Investimentos

Veja quais são os melhores investimentos para 2018

Por Mont Capital 05/02/2018

O ano de 2018 começou e as expectativas dos investidores também se renovam, acompanhando as mudanças econômicas a nível nacional e internacional. O mercado financeiro continua a ofertar boas opções de investimentos, mas é preciso respeitar o perfil de cada investidor e, acima de tudo, saber diversificar a carteira, diluindo os riscos.

Entre os fatores que podem influenciar os investimentos neste ano, estão a queda de juros, a política brasileira (reformas e eleições influem no mercado financeiro) e o crescimento econômico (a recessão vai sendo superada).

Veja, a seguir, quais são os melhores investimentos para 2018! Boa leitura!

A renda fixa com seguro FGC

Os títulos de renda fixa são destinados principalmente a quem apresenta o perfil conservador. Muitos deles contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre o valor investido em até R$ 250 mil por CPF. Assim, se acontecer qualquer coisa com a instituição financeira, o investidor não fica no prejuízo.

Entre os títulos de renda fixa protegidos pelo FGC, estão:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário): apresenta diferentes rentabilidades, liquidez (prazos) e preços; seu indexador é o CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), sendo que, em bancos menores, é comum oferecer CDBs com rendimento de até 120% do CDI;
  • letras de crédito: as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) oferecem a vantagem adicional de serem isentas do imposto de renda e, caso os setores aos quais elas estão atreladas continuem crescendo, tudo indica que as condições de rentabilidade melhorarão ainda mais;
  • letras de câmbio: são títulos emitidos por financeiras que ajudam a diversificar a carteira de investimento, apesar de quase não apresentarem estratégias exclusivas.

Os fundos multimercados

Os fundos multimercados também estão entre os melhores investimentos para 2018 e são destinados principalmente aos investidores de perfil moderado e agressivo. Eles investem recursos em segmentos variados, o que oferece maior diversificação.

Investidores com perfil conservador ou moderado podem optar pelos fundos multimercados, que concentram recursos em créditos, juros ou até em ativos internacionais.

Investidores com perfil entre moderado e agressivo podem optar pelos fundos de investimentos em ações e no exterior.

Investidores que não pretendem se submeter às oscilações da bolsa de valores podem investir nos fundos multimercados de crédito privado (dívidas de empresas, debêntures, CRAs, CRIs).

Os fundos de crédito privado

Os fundos de crédito privado investem mais de 50% dos recursos em ativos de renda fixa, cuja emissão se dá por meio de emissores privados, sendo ideais para os conservadores. Mas os moderados e os agressivos também podem aplicar neles a fim de diversificar sua carteira.

Existe o risco de crédito, ou seja, de inadimplência, de a empresa privada não pagar o que deve, já que não há cobertura do FGC. Quanto maior o risco de calote, maiores os juros ofertados. No entanto, é melhor investir em uma empresa mais confiável e receber menores juros.

Em relação à liquidez, há a possibilidade de resgate com facilidade e rapidez, em curto prazo. O longo prazo também é possível (baixa liquidez). Também existe o risco de mercado, ou seja, o preço dos ativos pode oscilar para baixo ou para cima — geralmente, subindo a taxa de juros, há desvalorização dos títulos e vice-versa.

A renda variável

A renda variável também pode ser um dos melhores investimentos para 2018, mas é recomendada principalmente para os perfis mais agressivos. Além de investir na bolsa de valores do Brasil, o investidor pode aplicar na bolsa norte-americana que, em 2017, superou recordes e revelou sua tendência de alta em longo prazo. Por meio de uma corretora nacional, é possível investir no exterior.

Em 2018, o dólar e outros índices norte-americanos oferecem boas perspectivas, seguindo a tendência de a moeda dos EUA ser negociada a valores mais acessíveis no Brasil.

O que acha dos melhores investimentos para 2018? Quais deles mais o atrai? Deixe seu comentário!

Quer saber como gerir seus recursos e encontrar os melhores investimentos para o seu perfil? Então entre em contato conosco!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️