Educação Financeira

Entenda o que é CDB e como funciona esse investimento

Por Mont Capital 05/02/2018

Quem deseja começar a fazer investimentos pode optar por dar os primeiros passos com o Certificado de Depósito Bancário, também conhecido como CDB. Ele é considerado como título privado e é uma excelente opção para investir em renda fixa.

Vale dizer que essa categoria de investimentos é tão segura quanto uma poupança, além de gerar rendimentos muito maiores. Porém, antes de se aventurar por esse ramo, é importante saber mais detalhes sobre o que é CDB e quais são seus reais benefícios.

Ficou interessado pelo assunto? Acompanhe este artigo e tire suas dúvidas!

O que é CDB e como ele funciona?

Para continuar em funcionamento, as organizações bancárias precisam captar recursos. Assim como todo negócio, se um banco quiser aperfeiçoar suas atividades e desenvolver novas soluções, ele precisará de dinheiro.

E uma solução para encurtar esse caminho é emitir um CDB. A modalidade atua como se fosse um empréstimo do investidor ao banco. Depois de um prazo predeterminado, ele recebe de volta seu dinheiro com os rendimentos obtidos pela cobrança de juros.

O investimento é rentável para ambas as partes — enquanto o investidor tem a confiança de que a quantia aplicada continua rendendo, o banco consegue angariar capital para realizar seu trabalho.

Quais são os tipos de CDB?

Existem três tipos principais de CDB, por isso, é fundamental que o investidor conheça quais são suas características para avaliar qual é a melhor opção de acordo com seus objetivos, a fim de se organizar financeiramente. São eles:

Prefixados

Os títulos prefixados possuem taxas de rendimento determinadas no ato de sua compra. Dessa forma, investidor saberá de forma precisa qual será o valor de seu rendimento a partir do momento em que firmar contrato.

Pós-fixados

Nesse caso, o rendimento dos títulos está subordinado à variação de taxas como a taxa Selic ou o CDI. Com isso, o investidor precisará de paciência para saber seu total de rendimentos, pois o número só é confirmado após o fim do prazo de aplicação.

Híbridos

A soma de CDBs prefixados e pós-fixados resulta em investimentos híbridos. Isso significa que os títulos são divididos entre as duas categorias — e você terá acesso à informação de valor de apenas uma parte da rentabilidade.

Existem prazos fixos para o investimento?

Os prazos do CDB são determinados conforme o emissor. Cada banco impõe um período de carência para que a aplicação permaneça retida na instituição e acumule rendimentos antes de ser recuperada.

Alguns CDBs têm liquidez diária, de modo que você pode retirar seu dinheiro assim que considerar necessário. Portanto, é muito importante avaliar suas condições e averiguar se o prazo estabelecido em contrato é conveniente. Mas lembre-se de que, quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, maior será seu rendimento.

Afinal, CDB é mesmo uma aplicação segura?

Em tempos de crise, é mesmo comum que surja certa insegurança na hora de colocar dinheiro em um investimento. Mas relação ao CDB, você pode ficar tranquilo. A ação tem o respaldo de um órgão denominado Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Ele endossa todos os investimentos com o valor de até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira. Ou seja, caso o banco apresente falência ou algum imprevisto de mesma gravidade ocorra, o FGC devolve a quantia.

Agora que sabe o que é CDB e quais são seus diferenciais, você considera realizar o investimento? Se a resposta for sim, a Mont Capital pode ajudar! Não perca tempo e entre em contato conosco para mais informações.

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️