Temas diversos

4 tecnologias para clínicas médica que você precisa conhecer

Por Mont Capital 15/01/2018

A transformação digital vem mudando a maneira com a qual nos relacionamos e o modelo de negócios da maioria das empresas no mercado. Com a área da saúde não é diferente: as tecnologias para clínicas médica têm se mostrado grandes aliadas para o aumento na qualidade de atendimento aos pacientes e melhoria da gestão.

Neste post nós reunimos 4 tecnologias incríveis que vêm sendo usados com sucesso por diversas clínicas no mundo e já são realidade aqui no Brasil, além de falar dos benefícios do uso da TI na área de saúde. Confira!

As tecnologias para clínicas médicas

A gestão de uma clínica é algo realmente complexo e que não pode ser realizado por um administrador comum. Diferentemente de gerir um restaurante ou uma loja de vestuário, a área da saúde apresenta uma série de nuances que dificultam sua administração.

A tecnologia é uma solução para a otimização de seus processos gerenciais e economia de recursos. Utilizar-se de sistemas para automatização de tarefas pode se tornar um diferencial para uma clínica destacar-se no mercado. Diversas tecnologias estão disponíveis no nicho da saúde e hoje vamos listar algumas delas.

1. Agendamento eletrônico

Uma grande dificuldade para toda clínica médica é controlar seus agendamentos. Existem faltas, mudanças de horário, imprevistos e diversas outras questões que contribuem para o mau funcionamento da agenda de uma clínica. Utilizar-se de uma agenda física é mais um empecilho para a otimização dessa tarefa.

No mercado é possível encontrar várias solução de software para agendamento eletrônico, inclusive web, com disparo de lembretes em SMS para que os pacientes não percam seu horário, além de rotinas de realocação de consultas em casos de imprevistos, tanto por conta do médico, quanto por conta do paciente.

2. Softwares de gestão

Já falamos da dificuldade de se administrar com eficiência uma clínica médica. Essa situação se deve ao fato da complexidade que envolve essa atividade, composta, por exemplo, da gestão de insumos médicos, controle de pessoal, agendamentos e informações de pacientes.

A adoção de um sistema de gestão automatiza diversas tarefas da administração, auxiliando o gestor a se manter informado acerca da situação atual da clínica, pois centraliza todos os dados em um único local de fácil acesso e conferência.

3. Cadastro eletrônico

No mundo digital em que vivemos, não faz mais sentido realizar o cadastro dos pacientes nas antigas fichas, guardadas em grandes arquivos de metal, ocupando espaço e fazendo com que os colaboradores percam tempo para achar informações relevantes acerca do paciente.

Na maioria das clínicas que ainda se utilizam dessa rotina é possível encontrar várias fichas para um mesmo paciente, ocasionando em erros no seu tratamento.

Um cadastro eletrônico provê maior segurança para os dados dos pacientes e rapidez e eficácia no momento de buscar informações sobre cada um deles, como alergias, tratamentos anteriores e últimas medicações administradas.

4. Telemedicina

Com o advento da internet e o aumento significativo dos dispositivos móveis com acesso à web no Brasil, a tecnologia de telemedicina vem se tornando cada vez mais comum. Com ela, o paciente pode ter acesso a laudos e resultados de exames de sua casa, evitando um deslocamento até a clínica apenas para buscar um documento.

Esse tipo de iniciativa pode ajudar a fidelizar seus clientes, gerando valor no relacionamento deles com o seu estabelecimento. O bom atendimento e a mobilidade também contribuem para o conforto do paciente.

As tecnologias para clínicas médica são inúmeras, e aqui foram citadas apenas algumas das mais interessantes. A TI pode ter um papel importante para a modernização de uma clínica e um diferencial na busca pela qualidade dos serviços.

Curta a nossa página no Facebook e fique de olho em mais conteúdo interessante para a sua vida!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️