Planejador Financeiro

Vale a pena ter um carro ou usar apps de transporte de passageiros?

Por Mont Capital 05/02/2018

Durante muito tempo, existiram os transportes coletivos, mais acessíveis ao público em geral, e os transportes particulares, de preços mais elevados e menos aproveitados pela maioria das pessoas.

Mas, com a popularização da Internet, muita coisa mudou. Atualmente, devido à abundante oferta, o transporte privado feito por meio de aplicativos vem se tornando mais acessível.

A “revolução digital” aumentou a concorrência e trouxe preços mais interessantes para o usuário comum, a partir da entrada, no mercado, de aplicativos especiais, como o Uber, o Cabify e o 99.

Será que, no atual contexto, vale a pena ter um carro ou é melhor usar aplicativos de transporte de passageiros? Pode-se dizer que tudo vai depender da necessidade de cada um. Veja as dicas abaixo para não errar na sua escolha!

Liste todos os gastos

Um dos principais erros que as pessoas cometem é não considerar todos os gastos que envolvem a manutenção de um carro, mas somente o combustível. Além dele, há outros custos, com IPVA, seguro, licenciamento, estacionamento, depreciação (10% ao ano) e assim por diante.

Conforme Reinaldo Domingos (presidente da ABEFIN — Associação Brasileira de Educadores Financeiros), para um carro que custa R$ 30 mil, esses custos envolvem um total anual de R$ 7,2 mil por ano.

É preciso considerar ainda imprevistos, como acidentes, multas, roubos, batidas, danificações de peças e outras coisas.

Considere o tempo gasto em seus deslocamentos

Para decidir se vale a pena ter um carro, outro aspecto a considerar é o tempo despendido nos deslocamentos dentro da cidade. Um trânsito muito ativo acaba provocando desgaste físico e emocional, além de dificuldades em encontrar um lugar para estacionar e abastecer.

No caso de o veículo estar sendo guiado por um motorista, o tempo pode ser aproveitado para descanso, para fazer ligações, responder e-mails e produzir digitalmente. Essas características permitem um significativo retorno em qualidade de vida.

Leve em conta a frequência com que você sai

Se o uso do carro é muito recorrente, compensa ter um veículo particular, em relação aos gastos com aplicativos para pessoas que atuam em bairros mais distantes. Nesse caso, o quilômetro percorrido com Uber ou táxi sai mais caro.

Quanto maior a quilometragem, mais elevados serão os seus gastos.

Por outro lado, se você percorre distâncias menores, é melhor apelar para o Uber ou para outros aplicativos, ou mesmo para o táxi. A manutenção de um carro próprio vai custar mais caro.

Mas antes de vender seu veículo pense em outros pontos, além dos aspectos financeiros. Lembre-se de considerar também as necessidades mais pessoais, como a privacidade, a comodidade e o conforto.

Avalie o destino que toma

Outro ponto é avaliar a distância de seus destinos. Se os locais forem próximos ou não forem muito distantes, vale a pena ter um carro, considerando também que o trânsito não será muito congestionado e nem haverá dificuldades para encontrar um local para estacionar.

Em algumas regiões, pode-se mesmo optar pelo transporte público, como ônibus ou metrô, a fim de evitar o congestionamento no trânsito. Ou você poderá usar o aplicativo para alcançar a estação mais próxima, na qual apanhará o metrô, cujo preço de passagem é mais acessível.

Para pessoas que viajam muito, o carro próprio costuma ser uma boa solução e mais econômica. Nesse caso, até alugar veículos pode sair mais barato que possuir carro próprio ou recorrer aos aplicativos.

Escolha o melhor aplicativo

É importante considerar a existência de diferentes aplicativos e verificar qual o mais barato em sua cidade. Existem cidades em que há muitos aplicativos disponíveis, o que gera uma concorrência elevada. Assim, variando a oferta, os preços tendem a ser competitivos.

Sem falar que há promoções especiais de aplicativos com cartões de crédito e outros parceiros. Desse modo, você pode testar diferentes serviços em rotas semelhantes para decidir qual o mais viável.

Em relação ao uso de táxis, eles geralmente custam mais caro que os aplicativos, mas podem ser vantajosos em relação à chegada ao destino, pois, em algumas cidades, os táxis podem usar os corredores de ônibus, evitando o trânsito congestionado.

Agora cabe a você decidir: vale a pena ter um carro ou usar apps? Compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas possam tirar suas dúvidas também!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️