Educação Financeira

Afinal, qual é o perfil de investidor para investimento em ações?

Por Mont Capital 11/09/2017

Iniciar-se no mundo dos investimentos requer cuidados. Há inúmeras possibilidades de aplicação e, embora cada uma tenha seus pontos fortes e aqueles que inspiram cuidados, não há um tipo específico capaz de agradar a todos os públicos. Por isso, é necessário conhecer o perfil de investidor antes de começar a aplicar.

Entenda mais a respeito no artigo de hoje!

Os diferentes perfis de investidores

Para isso, é requisito, antes de aplicar, o preenchimento do questionário conhecido como API — Análise de Perfil do Investidor. De acordo com os resultados, a escolha das aplicações mais atrativas pode ser melhor direcionada pelo gestor de recursos de uma empresa qualificada para tal, adequando o investimento ao perfil e objetivo do cliente.

Para entender melhor, é preciso ter em mente que as decisões no mercado financeiro estão parametrizadas pela relação risco versus retorno. Uma decisão financeira consciente requer que os ativos com maior risco, ou maior possibilidade de perda por parte do investidor, tenham uma expectativa de resultado superior em relação aos ativos com menor risco.

Ou seja, quanto maior o risco de uma aplicação, maiores são as chances de uma grande rentabilidade. É preciso, então, decidir quanto você está disposto a arriscar na busca de resultados melhores para o seu dinheiro. Tudo depende de suas prioridades e características pessoais.

Diante disso, é fundamental conhecer o perfil de investidor em que você se enquadra. Para facilitar o entendimento vamos dividir este perfis em três possibilidades, quais sejam:

Conservador

É aquele que preza pela segurança, também chamado de defensivo. Este perfil gosta de elevadas rentabilidades, como qualquer outro perfil, porém não está disposto a correr riscos para buscar aumentar esta rentabilidade. Ou seja, dá muito mais valor para a segurança do investimento e para liquidez — possibilidade de resgate dos recursos em curto prazo.

Arrojado

É o oposto do anterior e tem sangue frio para as oscilações de mercado, suportando de forma melhor os riscos de suas aplicações. Seu foco é obter o melhor retorno e fazer seu patrimônio crescer em longo prazo.

Moderado

Esse tipo de investidor que equilibra suas aplicações, assumindo uma parcela pequena de riscos, buscando ter retornos acima da média, porém sem assumir riscos excessivos.

O tipo de investimento ideal para cada perfil de investidor

A composição da carteira de investimentos obedece a proporções específicas, equilibrando investimentos mais ou menos arriscados, conforme o perfil de cada investidor:

  • conservador: quase todo dinheiro aplicado em renda fixa e dependendo do momento da economia aplica um pequeno percentual em renda variável;
  • arrojado: Está disposto a aplicar um percentual considerável em renda variável em momentos favoráveis da economia, podendo reduzir os volumes em momentos desfavoráveis;
  • moderado: em momentos favoráveis da economia aceita aplicar um pouco mais de recursos em renda variável, porém sempre mantendo a maior parte em renda fixa.

Títulos públicos e LCAs, LCIs — respectivamente, Letras de Crédito do Agronegocio e Imobiliárias — e CDBs (Certificado de Depósito Bancário) são bons exemplos de aplicações seguras, que oferecem taxas prefixadas ou que equilibrem retornos fixos com a indexação em indicadores financeiros como CDI, IPCA, etc.

As ações são, por outro lado, o melhor exemplo de investimento de renda variável, e exigem o suporte de uma boa consultoria ou bastante conhecimento do mercado.

Os cuidados para investir em ações

Assim, quem pretende se lançar no mercado de ações a fim de obter resultados, deve conhecer previamente seu perfil de investidor para avaliar sua tolerância às oscilações provenientes desse mercado.

Também é preciso pensar em cuidados, tais como:

  • estudar o mercado de ações e conhecer as características dele, diferenciando ações preferenciais de ordinárias e outros conhecimentos básicos da área;
  • analisar as empresas nas quais pretende investir seu dinheiro, avaliando seu desempenho histórico e verificando seus resultados financeiros;
  • entender como a inflação, as taxas de juro e o cenário político e econômico podem impactar seus resultados e favorecer a venda ou a compra de ações.

O perfil de investidor para ações não é apenas aquele mais arrojado: todos podem ingressar nesse mercado. A diferença básica entre investidores mais conservadores versus mais arrojados está na proporção da carteira de investimentos, conforme já apresentado anteriormente. De toda forma, contar com apoio profissional e estudar sobre as diferentes aplicações de seu dinheiro são os melhores caminhos para o sucesso. Conheça o serviço de  Portfólios Inteligentes da Mont Capital.

Para saber mais sobre investimentos, mercado financeiro e capital, assine nossa newsletter: sempre haverá uma nova e importante informação em seu e-mail.

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️