Educação Financeira
Planejador Financeiro

Planejamento Previdenciário

Por Mont Capital 27/04/2021

Planejamento Previdenciário

Realizar o planejamento da aposentadoria com antecedência é fundamental para ter tranquilidade no futuro — e isso independe de quanto tempo falta para seu plano se concretizar. Porém, também é necessário que o método seja estratégico e siga boas práticas para ser efetivo.

Ao desenvolver um plano que seja adequado para as suas necessidades e para a sua família, é possível ter uma experiência melhor no futuro, sendo capaz de manter o padrão de vida de maneira confortável.

Para ajudar no seu preparo, vale a pena conhecer 6 dicas importantes para começar a planejar a aposentadoria. Confira!

1. Elabore um bom planejamento financeiro

A peça-chave para construir seu futuro financeiro e garantir uma boa aposentadoria é elaborar um planejamento financeiro completo. A ideia é definir como os seus recursos devem ser utilizados de forma estratégica para que você consiga construir o seu patrimônio e obter a renda desejada na aposentadoria.

Assim, antes de se planejar para a aposentadoria, faça um planejamento da sua situação no presente. Ele possibilitará o bom uso da renda para trazer qualidade de vida hoje e meios de construir seu futuro dos sonhos de maneira sustentável.

Como fazer ?

É interessante começar registrando seus ganhos e seus gastos, saber o quanto entra e o quanto sai das suas finanças permite conhecer sua capacidade financeira, bem como pode ajudá-lo a estimar o quanto você necessitará para se manter o mesmo padrão de vida ao se aposentar.

A organização do orçamento também é um passo relevante para identificar oportunidades de economia. Com a reorganização das finanças, será possível cortar despesas desnecessárias e destinar os recursos para investir — o que ajudará a atingir as metas de curto e longo prazo, incluindo a aposentadoria.

2. Conheça o seu perfil de investidor

Como o planejamento da aposentadoria envolve a construção e acumulação de patrimônio, se torna necessário realizar investimentos, e, por isso, é importante conhecer o seu perfil de investidor. Ele define qual é a sua tolerância ao risco e, dessa maneira, ajuda a delimitar as alternativas mais adequadas de investimento para as suas necessidades.

Os investidores conservadores são menos tolerantes aos riscos e buscam escolhas com maior segurança. Os moderados abrem mão de parte da segurança, se puderem aumentar o potencial de ganhos. Já os arrojados têm maior tolerância aos riscos — aplicando em investimentos com grande volatilidade, que, inclusive, podem dar prejuízo, mas sempre buscando maximizar a sua rentabilidade.

A identificação do seu perfil é fundamental para saber como compor sua carteira e, assim, atingir os resultados esperados. Ela também permite que você se mantenha mais confortável, sem assumir riscos que sejam elevados ou baixos demais para seu perfil.

3. Entenda quais são os objetivos financeiros

O principal objetivo de um planejamento da aposentadoria é construir patrimônio para ter um futuro tranquilo, certo? Porém, é necessário ir a fundo nessas metas, justamente para orientar todo o planejamento.

É interessante entender quanto você deseja obter como renda na aposentadoria. Para isso, é importante estimar qual será a sua despesa mensal depois que estiver aposentado. É possível utilizar o seu orçamento atual como uma aproximação das despesas mensais, mas tenha em mente que o valor e o tipo das despesas e receitas se modificam na medida em que as pessoas se tornam mais idosas e deixam de trabalhar. Gastos como transporte e educação, por um lado, tendem e diminuir, enquanto despesas com saúde, lazer e viagens podem aumentar.

Além disso, é necessário saber se o valor dos investimentos será a aposentadoria principal ou se servirá de complemento, por exemplo. Considere também o recebimento de pensões que possam ser pagas pela previdência social, aluguéis e outras fontes de rendimento.

Definir metas claras é fundamental para criar um plano de ação que seja efetivo. Portanto, é uma parte relevante para a composição da sua aposentadoria.

4. Pense no prazo desejado para se aposentar

Sobre os objetivos, existe um aspecto que merece atenção especial, devido à importância da sua definição: o momento da aposentadoria. Como você está fazendo o próprio planejamento, não é preciso atender a regras, como a idade mínima para se aposentar na Previdência Social.

