Educação Financeira

Qual é a melhor forma de levar dinheiro para viagem no exterior?

Por Mont Capital 26/01/2018

Provavelmente, a época das férias é a mais esperadas do ano, não é verdade? No entanto, quando vamos viajar, temos que pensar em cada um dos detalhes. Desse modo, o planejamento de uma viagem inclui desde a preparação do roteiro e a definição da hospedagem até a escolha do transporte e a forma mais adequada para levar o dinheiro.

Pensando nisso, preparamos este post especialmente para ajudá-lo a tirar suas dúvidas sobre a melhor forma de transportar dinheiro para viagem no exterior. Então, acompanhe a leitura e confira como se organizar financeiramente!

Dinheiro em espécie

Conhecido também como papel-moeda, o dinheiro em espécie é sempre uma opção simples e segura de viajar. A vantagem de escolher essa alternativa é a facilidade de controlar seus gastos, além de que você deixa de pagar o IOF, que é o imposto aplicado nas operações de crédito, de câmbio e de seguros — nesse sentido, a taxa é aplicada nas transações financeiras e pode variar de acordo com a cotação do câmbio do dia.

Então, caso opte por portar dinheiro para viagem dessa maneira, leve uma quantidade em mãos, assim, você não paga as altas taxas de câmbio nos aeroportos e pode comprar em lugares que aceitem somente o dinheiro vivo.

A maior desvantagem é que você pode perder o dinheiro ou ser roubado. E caso vá viajar de avião, a Receita Federal limita o valor de transporte em até R$ 10 mil em espécie. Logo, se for levar quantias maiores, o total deve ser declarado à receita.

Travel money

O travel money é um cartão que pode ser carregado com moeda estrangeira e, além de oferecer a segurança e a comodidade dos cartões eletrônicos, realiza o débito direto na sua conta.

Vale ressaltar que essa é uma das formas mais seguras de se levar dinheiro para viagem. Em caso de roubo ou de perda, você pode contar com a garantia e o suporte da seguradora para conseguir recuperar o valor creditado no cartão em pouco tempo. Além disso, você também pode recarregar seu cartão pela internet!

Entre as desvantagens do travel money, podemos ressaltar o processo de sacar e de fazer a recarga, na medida em que, quando você saca o dinheiro, a taxa cobrada é feita de acordo com a taxa de câmbio do dia e, quando recarrega, o imposto cobrado varia de acordo com o IOF. Assim sendo, se for fazer muitos saques e recarregar muitas vezes, esse cartão pode não ser vantajoso.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é vantajoso para quem gastar mais do que está previsto, uma vez que você pode pagar nos meses seguintes. Outra vantagem é que você pode juntar milhas com as compras feitas e, ainda, é uma forma segura de realizar pagamentos na viagem.

Quanto às desvantagens, o IOF pode ser cobrado de acordo com a cotação do dia ou apenas no momento de fechar a fatura do cartão. Pelo fato de pagar nos próximos meses, você também deve ter cuidado e controlar os gastos para não ter nenhuma surpresa nos meses seguintes.

Quando for levar dinheiro para viagem, verifique quais dessas possibilidades mais se encaixam no seu planejamento. Em todos as situações, leve, pelo menos, duas opções para que você fique mais resguardado, caso aconteça algum imprevisto.

Gostou das nossas dicas de como levar dinheiro para viagem? Aproveite, siga nossas páginas no Facebook, no LinkedIn e no Instagram e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️