Educação Financeira

Taxa selic: afinal, o que é e como influência nos rendimentos?

Por Mont Capital 04/09/2017

Provavelmente, você já deve ter escutado sobre a taxa Selic nas mídias brasileiras e ficado curioso sobre o que ela representa. Essa taxa, sempre mencionada em telejornais junto a gráficos com indicadores econômicos, é vinculada aos rendimentos financeiros mais famosos do país.

Até mesmo as pessoas mais bem informadas sobre economia podem não compreender inteiramente do que se trata o assunto e confundir a tax com o próprio Selic. Esse equívoco pode ser facilmente evitado ao entender como funciona e como é aplicada essa taxa.

Ficou interessado? Então tire de vez as suas dúvidas sobre esse assunto tão importante e confira como ele pode influenciar seus investimentos!

O que é Taxa Selic?

Divulgada como a taxa básica de juros do país, guia boa parte das negociações financeiras executadas pelas instituições no Brasil. Desse modo, ela cria uma relação intima com a cobrança dos empréstimos pelas empresas e nos investimentos financeiros. Sua posição também influência outros setores da economia, como o câmbio, a poupança e investimentos de renda variável e renda fixa.

O termo taxa Selic vem do sistema Selic (Sistema de Liquidação e Custódia), responsável por registrar todas as negociações realizadas com títulos públicos emitidos pelo Governo Federal. O nome ocorre pois ela é a taxa de negociação dos títulos registrados no sistema Selic.

Além de referência para a remuneração das aplicações em títulos do Governo Federal, é utilizada pelo Banco Central como ferramenta para ajudar a controlar a inflação, de acordo os objetivos para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) preestabelecido pelo CMN (Comitê de Política Monetária). O IPCA é o índice utilizado pelos órgãos governamentais, inclusive o Banco Central, como medida oficial para inflação no Brasil.

O valor dessa taxa é calculado por meio das médias das negociações diárias dos títulos públicos no sistema Selic. Para regular as taxas e volume de liquidez (dinheiro em circulação) na economia e garantir o combate a inflação, o Banco Central define uma meta para a taxa Selic. O valor da meta para a taxa Selic é definido pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), que é  composto por membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil e chefes de Departamentos do banco.

Quais as funções?

Normalmente, as emissões de títulos públicos federais, as taxas de remuneração de investimentos e os juros cobrados nos empréstimos seguem a taxa Selic. Sua função é oferecer para o mercado um norte nas negociações financeiras e controlar o fluxo geral de moeda no país.

Dessa forma, essa taxa pode ser analisada sob duas perspectivas, quais sejam:

  • Taxa Selic Over: taxa efetivamente praticada pelos bancos nas negociações diárias registradas no sistema Selic;
  • Taxa Selic – Meta: meta definida pelo COPOM como parâmetro para a Taxa Selic Over, ou seja, é o parâmetro para a negociação dos títulos públicos entre os agentes de mercado.

Como influência nos meus rendimentos?

Por se tratar da taxa econômica mais importante do país, a Selic tem muita influência sobre os rendimentos financeiros. Desse modo, um investidor deve ficar atento nas alterações da taxa, pois, uma alta cota pode indicar o cenário ideal para poupar, devido aos melhores rendimentos das aplicações financeiras.

Assim sendo, a alteração da Selic pode afetar muito os produtos e serviços para aplicação de recursos de um investidor. Veja alguns exemplos:

  • Se a taxa básica de juros ficar acima de 8,50%, o rendimento da poupança segue a regra atual de correção: 0,50% ao mês, mais a variação da TR. Se ficar igual ou abaixo de 8,5% a poupança paga 70% da taxa Selic. Historicamente, a caderneta de poupança nunca pagou mais do que o equivalente a 70% da taxa básica de juros SELIC.
  • Investimentos de renda fixa: a Selic influência diretamente as taxas usadas para remunerar os investimentos de renda fixa, principalmente a taxa DI, que é o principal parâmetro para remunerar este tipo de investimento. De forma geral, o mercado financeiro atribui “spread” (lucro) em relação ao CDI para definir as taxas dos investimentos de renda fixa. Assim, um investidor que deseja investir em renda fixa deverá ganhar valor inferior ou superior a taxa DI, a depender do risco e estrutura de captação da instituição investida. Instituições com mais facilidade para buscar dinheiro no mercado normalmente pagam aos investidores taxas inferiores a taxa DI e vice-versa. O spread é a diferença que o investidor recebe acima ou abaixo da taxa DI, esta última totalmente influenciada pela taxa Selic.
  • Títulos públicos: a remuneração desses títulos é totalmente baseada na variação da Selic, como o caso do LFT (Letra Financeira do Tesouro Nacional).

Agora que você já sabe o que é essa taxa e como ela é importante para o seus investimentos, não deixe de checar periodicamente as suas variações e assim otimizar a sua tomada de decisão ao aplicar o recurso disponível.

Para se manter atualizado sobre esse e outros assuntos, assine nossa newsletter e se surpreenda com o conteúdo!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️