Private Banking

3 conceitos básicos para saber como investir meu dinheiro

Por Mont Capital 05/02/2018

Você já ouviu dizer que investir seus recursos na poupança nem sempre vale a pena, afinal, muitas vezes, essa aplicação não cobre nem mesmo a inflação?

No entanto, como a maioria das pessoas não tem uma boa assessoria de investimentos para dar alguma orientação, essa acaba sendo a principal escolha — ainda que todos queiram descobrir como investir o dinheiro de forma mais inteligente e melhor rentabilidade.

Para que você possa entender mais sobre o funcionamento do mundo dos investimentos e consiga se organizar financeiramente, vamos listar, neste post, três conceitos básicos desse mercado. Confira!

1. CDI

A primeira informação que você precisa saber sobre o Certificado de Depósito Interfinanceiro ou Interbancário (CDI) é que ele não é um produto financeiro passível de investimento, mas um indicador financeiro.

O CDI funciona da seguinte forma: todos os dias, os bancos brasileiros recebem inúmeros depósitos e inúmeros pedidos de saques; ao final do expediente bancário, alguns bancos ficam no azul e outros podem ficar com seu saldo no vermelho — caso o valor dos saques tenha superado o valor dos depósitos.

Quando isso acontece, os bancos emprestam dinheiro entre si. Isso acontece diariamente para que não haja o descasamento entre os saques e os aportes no curtíssimo prazo (de um dia, normalmente). Desse modo, o banco que empresta para outra instituição bancária precisa ser remunerado pelo crédito cedido.

A taxa aplicada para devolução dos recursos ao banco credor é justamente o CDI. Com certeza, agora faz mais sentido quando dissemos que é impossível investir em CDI, afinal, não se trata de um tipo de investimento, mas de uma taxa de referência para aplicações financeiras em renda fixa.

2. Taxa Selic

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, e representa a taxa média dos financiamentos diários dos títulos federais. Quando o governo emite títulos públicos, como o Tesouro Direto, ele capta recursos de investidores e precisa remunerá-los.

Esse é justamente o papel da Selic: ela é a referência para os juros que o governo vai pagar para quem emprestar dinheiro para ele. Portanto, podemos afirmar que essa é a taxa básica de juros da economia, pois ela guia todos os investimentos, financiamentos e o mercado financeiro em geral.

Títulos públicos são considerados aplicações de baixíssimo risco, por isso, considere sempre analisar a rentabilidade dos diferentes tipos de papéis do Tesouro Direto. Pode ser uma ótima opção para seu dinheiro!

3. Fundo de ações

Ações são investimentos de renda variável que podem apresentar alta volatilidade, ou seja, seu valor pode sofrer bastante variação. Logo, não é um tipo de aplicação para iniciantes. Mas isso não significa que você, que está começando a entender os conceitos básicos do mercado financeiro, não possa investir nesse tipo de ativo.

É justamente para isso que existem os fundos de ações, nos quais profissionais qualificados e especializados são responsáveis por realizar todo o planejamento da carteira de ações. Eles são encarregados da escolha dos ativos, bem como de identificar quais são os seus melhores momentos de compra e de venda.

Agora conte para a gente: conseguimos ajudar a sanar aquela dúvida que estava na sua cabeça de “como investir meu dinheiro”? Ou tem algum outro conceito que você precisa entender? Deixe seu comentário neste post!

Nossa equipe tem vasta experiência e conhecimento em análise e seleção de ativos, sendo a tomada de decisão embasada na análise fundamentalista ancorada por modelos proprietários. Todos os processos são minuciosamente monitorados por uma rigorosa política de gerenciamento de risco controlada por sócios, analistas e economistas, buscando sempre o melhor resultado para você!

Ultimas postagens

newsletter

Aproveite para se cadastrar na mont capital news para receber em seu e-mail todas as novidades✌️