A partir da definição de quando você deseja se aposentar, é possível ter outras informações relevantes. A primeira é quanto tempo falta até o período desejado. Quanto menor for o tempo, maiores deverão ser os recursos financeiros poupados e investidos com foco na aposentadoria.

Saber isso também permite compreender por quanto tempo você receberá a aposentadoria, considerando a expectativa de vida. Sendo assim, você saberá como as aplicações financeiras devem se comportar ao longo do tempo para que a reserva financeira seja capaz de atender a esse período.

5. Conheça as alternativas disponíveis no mercado

Para dar continuidade ao planejamento da aposentadoria, é preciso conhecer produtos financeiros que podem ajudar. Investimentos de longo prazo costumam ser uma alternativa interessante, já que permitem aproveitar o poder dos juros compostos ao longo do tempo.

Veja algumas possibilidades comumente pensadas para aposentadoria:

Tesouro IPCA+

Na renda fixa, uma possibilidade é o Tesouro IPCA+. Esse título público tem rentabilidade híbrida, já que varia segundo a inflação mais uma taxa fixa. A sua vantagem é que garante a preservação do poder de compra do seu patrimônio ao longo dos anos, além de oferecer ganho real. O prazo costuma ser de algumas décadas e pode ter pagamento de juros semestrais ou não.

Previdência Privada

Outra alternativa muito conhecida para a aposentadoria é a Previdência Privada. Na fase de acumulação, você realiza aportes mensais, que são alocados nos chamados fundos de previdência. Eles podem ter maior ou menor risco, o que afeta a rentabilidade.

Depois, há a fase de aproveitar o benefício. É possível resgatar o valor de uma só vez ou receber pagamentos mensais por um período ou de modo vitalício, a depender do que foi definido em contrato.

É preciso atentar-se, porém, para o fato de que os planos de previdência possuem regras tributárias bastante peculiares, as quais podem ser vantajosas para o investidor que deseja realizar aplicações de prazos mais longos, mas podem prejudicá-lo caso ele deseja resgatar os recursos em prazos curtos.

Ações

Como o investimento para aposentadoria costuma ser de longo prazo, o risco de mercado dos investimentos em ações tende a se diluir. Por isso, a escolha de ações também pode fazer parte da sua carteira para a aposentadoria com foco no futuro. Em especial, é possível priorizar as empresas que são boas pagadoras de dividendos.

Os proventos distribuídos poderão servir como reinvestimento para fazer o patrimônio crescer no período de acumulação. Depois, a renda passiva servirá para compor a sua renda mensal na aposentadoria.

6. Conte com o apoio de um planejador financeiro

Como você viu ainda no começo deste post, o planejamento financeiro da aposentadoria é essencial para alcançar os objetivos. Já que essa ferramenta é tão importante, vale a pena considerar a ajuda de um profissional.

Com o apoio de um planejador financeiro, é possível entender quais são as suas necessidades. A partir disso, você terá suporte para montar um plano personalizado. Ademais, o acompanhamento de resultados será simplificado e as chances de alcançar seus objetivos aumentam.

Além disso, vale lembrar que o planejador financeiro também pode ajudar o investidor em diversas outras áreas da sua vida financeira, tais como sucessão, endividamento e tributação, bem como trabalhar em conjunto com outros profissionais do mercado financeiro, com o objetivo de oferecer um serviço ainda mais completo e especializado.

Por exemplo, um planejador financeiro, ao trabalhar em conjunto com um gestor de recursos, pode ajudar este último a montar uma carteira de investimentos sob medida para as necessidades do investidor. O gestor, por outro lado, é capaz de operacionalizar a carteira junto às corretoras, por meio de uma carteira administrada ou de um fundo exclusivo.

Antes restritos apenas aos clientes de private bank, ou de Family offices, hoje já existem diversos planejadores independentes dos grandes bancos, que atendem a clientes de todos os tamanhos.

Agora você já sabe que um bom planejamento da aposentadoria se inicia em um planejamento financeiro e se prolonga até a tomada de decisão de investimentos. No processo, ter o suporte de um planejador financeiro pode ajudar a ter mais qualidade de vida na aposentadoria!

Para alcançar esses e outros objetivos, será preciso compor bases sólidas. Veja como construir seu patrimônio e saiba como um planejador pode ajudar!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de participar do nosso canal no Telegram! Você receberá textos e notícias sobre o mercado financeiro, e se manterá sempre atualizado com os últimos acontecimentos sobre economia, política e finanças!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️