Renda Fixa

Tributação na renda fixa

Por Mont Capital 11/09/2017

Como é a tributação em renda fixa?

A tributação em renda fixa, por exemplo, normalmente segue um sistema decrescente de cobrança, acompanhando o prazo da aplicação. Conhecer e comparar as tributações de cada modalidade de investimento é essencial para não comprometer seus rendimentos e prejudicar a rentabilidade. Os ativos considerados de renda fixa, tributados conforme explicado a seguir, mais comumente negociados no mercado são os títulos do Tesouro Nacional, Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Letra Financeira de Bancos (LF). Podemos aplicar a regra tributária deste mesmo grupo de ativos as cotas de Fundos de Renda Fixa, cujo objetivo seja remunerar seus investidores aplicando seus recursos preponderantemente em títulos de renda fixa.

Mas em certas modalidades de investimento, existe um fator que tem importância fundamental para determinar se essa opção é um bom negócio: a cobrança de impostos. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o post!

Na hora de avaliar um investimento, existem diversos critérios que devem ser considerados para escolher a melhor opção. O perfil do investidor, o valor inicial disponível e o prazo para resgate da aplicação são alguns exemplos.

Porém, apesar de ser necessário conhecer exatamente as características tributárias de cada aplicação, não é de responsabilidade do investidor providenciar o pagamento dos tributos. Os impostos são automaticamente descontados do lucro obtido e recolhidos pelo banco ou corretora responsáveis pelo investimento.

Ao investidor cabe apenas incluir o cálculo da tributação em seu planejamento financeiro, para evitar surpresas na hora de receber seus rendimentos.

Quer saber mais sobre a cobrança de impostos em ativos de renda fixa? A tributação é feita por meio de dois impostos: o IOF e o IR. Entenda nos próximos tópicos!

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)

O IOF recai apenas sobre investimentos de curtíssimo prazo, ou seja, aqueles que são resgatados com menos de 30 dias, seja por pessoa física ou jurídica.

A base de cálculo do IOF se refere apenas ao lucro da aplicação, obedecendo uma tabela de alíquotas decrescentes: para ativos resgatados após 1 dia, por exemplo, a cobrança chega a 96% sobre os juros obtidos; após 15 dias, a porcentagem cai para 50%; decorridos 29 dias, a cobrança é de apenas 3%, chegando a 0% no 30º dia. A tabela completa pode ser consultada no site da Receita Federal.

Assim, para evitar a incidência do IOF sobre os rendimentos, basta aguardar o prazo mínimo de 30 dias antes de solicitar o seu resgate.

IR (Imposto de Renda)

A cobrança do Imposto de Renda também incide sobre os rendimentos de aplicações financeiras e ganhos de capital de aplicações de pessoas físicas e jurídicas.O valor da cobrança é estipulado por meio de uma tabela regressiva de acordo com o tempo da aplicação:

  • até 180 dias: 22,5%;
  • de 181 a 360 dias: 20%;
  • de 361 a 720 dias: 17,5%
  • acima de 720 dias: 15%.

Assim como a cobrança do IOF, a tributação em renda fixa para o Imposto de Renda diminui consideravelmente com o passar do tempo. Após cerca de 2 anos, a cobrança chega ao seu valor mínimo, tornando os investimentos com prazos maiores proporcionalmente mais lucrativos.

Porém, é importante lembrar que após o vencimento de um título, é feita uma nova aplicação, e o prazo começa a contar novamente.

Existem ainda alguns títulos isentos da cobrança do IR, tais como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), contudo sua remuneração também costuma ser menor que outras opções equivalentes, ainda que tributadas pelo imposto de renda.

Por isso, não importa se a preferência é por Letras do Tesouro Nacional (LTN), Certificados de Depósito Bancário (CDB) ou debêntures: conhecer e entender como é feita a tributação em renda fixa é essencial para conseguir um retorno cada vez maior e evitar cobranças excessivas de impostos.Outro ponto importante que deve ser esclarecido é que, quando houver incidência de ambos impostos, a alíquota do imposto de renda será cobrada sobre o lucro após o desconto do IOF.

E você, investe em renda fixa? Já conhecia os detalhes sobre a tributação do IOF e do IR? Deixe seu comentário!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️