Educação Financeira
Investimentos

Como analisar a estratégia financeira da minha empresa? 4 dicas!

Por Mont Capital 15/01/2018

Ter uma estratégia financeira clara e condizente com a sua empresa é um passo fundamental para fazê-la crescer. Afinal, sem um planejamento, o sonho de alcançar metas e objetivos ficará mais distante.

Mas como avaliar e acompanhar os números de seu negócio para obter os resultados desejados? Se você procura pela resposta, acompanhe as nossas dicas a seguir!

1. Estude sobre gestão financeira

Sejamos sinceros: é impossível criar uma estratégia eficaz sem conhecer os principais conceitos de gestão financeira. Por isso, a primeira atitude a se tomar é aprofundar-se no tema e cercar-se de profissionais especializados.

O caminho mais comum é fazer cursos, ler textos e livros e procurar por colaboradores internos, consultorias e contadores que o ajudem a administrar as finanças. Além disso, entenda quais são os indicadores mais adequados para a sua área e acompanhe-os de perto.

Sobre isso, falaremos mais ainda neste texto.

2. Mantenha os dados organizados

Para se fazer um diagnóstico e apontar caminhos, é preciso manter os principais dados da sua empresa organizados.

Portanto, se o ato de guardar, em pastas, as notas de compras e a relação de contas e serviços prestados não existe, o melhor é repensar suas atitudes.

Com as informações em mãos, você terá um panorama claro da situação financeira do seu negócio. Como resultado, será mais fácil encontrar gargalos, ter projeções realistas e fazer melhores investimentos.

3. Defina indicadores para a estratégia financeira

Com os dados devidamente registrados e organizados, é hora de criar relatórios, definir indicadores e criar metas financeiras.

Embora o fluxo de caixa seja um relatório de extrema importância, o controle das entradas e saídas diárias é apenas um deles.

Tenha detalhes do faturamento periódico — produtos e serviços mais vendidos em determinados períodos —; identifique a margem de contribuição, que consiste na receita excedente gerada a cada mês; e, se for o caso, crie relatórios ABC para indicar os produtos e clientes que trouxeram mais lucro em determinado período.

A partir daí, fica mais fácil projetar ganhos, planejar investimentos, refletir sobre a capacidade de endividamento e garantir um crescimento sustentável.

Já para acompanhar as metas, escolha indicadores apropriados, como índices de rentabilidade, que comparam o lucro líquido às vendas realizadas; de atividade, que calculam quanto tempo leva para receber o dinheiro dos serviços; e de endividamento, para avaliar o valor empenhado no pagamento de créditos e dívidas em relação ao capital próprio.

4. Tenha os pés no chão

Ao criar as metas, lembre-se de ser realista. Considere sempre a sua capacidade de pagar fornecedores e colaboradores, assim como o quanto a empresa pode emprestar de bancos e financeiras sem ter uma surpresa desagradável, além disso, não tenha medo de revisar as metas se perceber que as escolhas não foram das melhores. Todos nós erramos, e é melhor identificar e corrigir os erros o mais rápido possível.

Assim, é uma questão de tempo para você criar uma estratégia financeira de resultado. Se quiser saber mais sobre como usar o dinheiro de forma mais inteligente, siga as novidades do nosso blog no Facebook e no LinkedIn!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️