Investimentos

Você sabe o que são Fundos Multimercado? Entenda de forma didática

Por Mont Capital 19/06/2019

Os fundos multimercado são alternativas que misturam a renda variável e a fixa. Os recursos são aplicados em diversas operações, com riscos e chances distintas quanto aos ganhos.

Eles podem ter uma gestão ativa, em que o objetivo é superar os índices de mercado. A outra possibilidade é a gestão passiva, em que não há atrelamento e a ideia é tentar alcançar o mesmo índice. No geral, a segunda opção é mais segura, mas a escolha depende de cada perfil.

Para saber como utilizar esse investimento em sua carteira, conheça tudo sobre os fundos multimercado e aprofunde-se no tema!

Quais pontos devem ser considerados?

Para fazer uma escolha adequada, a avaliação dos fundos multimercado tem que observar alguns fatores relevantes. São eles:

Taxa de administração

Quanto maior é o valor pago para administrar o fundo, menor é a rentabilidade. Portanto, é importante analisar com cuidado se a cobrança é consistente e adequada aos objetivos de rendimento. Em fundos ativos, ainda há a taxa de performance, que é cobrada quando o benchmarking é superado.

Risco do fundo

Os fundos multimercado são conservadores, moderados ou arrojados. Isso depende do tipo de estratégia e da aplicação em determinadas opções de renda fixa ou variável. É fundamental conhecer a matriz de risco para escolher uma alternativa consistente com o perfil.

Histórico do fundo

Rentabilidade passada não é garantia de ganhos futuros. Contudo, explorar o histórico ajuda a determinar se o potencial de riscos e de rentabilidade oferecido é consistente com os interesses. Quanto melhor o histórico, mais bem-sucedido tende a ser o investimento.

Estratégia adotada

Cada fundo tem uma forma de aplicar. O multimercado baseado em trading, por exemplo, tem riscos elevados porque realiza operações de curto prazo e com rentabilidade diferenciada.

Já a estratégia macro utiliza os movimentos de preço no curto prazo, enquanto a long and short vende a um preço alto e compra a um valor menor, de modo a obter lucratividade. Há, ainda, outras alternativas com características e perfis de risco distintos, as quais precisam ser consideradas antes da escolha.

Tributação e come-cotas

Dependendo do tempo de duração do fundo e dos rendimentos, a tributação é diferente. As projeções de ganhos devem ser usadas para avaliar os custos com impostos e qual é a melhor configuração.

Quais são as vantagens de investir em fundos multimercado?

Quando essa escolha é incluída na carteira de investimentos, há diversos benefícios e entre eles, estão:

Versatilidade em momentos de volatilidade

Por ser diversificada, é uma aplicação que consegue ter bom desempenho mesmo diante de uma instabilidade de mercado. Com isso, é possível consolidar ganhos até em cenários voláteis.

Atende a diferentes perfis

Os investidores moderados e os arrojados, naturalmente, são elegíveis para essa opção. Uma das vantagens é que o fundo multimercado também serve para os conservadores. Algumas escolhas têm gestão e estratégia menos arriscadas e contribuem para a diversificação de quem é avesso a riscos elevados.

Oferece uma gestão profissional

Por se tratar de um fundo, o multimercado consolida uma gestão altamente profissional para os recursos. Reunidos, os valores são movimentados por quem realmente entende do processo, o que melhora as chances de obter bons resultados e facilita o acompanhamento.

Possibilidade de superação de índices

Muitos rendem acima dos principais índices, como CDI ou Ibovespa. Isso significa que são mais atrativos do que outras opções disponíveis e ajudam a alavancar o patrimônio, o que os torna ainda mais atraentes.

Os fundos multimercado são uma alternativa interessante, com boas possibilidades e que se encaixam em todos os perfis. Portanto, considere os fatores relevantes e faça a escolha do que é mais indicado para a sua carteira.

Para ter outras dicas de investimentos, nos acompanhe no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️