre o termo, aproveite para ler o post e saber mais sobre os ativos financeiros!
De maneira mais simplificada, os ativos financeiros são um termo aplicado no mundo dos investimentos para designar os produtos negociados somente no mercado financeiro, que tem na Bolsa de Valores sua principal referência. Nesse caso, os ativos são conhecidos como ativos de papel.
Existem diversos ativos financeiros, e alguns são mais conhecidos e populares para investir do que outros. Veja alguns deles:
São as parcelas que constituem o capital de uma empresa. São emitidas por empresas (Sociedades Anônimas) e negociadas na Bolsa. As ações podem ser ordinárias nominativas e preferenciais nominativas.
As ações ordinárias nominativas permitem a participação do acionista nos resultados financeiros da empresa, tendo direito a votar nas assembleias. Mas não dá ao acionista direitos preferenciais de dividendos.
Já as ações preferenciais nominativas conferem, ao acionista, alguns privilégios no recebimento dos lucros. Se a empresa fechar, por exemplo, ele recebe de volta o capital investido. Geralmente, o acionista não possui o direito de votar em assembleias.
Todas as negociações com moedas e câmbio são efetuadas pelo Forex, que é o maior mercado financeiro do planeta. As trocas se realizam entre bancos, multinacionais, corporações, governos e diversas instituições financeiras.
Os pequenos investidores representam uma porcentagem bem pequena de participação, investindo, principalmente, por meio de corretoras de investimentos.
São os títulos emitidos por empresas privadas que buscam captar recursos financeiros e, em troca, pagam juros ao investidor. Esses títulos têm prazos e rentabilidade definida previamente (debêntures, letras de hipoteca, letras de câmbio, CDBs e outros).
São títulos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. O próprio investidor pode gerenciar o título que compra.
A negociação desses títulos pode ser feita de 3 formas:
Entre os outros produtos financeiros, podemos citar:
Para adquirir e usar os ativos financeiros, é preciso considerar alguns pontos, como:
Deseja investir em ativos financeiros? Qual deles lhe agradou mais? Aproveite para curtir a página da Mont Capital no Facebook e ficar por dentro desse universo!
Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!
Preencha e iremos falar com você e te ajudar.
Quer começar a investir com quanto?