Educação Financeira

O que é CDI?

Por Mont Capital 11/09/2017
O que é CDI?

Na hora de investir, é comum se sentir confuso ou até intimidado com a quantidade de siglas e termos até então desconhecidos — IOF, IGPM, IPCA, taxa Selic e muitos outros.

Para os investimentos em títulos e fundos de renda fixa, existe uma sigla que tem importância fundamental para o cálculo da rentabilidade: o CDI, ou Certificado de Depósito Interfinanceiro (ou Interbancário).

Quer saber o que é o CDI e como ele é calculado? Confira:

O que é CDI?

CDI são títulos emitidos por bancos para transferir recursos para outros bancos. Esses recursos são utilizados para repor o caixa ou equilibrar o capital.

Os bancos, por exemplo, realizam um grande número de transações financeiras diariamente: saques, aplicações, empréstimos, depósitos e pagamentos.

Com um grande volume de dinheiro para administrar, é comum que existam situações pontuais de desequilíbrio financeiro, resultando em um caixa negativo ao final do dia. Porém, os bancos devem cumprir uma série de exigências legais, e não podem encerrar o dia com o caixa negativo.

Para equilibrar as contas e cumprir com os depósitos compulsórios do Banco Central, eles recorrem à empréstimos de outros bancos, por meio dos Certificados de Depósito Interfinanceiro.

Assim, o CDI é responsável pela fluidez do mercado financeiro: bancos com saldo excedente no dia podem cobrir o déficit econômico de outras instituições com saldo negativo.

Cálculo do CDI: como fazê-lo?

A taxa do CDI, chamada de taxa DI, fica muito próxima da taxa Selic, taxa referência para remuneração dos títulos públicos, e serve como referência para outras taxas bancárias e para o cálculo da rentabilidade de aplicações financeiras, especialmente as de renda fixa, como por exemplo CDBs, LCIs, LCAs, Letras Financeiras, Fundos DI, dentre outros.

As transações de Certificados de Depósito Interfinanceiro normalmente envolvem empréstimos de curto prazo (apenas um dia, chamado de “overnight”), e possuem taxas de juros prefixadas.

Esses empréstimos são realizados eletronicamente e registrados na Cetip, a instituição responsável pelo cálculo e divulgação da taxa após o fechamento do mercado. O cálculo da taxa DI, portanto, é baseado na média dos juros cobrados nas transações financeiras entre os bancos, por meio dos Certificados.

A taxa é determinada por meio da conversão da taxa DI diária, gerando o valor médio anual considerando-se o ano com 252 dias úteis. Pelo site da Cetip, é possível calcular o valor da taxa DI e consultar a média mensal dos últimos dez anos.

CDI e investimentos: qual a relação?

Agora que você já sabe o que é CDI e como ele pode ser calculado, é hora de descobrir como ele influencia os seus rendimentos.

Apesar de se tratar de uma taxa relacionada a operações entre bancos, o CDI é usado como parâmetro para diversos tipos de investimentos, contratos de dívidas e cambiais. Uma aplicação com retorno de 100% de CDI, por exemplo, é considerada segura e lucrativa.

Quanto maior o valor da taxa DI, maior o rendimento dos investimentos. Esse cálculo pode ser feito no site do Banco Central de forma gratuita.

Entre os principais investimentos de renda fixa que estão atrelados ao CDI, podemos citar:

  1. CDB (Certificado de Depósito Bancário): protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito, sua rentabilidade aumenta de acordo com o tempo de investimento;
  2. Fundos DI: fundos que aplicam seus recursos preponderantemente em ativos cuja rentabilidade estejam referenciadas na taxa DI;
  3. LCI (Letra de Crédito Imobiliário): apresenta rendimento maior para investimentos a longo prazo, e não incide no imposto de renda;
  4. LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): como as LCIs, não pagam imposto de renda e são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito;
  5. LC (Letras de Câmbio): são emitidas por financeiras e protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito, mas incidem no imposto de renda e têm carência mínima para o resgate.

O cálculo do rendimento do DI é uma ferramenta importante para auxiliar na administração dos investimentos, mas deve ser associada a outros critérios (como taxas de administração ou incidência do IR) na hora de escolher a melhor aplicação.

Viu só? Agora você já sabe o que é CDI. Para saber mais sobre o assunto e descobrir como funcionam investimentos, siga nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

O que é CDI? 

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️